Aspectos e sugestões interpretativas em 3 obras para trombone solista do maestro duda duas danças, fantasia para trompete e trombone, e suíte monette /

O presente trabalho aborda questões interpretativas a respeito de 3 obras para trombone solista do Maestro Duda, com o objetivo de sugerir subsídios que auxiliem no desenvolvimento dos procedimentos de preparação e execução das peças. As obras aqui estudadas são: Duas danças (Gizelle e Marquinhos no...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Lima, Marlon Barros de., Cunha, Germana França da., Ferreira, Alexandre Magno e Silva., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24614/1/MarlonBarrosDeLima_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O presente trabalho aborda questões interpretativas a respeito de 3 obras para trombone solista do Maestro Duda, com o objetivo de sugerir subsídios que auxiliem no desenvolvimento dos procedimentos de preparação e execução das peças. As obras aqui estudadas são: Duas danças (Gizelle e Marquinhos no frevo), Fantasia para trompete e trombone, e suite Monette. Dentre as principais características dos trabalhos composicionais do Maestro Duda, podemos destacar a utilização de Gêneros musicais da cultura brasileira, porém, poucos são os trabalhos acadêmicos que abordam questões sobre interpretação deste tipo de música. Este fato foi o que nos impulsionou a realizar uma investigação buscando evidencias os principais aspectos interpretativos dos gêneros utilizados pelo Maestro Duda. Foi realizada uma entrevista semi estruturada com o compositor, objetivando compreender sobre as diversas questões referentes ás obras e sua carreira musical. Desta forma, o trabalho encontra-se dividido em 3 partes: a primeira, contem informações sobre a carreira musical do compositor, produção artística e atualização do catálogo de composições para formações de instrumentos de metais; a segunda, aborda, de um modo geral , questões a respeito da interpretação; e a terceira parte, trata gêneros musicais utilizados pelo compositor além de conter sugestões interpretativas para o trombonista nas obras estudadas.#$&The present work deals with interpretative questions about 3 works for solist trombone of Maestro Duda, with the objective of suggesting subisidios that aid the development of the procedures of preparation and execution of the pieces. The works here are: Two Dances (Gizelle and Marquinhos in frevo), Fantasia for trumpet and trombone, and Monette suite. Among the main features of Maestro Duda´s compositional works, we can highlight the use musical genres of Braziliam culture, however, there are few academic works that deal with questions about the interpretation of this type of music. This fact was what prompted us to carry out an investigation seeking to highlight the main interpretative aspects of genres used by Maestro Duda. A semi - structured interwiew was conducted with the composer, aiming to understand the various issues concerning the works and his musical career. In this way, the work is divided into 3 parts: the first contains information about the composer´s musical carrer, artistica production and updating of the catalog pf compositions for formations of metal instrument´s ; the second address in general questions about interpretation; and the third part, deals with the musical genres used by the composer, besides containing interpretative sugestions for the trombonist in the works studied.