Técnicas estendidas da música contemporânea o regente como mediador do processo interpretativo /

RESUMO: Apresentada a experiência de um trabalho de construção performática onde o regente atua na qualidade de mediador no processo interpretativo utilizando, como feramenta, as técnica estendidas de duas obras: As quatro estações portenhas de Astor Piazzolla (1921-1992) e itinerário da passagem: V...

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Príomhchruthaitheoirí: Oliveira, Leandro Fernandes., Oliveira, Andre Luiz Muniz., Campos, Cleber da Silveira., Nascimento, Marco Antonio Toledo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formáid: Dissertação
Foilsithe / Cruthaithe:
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spelling oai:localhost:123456789-1669632022-10-06T18:57:56Z Técnicas estendidas da música contemporânea o regente como mediador do processo interpretativo / Oliveira, Leandro Fernandes. Oliveira, Andre Luiz Muniz. Campos, Cleber da Silveira. Nascimento, Marco Antonio Toledo. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Regência (Música) - Pratica interpretativa (Música) - Música contemporânea - RESUMO: Apresentada a experiência de um trabalho de construção performática onde o regente atua na qualidade de mediador no processo interpretativo utilizando, como feramenta, as técnica estendidas de duas obras: As quatro estações portenhas de Astor Piazzolla (1921-1992) e itinerário da passagem: Verônica Nadir de Silvio Ferraz (1959-). Utiliza a metodologia da pesquisa ação considerando que abordagem interpretativa é desenvolvida pelo autor desta pesquisa enquanto regente e diretor artístico da Orquestra Funffec de cordas (OFC). O contexto social da OFC inclui um trabalho desenvolvido a partir do ano de 2013 e conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 22 anos. Este projeto possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas escritos, em sua maioria, no século XIX. O objetivo da pesquisa é apontar as principais dificuldades encontradas no trabalho deste repertório em relação ás técnicas estendidas. Deste ponto, busca-se explorar as possibilidades e variáveis oferecidas e, através do diálogo e pesquisa, estabelecer-se o processo de construção interpretativa, principalmente, no que tange as técnicas estendidas utilizadas pelos compositores, anteriormente, mencionados. Assim, elementos das técnicas estendidas foram abordados, bem como seus conceitos e aplicações e os possíveis resultados sonoros. A comunicação nos ensaios abriu espaços para opinião dos jovens músicos na tentativa de estabelecer um processo em que suas experimentações e concepções de sonoridades pudessem ser aplicadas no processo de interpretação do repertório proposto.#$&ABSTRACT: Presents experience of work of the performance construction where the conductor acts as mediator in the interpretative process, ussing as tool the extended techniques of two work: The four seasons of Buenos Aires by Astor piazolla (1921-1992) and intinerário de passagem: Verônica Nadir by Silvio Ferrz (1959-). We used the action research methodology, considering that the interpretative approach is developed by the author of this as a conductor and artistic diretor of the Oquestra Funfecc de Cordas (OFC). The social context of the OFC includes a work which was developed since 2013 and it couts on the participation of youn people with ages between 10 and 22 years old. This project has a technical base guided by the traditional methods on the teaching of written friciton strings, mostly, in the 19 th century. The purpose of this research is to identify the main difficulties encoutered in the work of this repertoire in relation of the extended techniques, in the point of woew seekes to explore the possibilities and availabe variables and trough this dialog and reserarch, stablish a criterion to the interpretation. After the work of theoretical work and analytycal articulation of the work, we esteblished the process of the interpretative construction especially in what concerns the extended technique used by the compositors mentioned above. In this way elements of the extended techniques were mentioned, such as rehearsal opened up space to the opinion of the young musicians on the attempt of stablish a process which its experiemtations and conceptions of sonority coul be applied on the process of interpretation and suggested repertoire. 1 2022-10-06T18:57:56Z 2022-10-06T18:57:56Z 2017. Dissertação 781.68 O48t DISSERT 248253 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/248253 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/248253
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Oliveira, Leandro Fernandes.
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description RESUMO: Apresentada a experiência de um trabalho de construção performática onde o regente atua na qualidade de mediador no processo interpretativo utilizando, como feramenta, as técnica estendidas de duas obras: As quatro estações portenhas de Astor Piazzolla (1921-1992) e itinerário da passagem: Verônica Nadir de Silvio Ferraz (1959-). Utiliza a metodologia da pesquisa ação considerando que abordagem interpretativa é desenvolvida pelo autor desta pesquisa enquanto regente e diretor artístico da Orquestra Funffec de cordas (OFC). O contexto social da OFC inclui um trabalho desenvolvido a partir do ano de 2013 e conta com a participação de jovens com idade entre 10 e 22 anos. Este projeto possui uma base técnica norteada pelos métodos tradicionais no ensino de cordas friccionadas escritos, em sua maioria, no século XIX. O objetivo da pesquisa é apontar as principais dificuldades encontradas no trabalho deste repertório em relação ás técnicas estendidas. Deste ponto, busca-se explorar as possibilidades e variáveis oferecidas e, através do diálogo e pesquisa, estabelecer-se o processo de construção interpretativa, principalmente, no que tange as técnicas estendidas utilizadas pelos compositores, anteriormente, mencionados. Assim, elementos das técnicas estendidas foram abordados, bem como seus conceitos e aplicações e os possíveis resultados sonoros. A comunicação nos ensaios abriu espaços para opinião dos jovens músicos na tentativa de estabelecer um processo em que suas experimentações e concepções de sonoridades pudessem ser aplicadas no processo de interpretação do repertório proposto.#$&ABSTRACT: Presents experience of work of the performance construction where the conductor acts as mediator in the interpretative process, ussing as tool the extended techniques of two work: The four seasons of Buenos Aires by Astor piazolla (1921-1992) and intinerário de passagem: Verônica Nadir by Silvio Ferrz (1959-). We used the action research methodology, considering that the interpretative approach is developed by the author of this as a conductor and artistic diretor of the Oquestra Funfecc de Cordas (OFC). The social context of the OFC includes a work which was developed since 2013 and it couts on the participation of youn people with ages between 10 and 22 years old. This project has a technical base guided by the traditional methods on the teaching of written friciton strings, mostly, in the 19 th century. The purpose of this research is to identify the main difficulties encoutered in the work of this repertoire in relation of the extended techniques, in the point of woew seekes to explore the possibilities and availabe variables and trough this dialog and reserarch, stablish a criterion to the interpretation. After the work of theoretical work and analytycal articulation of the work, we esteblished the process of the interpretative construction especially in what concerns the extended technique used by the compositors mentioned above. In this way elements of the extended techniques were mentioned, such as rehearsal opened up space to the opinion of the young musicians on the attempt of stablish a process which its experiemtations and conceptions of sonority coul be applied on the process of interpretation and suggested repertoire.
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