Turismo e redes de participação comunitária: análise das relações dos atores sociais da Rede Tucum, estado do Ceará, no período de 2008 a 2016 /

Resumo: Experiências de turismo de base comunitária vêm despontando em todo o mundo e se caracterizam por ser um modelo de organização do turismo situado no eixo alternativo ao convencional e que tem como principal elemento chave a organização e participação comunitária no planejamento, na ges...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Urano, Débora Goes, Nóbrega, Wilker Ricardo de Mendonça., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/23914
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Resumo:Resumo: Experiências de turismo de base comunitária vêm despontando em todo o mundo e se caracterizam por ser um modelo de organização do turismo situado no eixo alternativo ao convencional e que tem como principal elemento chave a organização e participação comunitária no planejamento, na gestão e no desenvolvimento da atividade turística. Estas iniciativas buscam como mecanismo de fortalecimento a construção de redes. O presente trabalho tem, portanto, como objetivo geral analisar as relações entre os atores sociais envolvidos com o desenvolvimento do turismo na Rede Cearense de Turismo Comunitário (Rede Tucum). Para tanto, apoia-se no entendimento sobre redes de autores como Capra (2002); Castells (2013); Rovere (1999); Tolkach, King & Pearlman (2013). Foi realizado um estudo exploratório, por meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo em quatro comunidades participantes da Rede. O método de abordagem foi qualitativo e os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os resultados indicaram que as relações entre os diversos pontos da rede se dá pela existência de processos de comunicação estabelecidos por meio de elos em comum como a luta pelo território, a afirmação de suas identidades e o desenvolvimento do turismo comunitário. Observou-se, no entanto, que o processo de colaboração entre as iniciativas participantes encontra-se enfraquecido, principalmente, devido às barreiras nesse processo de comunicação e à falta de recursos enfrentados pela Rede e pelas comunidades.#$&Abstract: Community based tourism experiences are emerging all over the world and are characterized by being a tourism organization model located in the axis alternative to the conventional, which has as main key the community organization and participation in planning, management and development of tourism. These initiatives seek as mechanisms of strengthening to build networks. This work, therefore, has as main objective to analyze the relations between the actors involved with the development of tourism in the Cearense Network of Community Tourism (Tucum Network). For this purpose, it relies on the network understanding of authors like Capra (2002); Castells (2013); Rovere (1999); and Tolkach, King & Pearlman (2013). An exploratory study was carried out through literature, documentary and field research in four communities participants of the network. The method of approach was qualitative and the data were analyzed using content analysis. The results indicated that the relations between the various points of the network is given by the existence of communication processes established through common links as the struggle for territory, the affirmation of their identity and the development of community tourism. It was noted, however, that the process of collaboration between the participating initiatives is weakened, mainly, due to barriers in this process of communication and to the lack of resources faced by the network and the communities.