Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/

RESUMO: Inserido no contexto da violência escolar, o vandalismo reúne um conjunto de atos de agressão contra o patrimônio construído que acarreta prejuízos de ordem financeira, sócio-cultural e educacional. Desse modo, este estudo objetivou identificar características físicas e psicossociais do...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Felippe, Maíra Longhinotti., Kuhnen, Ariane., Universidade Federal de Santa Catarina.
Formato: Livro
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/253363
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-170947
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Psicologia educacional -
Dissertação.
Vandalismo na escola -
Dissertação.
Ambiente escolar -
Dissertação.
spellingShingle Psicologia educacional -
Dissertação.
Vandalismo na escola -
Dissertação.
Ambiente escolar -
Dissertação.
Felippe, Maíra Longhinotti.
Kuhnen, Ariane.
Universidade Federal de Santa Catarina.
Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
description RESUMO: Inserido no contexto da violência escolar, o vandalismo reúne um conjunto de atos de agressão contra o patrimônio construído que acarreta prejuízos de ordem financeira, sócio-cultural e educacional. Desse modo, este estudo objetivou identificar características físicas e psicossociais do ambiente da escola que se relacionam à prática do cuidado com a edificação. Adotou delineamento de métodos mistos, empregou estratégia de investigação qualitativa-quantitativa e assumiu perfil descritivo. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública em Florianópolis, Santa Catarina, ao longo de duas etapas: (a) levantamento do estado de conservação e das características de projeto das instalações; (b) administração de questionário auto-aplicável em situação coletiva. Quinhentos e oito estudantes da sétima série do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio responderam ao questionário. O tratamento de dados envolveu análise estatística descritiva e relacional, com auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences, e análise de conteúdo temático-categorial. Além de um conjunto de cognições positivamente valorizadas por estudantes acerca de espaços escolares, foram considerados atributos relacionados ao cuidado com a edificação: as condições espaciais para a vigilância; a possibilidade de construção de uma identidade de lugar; o tempo de contato com o mesmo ambiente; o estado de conservação das instalações; a definição de propriedade do espaço; os tipos de materiais de revestimentos; além de características associadas à pessoa e ao ambiente social, como sexo, motivação intrínseca e sentimentos de raiva ou insatisfação. Seus resultados confirmaram as hipóteses de que tanto o cuidado ambiental, como a experiência de apego ao lugar ocorrem em contextos de características específicas, e que o apego ao lugar é um preditor de cuidado com o ambiente. #$&ABSTRACT: In the school violence context, vandalism means a set of aggression acts against the built heritage which entails educational, financial and cultural damages. In this way, this work has aimed the identification of physical and psychosocial features of the school environment which are related with the care of the built environment. The research used mixed methods, qualitative and quantitative research strategy, assuming the descriptive profile. It was carried out in a public school of Florianópolis, Santa Catarina, in two steps: (a) evaluation of the conservation state and of the design features of the installations; (b) administration of selfapplied survey in collective situation. Five hundred and eight students since the seventh grade of the elementary school until the last year of the high school have answered the survey questions. The data were analyzed by relational and descriptive statistics, with the use of the Statistical Package for Social Sciences software, and also by the analysis of thematic-categorical content. Besides a set of cognitions positively valued by students about the school spaces, Were considered as attributes related to the care of the building: the spatial conditions for the surveillance; the possibility of a place identity development; the contact time with the same environment; the conservation state of the building; the definition of space property; the kind of coating material; well as characteristics associated to the individual and the social environment, such as gender, intrinsic motivation and angry or insatisfaction feelings. The results confirmed the hypothesis that both the environmental care and the experience of place attachment happen in contexts of specific features and, additionally, that place attachment is a predictor of the care to the environment.
format Livro
author Felippe, Maíra Longhinotti.
Kuhnen, Ariane.
Universidade Federal de Santa Catarina.
author_facet Felippe, Maíra Longhinotti.
Kuhnen, Ariane.
