Características do choro e do jazz em três obras de Aníbal Augusto Sardinha, o Garoto

RESUMO: O presente trabalho discorre sobre as características do choro e do jazz nas obras Lamentos do morro, Duas contas e Benny Goodman no choro, do compositor Augusto Sardinha (1915-1955). o objetivo principal foi buscar características dos aspectos rítmicos, harmônicos, de articulação e interpre...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Severo,José Simão., Lima, Luciano Chagas., Lira, Ezequias Oliveira., Lima, Agostinho Jorge de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Artigo
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Resumo:RESUMO: O presente trabalho discorre sobre as características do choro e do jazz nas obras Lamentos do morro, Duas contas e Benny Goodman no choro, do compositor Augusto Sardinha (1915-1955). o objetivo principal foi buscar características dos aspectos rítmicos, harmônicos, de articulação e interpretativos das obras citadas. Apresenta também uma síntese sobre garoto e o violão brasileiro bem como ressalta as influências deixadas por ele a partir de sua particularidade interpretativa e composicional no contexto do violão instrumental brasileiro. o aporte baseia-se em entrevistas, estudos das Obras referenciais teóricos, tais como: Antônio; Pereira (1982), Delneri (2009), Junqueira (2010), Mello (2012), Albanese (2013) e Mello; Gomide; Teixeira (2017). os resultados confirmam aproximação da obra de Garoto com o choro e o jazz, destacando-se a influência dos aspectos rítmicos e harmônicos. conclui-se que as informações apresentadas corroboram o entendimento da obra do compositor bem como para sua interpretação.#$&ABSTRACT: The present work deals wit the characteristis of choro and choro and jazz in the works Lamentos do morro, Duas contas and Benny Godman no choro by Anibal Augusto Sardinha, Garoto (The boy 1915-1955). The main objective was to search the rhythmic, harmonic, accentuation and interpretative characteristics of these works. we also presente a brief discussion about Garoto and the Brazilian guitar, as well as the influences left from his interpretative and compositional particularity in the context of the Braziliam guitar. The theoretical contribuition is based on interviews, studies of the works, as well as theoretical references such as: Antônio; Pereira (1982), Delneri (2009), Junqueira (2010), Mello (2012), of the work of Garoto with choro Jazz styles, specially presented corroborates the understanding of the composer´s work and its interpretation.