O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /

Resumo:Partindo dos programas da disciplina Literatura Brasileira de universidades federais e algumas fundações do pais, a presente pesquisa tenta averiguar em que medida a crise de que se acusam os cursos de Letras e, nele o ensino da Literatura Brasileira, tem procedência. Verificou-se que uma das...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Marly Amarilha de., Muzart, Zahidé Lupinacci., Universidade Federal de Santa Catarina.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/27169
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-16693
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-166932022-11-29T15:47:51Z O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica / Oliveira, Marly Amarilha de. Muzart, Zahidé Lupinacci. Universidade Federal de Santa Catarina. Literatura brasileira - Estudo e ensino - Tese. Ensino superior - Literatura brasileira - Tese. Resumo:Partindo dos programas da disciplina Literatura Brasileira de universidades federais e algumas fundações do pais, a presente pesquisa tenta averiguar em que medida a crise de que se acusam os cursos de Letras e, nele o ensino da Literatura Brasileira, tem procedência. Verificou-se que uma das grandes constantes que orienta os programas e, por conseguinte o ensino da disciplina em foco, é a incorporação a-critica dos parâmetros da historiografia da Literatura Brasileira. A constatação desta problemática deu origem a uma série de reflexões sobre o ensino específico da Literatura Nacional que estabeleceu contato com a educação institucionalizada e a sociedade em que esta se insere.#$&Abstract:The present work, based on Brazilian literature programs in federal universities and some foundations, attempts to discover how valid is the argument that acrisis exists in letters courses and the teaching of Brazilian literature. lt is discovered that one of the main constants which guides these programs and the teaching af the subject in focus in the uncritical parameter of historiagraphy. The attempt to solve this problem gives rise to a series af reflections about the specific teaching of Nacional li terature which poses connections with institutionalized educatian and with the society in which it is rooted. 1 2022-10-05T09:43:20Z 2022-10-05T09:43:20Z 1982. Dissertação 821.134.3(81) O48e DISSERT 27169 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/27169 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/27169
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Literatura brasileira -
Estudo e ensino -
Tese.
Ensino superior -
Literatura brasileira -
Tese.
spellingShingle Literatura brasileira -
Estudo e ensino -
Tese.
Ensino superior -
Literatura brasileira -
Tese.
Oliveira, Marly Amarilha de.
Muzart, Zahidé Lupinacci.
Universidade Federal de Santa Catarina.
O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
description Resumo:Partindo dos programas da disciplina Literatura Brasileira de universidades federais e algumas fundações do pais, a presente pesquisa tenta averiguar em que medida a crise de que se acusam os cursos de Letras e, nele o ensino da Literatura Brasileira, tem procedência. Verificou-se que uma das grandes constantes que orienta os programas e, por conseguinte o ensino da disciplina em foco, é a incorporação a-critica dos parâmetros da historiografia da Literatura Brasileira. A constatação desta problemática deu origem a uma série de reflexões sobre o ensino específico da Literatura Nacional que estabeleceu contato com a educação institucionalizada e a sociedade em que esta se insere.#$&Abstract:The present work, based on Brazilian literature programs in federal universities and some foundations, attempts to discover how valid is the argument that acrisis exists in letters courses and the teaching of Brazilian literature. lt is discovered that one of the main constants which guides these programs and the teaching af the subject in focus in the uncritical parameter of historiagraphy. The attempt to solve this problem gives rise to a series af reflections about the specific teaching of Nacional li terature which poses connections with institutionalized educatian and with the society in which it is rooted.
format Dissertação
author Oliveira, Marly Amarilha de.
Muzart, Zahidé Lupinacci.
Universidade Federal de Santa Catarina.
author_facet Oliveira, Marly Amarilha de.
Muzart, Zahidé Lupinacci.
Universidade Federal de Santa Catarina.
author_sort Oliveira, Marly Amarilha de.
title O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
title_short O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
title_full O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
title_fullStr O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
title_full_unstemmed O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
title_sort o ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/27169
work_keys_str_mv AT oliveiramarlyamarilhade oensinodeliteraturabrasileiranauniversidadesubsidiosparaumaabordagemcritica
AT muzartzahidelupinacci oensinodeliteraturabrasileiranauniversidadesubsidiosparaumaabordagemcritica
AT universidadefederaldesantacatarina oensinodeliteraturabrasileiranauniversidadesubsidiosparaumaabordagemcritica
_version_ 1766852511425101824