Turismo e redes de participação comunitária: análise das relações dos atores sociais da Rede Tucum, estado do Ceará, no período de 2008 a 2016 /
Resumo: Experiências de turismo de base comunitária vêm despontando em todo o mundo e se caracterizam por ser um modelo de organização do turismo situado no eixo alternativo ao convencional e que tem como principal elemento chave a organização e participação comunitária no planejamento, na ges...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/23914 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
Resumo: | Resumo: Experiências de turismo de base comunitária vêm despontando em todo o
mundo e se caracterizam por ser um modelo de organização do turismo situado
no eixo alternativo ao convencional e que tem como principal elemento chave a
organização e participação comunitária no planejamento, na gestão e no
desenvolvimento da atividade turística. Estas iniciativas buscam como
mecanismo de fortalecimento a construção de redes. O presente trabalho
tem, portanto, como objetivo geral analisar as relações entre os atores sociais
envolvidos com o desenvolvimento do turismo na Rede Cearense de
Turismo Comunitário (Rede Tucum). Para tanto, apoia-se no entendimento
sobre redes de autores como Capra (2002); Castells (2013); Rovere (1999);
Tolkach, King & Pearlman (2013). Foi realizado um estudo exploratório, por
meio de pesquisa bibliográfica, documental e de campo em quatro
comunidades participantes da Rede. O método de abordagem foi qualitativo
e os dados obtidos foram analisados por meio da análise de conteúdo. Os
resultados indicaram que as relações entre os diversos pontos da rede se dá
pela existência de processos de comunicação estabelecidos por meio de
elos em comum como a luta pelo território, a afirmação de suas identidades
e o desenvolvimento do turismo comunitário. Observou-se, no entanto, que o
processo de colaboração entre as iniciativas participantes encontra-se
enfraquecido, principalmente, devido às barreiras nesse processo de
comunicação e à falta de recursos enfrentados pela Rede e pelas
comunidades.#$&Abstract: Community based tourism experiences are emerging all over the world and are
characterized by being a tourism organization model located in the axis
alternative to the conventional, which has as main key the community
organization and participation in planning, management and development of
tourism. These initiatives seek as mechanisms of strengthening to build
networks. This work, therefore, has as main objective to analyze the relations
between the actors involved with the development of tourism in the Cearense
Network of Community Tourism (Tucum Network). For this purpose, it relies on
the network understanding of authors like Capra (2002); Castells (2013);
Rovere (1999); and Tolkach, King & Pearlman (2013). An exploratory study was
carried out through literature, documentary and field research in four
communities participants of the network. The method of approach was
qualitative and the data were analyzed using content analysis. The results
indicated that the relations between the various points of the network is given by
the existence of communication processes established through common links
as the struggle for territory, the affirmation of their identity and the development
of community tourism. It was noted, however, that the process of collaboration
between the participating initiatives is weakened, mainly, due to barriers in this
process of communication and to the lack of resources faced by the network
and the communities. |
---|