Música e religiosidade um estudo sobre a transmissão musical na comunidade católica shalom - missão Natal/RN /

O percurso acadêmico me ajudou a enxergar que os espaços escolares não são únicos a propiciarem a educação musical. Nos espaços extra-escolares podem ser descobertos inúmeros mundos musicais e estes nos propiciaram uma rica variedade de relações de ensino- aprendizagem sem a obrigatoriedade da prese...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Oliveira Neto, Fernando Martins de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24302/1/FernandoMartinsDeOliveiraNeto_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:O percurso acadêmico me ajudou a enxergar que os espaços escolares não são únicos a propiciarem a educação musical. Nos espaços extra-escolares podem ser descobertos inúmeros mundos musicais e estes nos propiciaram uma rica variedade de relações de ensino- aprendizagem sem a obrigatoriedade da presença do professor nesse processo, Já que, segundo Petitt (2011) "a educação deriva da inserção em relações - ás vezes escolares, mais a maior parte do tempo, não escolares". A Comunidade católica Shalom não tem por finalidade promover a aprendizagem musical, porém, a relação estreita que seus membros têm com a música é inegável. A música está no centro da espiritualidade Shalom, presente no cotidiano e nas atividades que a comunidade realiza (celebração eucarística, reunião dos grupos de oração, eventos).em todas estas atividades realizadas pela Shalom são atribuídas à música variadas funções e diversos usos. A presente obra tem como objetivo identificar as possíveis relação ensino-aprendizagem e transmissão musical nesse ambiente extra escolar. Para alcançar tal objetivo , faço uso da etnografia da música, através da observação e coleta de dados, descrever as maneiras como as pessoas fazem a "Música Shalom".#$&The academic route helped me to comprehend that school spaces are not the only spaces provide music education. In the out-of-school spaces, many musical worlds can be discovered and these offer us a rich variety pf teaching-learning relationships without the presence of the teacher in this process, since according Petriat (2011) "education derives from insertion in relations - sometimes at schooling, but most of the time, not schooling". The Shalon Catholic Community is not intended to promote musical learning, but the heart of Shalom spirytualy, present in daily life and in the activies that the community performs (Eucaristic celebration, prayer group meetings and events). In all these Comunitty performs by the Shalon are assigned to the music varied fuctions and various uses. The present work aims to identify possible teaching-learning relations ship and musical tramsmission in this out-of-school environment. To achieve this goal, I make use of the etnography of music, seekink, trough observation and data colletion, to describe the ways in in which people make "Shalom Music".