Aprendizagem musical e prática individual : um estudo de caso e o esboço de um modelo próprio de engajamento pessoal /

O presente trabalho investiga a prática individual enquanto contexto tradicional de aprendizagem da música de concerto, buscando compreender sobretudo as possibilidades de engajamento pessoal dos indivíduos nos seus próprios processos de desenvolvimento. O percurso investigativo iniciou-se por meio...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Piccoli, Lucas Ferreira., Lira, Ezequias Oliveira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte - Escola de Música.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/22645/1/LucasFerreiraPiccoli_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:O presente trabalho investiga a prática individual enquanto contexto tradicional de aprendizagem da música de concerto, buscando compreender sobretudo as possibilidades de engajamento pessoal dos indivíduos nos seus próprios processos de desenvolvimento. O percurso investigativo iniciou-se por meio de uma pesquisa exploratória sobre o tema, intensificada no estudo crítico dos conceitos de ensino conservatorial, prática deliberada e autorregulação da aprendizagem, e com base em autores como Ericsson, Krampe e Tesch-Romer (1993), Bandura (1989; 1999; 2012) e Zimmerman (1989; 2002). Em sequência, passou-se à realização de um estudo de caso com os alunos violinistas do curso de Bacharelado em Música da UFRN, que culminou em uma análise dos hábitos de prática dos discentes à luz da literatura. Tendo em vista o caráter teórico-prático da presente pesquisa, e de modo a sistematizar as interações promovidas entre as diferentes dimensões investigativas utilizadas no percurso, empreendeu-se também um protótipo de modelo de engajamento pessoal na prática individual, o Protomodelo. Enquanto resultados da pesquisa, figuram as análises acerca das dinâmicas de aprendizagem dos alunos investigados, sobretudo quanto à presença de comportamentos relativos aos conceitos abordados, e a conclusão de que o engajamento pessoal dos indivíduos na aprendizagem pode atuar de forma positiva frente as debilidades do modelo conservatorial.#$&The present work investigates the individual practice as a traditional context of learning concert music, seeking to understand above all the possibilities of individuals' personal engagement in their own development processes. The research course began with an exploratory research on the subject, intensified in the critical study of concepts of conservatory education, deliberate practice and self-regulation of learning, and based on authors such as Ericsson, Krampe and Tesch-Romer (1993). Bandura (1989, 1999, 2012) and Zimmerman (1989, 2002). In sequence, a case study was conducted with the violinist students of the Bachelor of Music course at UFRN, which culminated in an analysis of students' practice habits in the light of literature. Considering the theoretical-practical nature of the present research, and in order to systematize the interactions promoted between the different investigative dimensions used in the course, a prototype of personal engagement model was also undertaken in the individual practice, the Protomodelo. The results of the research include analyzes about the learning dynamics of the students investigated, especially regarding the presence of behaviors related to the concepts addressed, and the conclusion that the personal engagement of individuals in learning can act in a positive way against the weaknesses of the model conservatorial.