Universidade Federal de Santa Catarina.
author_sort Felippe, Maíra Longhinotti.
title Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
title_short Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
title_full Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
title_fullStr Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
title_full_unstemmed Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
title_sort contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/253363
work_keys_str_mv AT felippemairalonghinotti contribuicoesdoambientefisicoepsicossocialdaescolaparaocuidadocomaedificacao
AT kuhnenariane contribuicoesdoambientefisicoepsicossocialdaescolaparaocuidadocomaedificacao
AT universidadefederaldesantacatarina contribuicoesdoambientefisicoepsicossocialdaescolaparaocuidadocomaedificacao
_version_ 1766838599600308224
spelling oai:localhost:123456789-1709472022-10-06T20:09:50Z Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/ Felippe, Maíra Longhinotti. Kuhnen, Ariane. Universidade Federal de Santa Catarina. Psicologia educacional - Dissertação. Vandalismo na escola - Dissertação. Ambiente escolar - Dissertação. RESUMO: Inserido no contexto da violência escolar, o vandalismo reúne um conjunto de atos de agressão contra o patrimônio construído que acarreta prejuízos de ordem financeira, sócio-cultural e educacional. Desse modo, este estudo objetivou identificar características físicas e psicossociais do ambiente da escola que se relacionam à prática do cuidado com a edificação. Adotou delineamento de métodos mistos, empregou estratégia de investigação qualitativa-quantitativa e assumiu perfil descritivo. A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública em Florianópolis, Santa Catarina, ao longo de duas etapas: (a) levantamento do estado de conservação e das características de projeto das instalações; (b) administração de questionário auto-aplicável em situação coletiva. Quinhentos e oito estudantes da sétima série do Ensino Fundamental à terceira série do Ensino Médio responderam ao questionário. O tratamento de dados envolveu análise estatística descritiva e relacional, com auxílio do programa Statistical Package for Social Sciences, e análise de conteúdo temático-categorial. Além de um conjunto de cognições positivamente valorizadas por estudantes acerca de espaços escolares, foram considerados atributos relacionados ao cuidado com a edificação: as condições espaciais para a vigilância; a possibilidade de construção de uma identidade de lugar; o tempo de contato com o mesmo ambiente; o estado de conservação das instalações; a definição de propriedade do espaço; os tipos de materiais de revestimentos; além de características associadas à pessoa e ao ambiente social, como sexo, motivação intrínseca e sentimentos de raiva ou insatisfação. Seus resultados confirmaram as hipóteses de que tanto o cuidado ambiental, como a experiência de apego ao lugar ocorrem em contextos de características específicas, e que o apego ao lugar é um preditor de cuidado com o ambiente. #$&ABSTRACT: In the school violence context, vandalism means a set of aggression acts against the built heritage which entails educational, financial and cultural damages. In this way, this work has aimed the identification of physical and psychosocial features of the school environment which are related with the care of the built environment. The research used mixed methods, qualitative and quantitative research strategy, assuming the descriptive profile. It was carried out in a public school of Florianópolis, Santa Catarina, in two steps: (a) evaluation of the conservation state and of the design features of the installations; (b) administration of selfapplied survey in collective situation. Five hundred and eight students since the seventh grade of the elementary school until the last year of the high school have answered the survey questions. The data were analyzed by relational and descriptive statistics, with the use of the Statistical Package for Social Sciences software, and also by the analysis of thematic-categorical content. Besides a set of cognitions positively valued by students about the school spaces, Were considered as attributes related to the care of the building: the spatial conditions for the surveillance; the possibility of a place identity development; the contact time with the same environment; the conservation state of the building; the definition of space property; the kind of coating material; well as characteristics associated to the individual and the social environment, such as gender, intrinsic motivation and angry or insatisfaction feelings. The results confirmed the hypothesis that both the environmental care and the experience of place attachment happen in contexts of specific features and, additionally, that place attachment is a predictor of the care to the environment. 1 2022-10-06T20:09:50Z 2022-10-06T20:09:50Z 2010. Livro 159.9 F315c DISSERT 253363 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/253363 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/253363