Educação musical e ação cultural na escola

Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural, com intuito de propor resignificação da instituição escolar, enquanto espaço cultural na sociedade. Nesse sentido, apresento reflexões teóricas sobre os mú...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Caio Higor Morais., Carvalho, Valéria Lázaro de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26335/1/Educa%c3%a7%c3%a3omusicala%c3%a7%c3%a3o_Ara%c3%bajo_2018.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este trabalho apresenta o resultado de uma pesquisa realizada no âmbito da educação básica fundamentada no desenvolvimento de uma ação cultural, com intuito de propor resignificação da instituição escolar, enquanto espaço cultural na sociedade. Nesse sentido, apresento reflexões teóricas sobre os múltiplos significados dessa abordagem, juntamente ás colaborações práticas realizadas pelos membros da comunidade escolar (alunos professores e gestores). Utilizo como referencial bibliográfico estudos sobre educação musical, na contemporaneidade, como OLIVEIRA (2006,2015,2016), SWANWICK (2003,2013) e QUEIROZ (2004, 2010, (2012,2013,2014), dentre outros. quanto a formação humana, apresento conceitos , valores e discussões relevantes sobre o tema mudança de paradigmas - no meio cientifico /acadêmico - e sobre sua repercussão na educação básica. Para isso , recorro à produção intelectual de autores como MORIN(2011), SANTOS (2001,2003,2009), CAPRA(1993;1995)como metodologia foi utilizada a pesquisa participante, analisando o impacto da ação cultural denominada Música potiguar na escola (3. edição) realizada na Escola Municipal Ivonete Maciel de Ensino Fundamental I, na cidade de Natal/RN. Participaram desta pesquisa 2 educadores musicais, 14 professores pedagogas, 6 professoras de específicas, coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto , utilizei coordenadores e diretores que ajudaram a intermediar o processo. Nesse contexto, utilizei como técnicas de pesquisa , observação participante, entrevistas individuais e grupais,registros áudio visuais, diário de campo, pesquisa bibliográfica e documental. os resultados obtidos indicaram que foram trabalhadas 11 músicas diferentes, do músico local homenageado, sem considerar as músicas, sem considerar as músicas que foram apenas apreciadas ou utilizadas como musica ambiente. em média , cada turma desenvolveu atividades com, no minimo , duas musical e audiovisual ; canto; alfabetização através da leitura, interpretação e escrita letras ; estudo da biografia do artista local homenageado; desenho musical; patrimônio Material e imaterial da cidade do Natal; ecologia e meio ambiente; dança, teatro e expressão corporal; artesanato ; e linguagem de sinais para surdos (LIBRAS). Concluo defendendo uma concepção de escola enquanto espaço cultural ativo na sociedade, onde é possível ressignificar a instituição e a prática docente com novas conexões entre entre outro conteúdos curriculares e a participação da comunidade escolar em ações culturais e projetos pedagógicos Transdisciplinaridades. a ação cultural deve tonar a escola num local propicio ao diálogo e ao exercício da produção, criação e circulação das culturas , reduzindo o acesso desigual aos bens simbólicos na sociedade.#$&This work presents the results of a research carried out in the scope of basic education based on the development of a cultural action, with the purpose of proposing the resignification of the school instution as a cultural space in society. In this sense , I present theoretical reflections on the mutiple meanings of this approach togeter with pratical collaborations carried out by members of the school community(students, , teachers and managers). I use as bibliographical references studies on contemporary music education , such as OLIVEIRA (2006,2015,2016), SWANWICK (2003,2013) and QUEIROZ(2004;2010;2012;2013;2014), among others. Regarding human education, I Present relevant concepts values and discussions on the theme of paradigm change in the scientific /academic environment and its repercussiom on basic education . for this , I Turn to the academic environment intelectual productiom acc enviroment and its repercussion on basic education MORIN (2011), SANTOS CAPRA (1993, 1995).As a methodology the participant reserarch was used, analyzing the impact of the cultural action called Potiguar Music in the school (3rd edition) held at the Ivonete Maciel Municipal school of elementary school I , in the city of natal /RN. Two musical educators , 14 teachers educators , 6 teachers of especific discipilnes coordinators and diretors participated in this study , who helped to intermediate the process. In t his context ,I used as research techniques, participant observation , individual and group intertewiews , audio visual records, field diary , bibliographic and documentary reserarch . the results indicated that 11 different songs of the local musician were performed , wi thoud considering the songs that were only apreciated or used as ambient music. on average , each group developed activies with at least two songs. The main contents were also identified : musical and audiovisual appreaciation ; corner; literacy throught reading , reading and writing ; study of the biography of the local artist honored; musical design ; tangible and intangible assets of the city of Na tal ;ecology and enviroment ; dance ; theather and body language; crafts; ond sign language for the deaf (LIBRAS). I coclude by defending a conception of school as an active cultural space in society , were it is possible to re-signify the institution and the school community in cultural space in society , where it is possible to re-signify the instution and the participacion of the schol communit y in cultural actions and trasdisciplinary pedagogical projects. Cultural action shoul make the school a place conducive to dialogue and the exercisse of the production, creation and circulação of cultures , reducing une qual acess to symbolic goods in society