O processo interpretativo na regência orquestral um estudo a partir da obra appalachian spring - ballet for martha (suite for 13 instruments) de aaron copland /

A presente pesquisa tem por objetivo relatar, de forma detalhada o processo interpretativo do regente a partir da ótica do autor deste trabalho, utilizando como objeto de pesquisa a obra Appalachian Spring (1994), do compositor norte -americano Aaron Copland (1900-1990). o questionamento motivador d...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Teixeira, Fellipe Rafael Canauba., Farias, Ranilson Bezerra de., Barros, Alfredo Jacinto de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/25023/1/FellipeRafaelCarnaubaTeixeira_DISSERT.pdf
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spelling oai:localhost:123456789-1669302022-10-06T18:57:20Z O processo interpretativo na regência orquestral um estudo a partir da obra appalachian spring - ballet for martha (suite for 13 instruments) de aaron copland / Teixeira, Fellipe Rafael Canauba. Farias, Ranilson Bezerra de. Barros, Alfredo Jacinto de. Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Regência orquestral - Musica - Interpretação - Appalachian Spring - interpretação - A presente pesquisa tem por objetivo relatar, de forma detalhada o processo interpretativo do regente a partir da ótica do autor deste trabalho, utilizando como objeto de pesquisa a obra Appalachian Spring (1994), do compositor norte -americano Aaron Copland (1900-1990). o questionamento motivador desta pesquisa é sobre como se dá o processo interpretativo do regente, visto que este não dispõe do aparato da orquestra no momento de preparação da obra. o primeiro capítulo - a introdução - apresenta um estudo sobre a interpretação musical de forma geral: os objetivos as justificativa e a metodologia. No segundo capítulo - desenvolvimento da pesquisa - há três pontos de estudo: um sobre a construção da sonoridade orquestral por parte do regente - como se configura, os passos, dificuldades e importância desse processo da realização musical; um estudo sobre os silêncios musicais e a importância de sua observação para a interpretação da obra; e , por último, a análise do repertório gestual empregado pelo regente na obra em questão. Ainda no desenvolvimento, o trabalho traz o relato da experiência do autor sobre como se deram seus ensaios e sua perspectiva até o concerto. No terceiro capítulo , há a conclusão da pesquisa. Nos anexos, estará presente a partitura com as marcações de estudo do autor do trabalho.#$&The present aims to report in detail the interpretative process of the conductor, from the perpective Aaron Copland (1900-1990). The motivating question of this research is about of the orchestra at moment of preparation of the work. The first chapter the introducion, presents a general study of the musical interpretation, the objectives, the justification and methodology. In the second chapter, development of the research, there are three points of study: one on the construction of orchestral sonority on the part of the conductor, as it happens, the steps, dificulties and importance of this process for the musical accomplishment; a study on the musical silences and the inportance of their observation for the work interpration. Still in the development, the work brings the report of experience of the autor on how he gave his reharsals and his perspective until the concert. in the third chapter there is the conclusion of the research. in the annexes will be present the score with the markings of the study of the author of the work. 1 2022-10-06T18:57:20Z 2022-10-06T18:57:20Z 2017. Dissertação 781.68 T266p DISSERT 248214 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/25023/1/FellipeRafaelCarnaubaTeixeira_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/25023/1/FellipeRafaelCarnaubaTeixeira_DISSERT.pdf
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Musica -
Interpretação -
Appalachian Spring -
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Teixeira, Fellipe Rafael Canauba.
Farias, Ranilson Bezerra de.
Barros, Alfredo Jacinto de.
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
O processo interpretativo na regência orquestral um estudo a partir da obra appalachian spring - ballet for martha (suite for 13 instruments) de aaron copland /
description A presente pesquisa tem por objetivo relatar, de forma detalhada o processo interpretativo do regente a partir da ótica do autor deste trabalho, utilizando como objeto de pesquisa a obra Appalachian Spring (1994), do compositor norte -americano Aaron Copland (1900-1990). o questionamento motivador desta pesquisa é sobre como se dá o processo interpretativo do regente, visto que este não dispõe do aparato da orquestra no momento de preparação da obra. o primeiro capítulo - a introdução - apresenta um estudo sobre a interpretação musical de forma geral: os objetivos as justificativa e a metodologia. No segundo capítulo - desenvolvimento da pesquisa - há três pontos de estudo: um sobre a construção da sonoridade orquestral por parte do regente - como se configura, os passos, dificuldades e importância desse processo da realização musical; um estudo sobre os silêncios musicais e a importância de sua observação para a interpretação da obra; e , por último, a análise do repertório gestual empregado pelo regente na obra em questão. Ainda no desenvolvimento, o trabalho traz o relato da experiência do autor sobre como se deram seus ensaios e sua perspectiva até o concerto. No terceiro capítulo , há a conclusão da pesquisa. Nos anexos, estará presente a partitura com as marcações de estudo do autor do trabalho.#$&The present aims to report in detail the interpretative process of the conductor, from the perpective Aaron Copland (1900-1990). The motivating question of this research is about of the orchestra at moment of preparation of the work. The first chapter the introducion, presents a general study of the musical interpretation, the objectives, the justification and methodology. In the second chapter, development of the research, there are three points of study: one on the construction of orchestral sonority on the part of the conductor, as it happens, the steps, dificulties and importance of this process for the musical accomplishment; a study on the musical silences and the inportance of their observation for the work interpration. Still in the development, the work brings the report of experience of the autor on how he gave his reharsals and his perspective until the concert. in the third chapter there is the conclusion of the research. in the annexes will be present the score with the markings of the study of the author of the work.
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publishDate 2022
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