Um lugar onde os espaços ensinam : anteprojeto arquitetônico de uma escola infantil e fundamental I em Parnamirim/RN /

Esse Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema escola e a sua relação com o espaço projetado, e tem como ênfase a arquitetura bioclimática e flexibilidade, de forma aplicada a um anteprojeto de uma unidade de ensino infantil e fundamental I em um terreno no município de Parnamirim/RN. É uma refle...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ciríaco, César Henrique de Oliveira., Dantas, Ferreira George., Elali, Gleice Azambuja., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/22169/1/LugarOndeEspacos_Ciriaco_2016.pdf
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Descrição
Resumo:Esse Trabalho de Conclusão de Curso aborda o tema escola e a sua relação com o espaço projetado, e tem como ênfase a arquitetura bioclimática e flexibilidade, de forma aplicada a um anteprojeto de uma unidade de ensino infantil e fundamental I em um terreno no município de Parnamirim/RN. É uma reflexão sobre a maneira como a arquitetura de edifícios escolares pode transmitir ensinamentos, além de dialogar com o projeto pedagógico e proporcionar melhor desempenho em relação ao conforto a partir da observância das condicionantes climáticas do local, no caso em estudo a Zona Bioclimática 08. O desenvolvimento do anteprojeto foi embasado em uma revisão de assuntos ligados aos temas escola, flexibilidade e arquitetura bioclimática, bem como estudos de referência em projetos de edifícios escolares. O processo de desenvolvimento da proposta conta com a descrição de suas etapas, desde a análise das condicionantes projetuais, passando pela arquitetônica, a definição do conceito do projeto e estudos preliminares. A escola tem como público alvo crianças na faixa etária de 4 a 10 anos e conta com 7 salas de aula, podendo atender 160 alunos por turno. A área projetada é de 1.943,37m² que é implantada em pavimento térreo num terreno com 6.141,99m². A fim de verificar a eficiência da edificação quanto ao conforto ambiental foi escolhida a sala de aula para simulações e avaliações de ventilação natural, sombreamento e iluminação natural, para o que foram utilizadas planilhas e ferramentas computacionais. Os resultados obtidos demonstram a eficiência das soluções apresentadas na proposta, atendendo a meta indicada na programação arquitetônica.#$&This tesis addresses about topics related to school and its relationship with the designed space, and its emphasis on bioclimatic architecture and flexibility, applied in a daft of children s education and fundamental unit school on a land in the city of Parnamirim/RN. It is thought based on how the architecture of school buildings can transmit teachings, as well as dialogue with the educational project and to provide better performance about comfort from compliance with the local climate conditions, in our case, the Bioclimatic Zone 08. The development of the draft was based on a review of issues related to school, bioclimatic architecture and flexibility, as well as reference studies in school buildings projects. The proposal development process has a description of its stages, from the analysis of projective conditions, trough the architectural, the definition of the concept of the project and preliminary studies. The school s target audience is children aged four to ten years and has seven classrooms and can serve 160 students per shift. The projected area has 1.943,37m² which is located on the ground floor in an area with 6.141,99m². In order to check the efficiency of the building as the environmental comfort, we chosen the classroom for simulations and evaluations of natural ventilation, shading and daylighting, for which spreadsheets and computational tools were used. The results demonstrate the effectiveness of solutions presented in the proposal, given the goal indicated in the architectural programming.