Contribuições do ambiente físico e psicossocial da escola para o cuidado com a edificação/
RESUMO: Inserido no contexto da violência escolar, o vandalismo reúne um conjunto de atos de agressão contra o patrimônio construído que acarreta prejuízos de ordem financeira, sócio-cultural e educacional. Desse modo, este estudo objetivou identificar características físicas e psicossociais do...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Livro |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/253363 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | RESUMO: Inserido no contexto da violência escolar, o vandalismo reúne um conjunto
de atos de agressão contra o patrimônio construído que acarreta
prejuízos de ordem financeira, sócio-cultural e educacional. Desse modo,
este estudo objetivou identificar características físicas e psicossociais
do ambiente da escola que se relacionam à prática do cuidado com a
edificação. Adotou delineamento de métodos mistos, empregou estratégia
de investigação qualitativa-quantitativa e assumiu perfil descritivo.
A pesquisa ocorreu em uma escola da rede pública em Florianópolis,
Santa Catarina, ao longo de duas etapas: (a) levantamento do estado de
conservação e das características de projeto das instalações; (b) administração
de questionário auto-aplicável em situação coletiva. Quinhentos e
oito estudantes da sétima série do Ensino Fundamental à terceira série
do Ensino Médio responderam ao questionário. O tratamento de dados
envolveu análise estatística descritiva e relacional, com auxílio do programa
Statistical Package for Social Sciences, e análise de conteúdo temático-categorial.
Além de um conjunto de cognições positivamente valorizadas
por estudantes acerca de espaços escolares, foram considerados
atributos relacionados ao cuidado com a edificação: as condições
espaciais para a vigilância; a possibilidade de construção de uma identidade
de lugar; o tempo de contato com o mesmo ambiente; o estado de
conservação das instalações; a definição de propriedade do espaço; os
tipos de materiais de revestimentos; além de características associadas à
pessoa e ao ambiente social, como sexo, motivação intrínseca e sentimentos
de raiva ou insatisfação. Seus resultados confirmaram as hipóteses
de que tanto o cuidado ambiental, como a experiência de apego ao
lugar ocorrem em contextos de características específicas, e que o apego
ao lugar é um preditor de cuidado com o ambiente. #$&ABSTRACT: In the school violence context, vandalism means a set of aggression acts
against the built heritage which entails educational, financial and cultural
damages. In this way, this work has aimed the identification of
physical and psychosocial features of the school environment which are
related with the care of the built environment. The research used mixed
methods, qualitative and quantitative research strategy, assuming the descriptive
profile. It was carried out in a public school of Florianópolis,
Santa Catarina, in two steps: (a) evaluation of the conservation state and
of the design features of the installations; (b) administration of selfapplied
survey in collective situation. Five hundred and eight students
since the seventh grade of the elementary school until the last year of the
high school have answered the survey questions. The data were analyzed
by relational and descriptive statistics, with the use of the Statistical
Package for Social Sciences software, and also by the analysis of
thematic-categorical content. Besides a set of cognitions positively valued
by students about the school spaces, Were considered as attributes
related to the care of the building: the spatial conditions for the surveillance;
the possibility of a place identity development; the contact time
with the same environment; the conservation state of the building; the
definition of space property; the kind of coating material; well as characteristics
associated to the individual and the social environment, such
as gender, intrinsic motivation and angry or insatisfaction feelings. The
results confirmed the hypothesis that both the environmental care and
the experience of place attachment happen in contexts of specific features
and, additionally, that place attachment is a predictor of the care to
the environment. |
---|