O ensino de literatura brasileira na universidade : subsídios para uma abordagem crítica /

Resumo:Partindo dos programas da disciplina Literatura Brasileira de universidades federais e algumas fundações do pais, a presente pesquisa tenta averiguar em que medida a crise de que se acusam os cursos de Letras e, nele o ensino da Literatura Brasileira, tem procedência. Verificou-se que uma das...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira, Marly Amarilha de., Muzart, Zahidé Lupinacci., Universidade Federal de Santa Catarina.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/27169
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo:Partindo dos programas da disciplina Literatura Brasileira de universidades federais e algumas fundações do pais, a presente pesquisa tenta averiguar em que medida a crise de que se acusam os cursos de Letras e, nele o ensino da Literatura Brasileira, tem procedência. Verificou-se que uma das grandes constantes que orienta os programas e, por conseguinte o ensino da disciplina em foco, é a incorporação a-critica dos parâmetros da historiografia da Literatura Brasileira. A constatação desta problemática deu origem a uma série de reflexões sobre o ensino específico da Literatura Nacional que estabeleceu contato com a educação institucionalizada e a sociedade em que esta se insere.#$&Abstract:The present work, based on Brazilian literature programs in federal universities and some foundations, attempts to discover how valid is the argument that acrisis exists in letters courses and the teaching of Brazilian literature. lt is discovered that one of the main constants which guides these programs and the teaching af the subject in focus in the uncritical parameter of historiagraphy. The attempt to solve this problem gives rise to a series af reflections about the specific teaching of Nacional li terature which poses connections with institutionalized educatian and with the society in which it is rooted.