A qualidade ambiental de espaços livres em campi : um estudo na UFPB e UFRN sob a ótica da avaliação pós-ocupação /

Os campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras proliferam a partir da década de 1960/70, se desenvolveram lentamente durante a segunda metade do século XX e, na última década, passaram por intensas mudanças na estrutura física, as quais podem vir a incidir sobre sua qualidad...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Sarmento, Bruna Ramalho., Elali, Gleice Virgínia Medeiros de Azambuja., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24130/1/QualidadeAmbientalEspacos_Sarmento_2017.pdf
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Qualidade ambiental -
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Campi universitários -
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Sarmento, Bruna Ramalho.
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description Os campi de Instituições Federais de Ensino Superior (IFES) brasileiras proliferam a partir da década de 1960/70, se desenvolveram lentamente durante a segunda metade do século XX e, na última década, passaram por intensas mudanças na estrutura física, as quais podem vir a incidir sobre sua qualidade ambiental (QA) e, consequentemente, sobre a qualidade de vida (QV) da população usuária. Considerando essa problemática, a tese tomou como objeto de estudo a relação dos usuários com o sistema de espaços livres (SEL) de campi de IFES da região Nordeste do Brasil, trabalhando, especificamente, duas instituições: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um olhar inicial sobre as IFES produziu a pergunta de partida que conduziu esta pesquisa: O SEL dos campi centrais dessas IFES oferece QA e, consequentemente, QV aos seus usuários? Respondendo a essa questão, as hipóteses trabalhadas foram: a) Após mais de 50 anos de criação dos campi, a crescente ocupação fez com que o SEL das IFES apresentem poucos e dispersos ELs; b) A QA do SEL dos campi das IFES pesquisadas não oferece características que contribuam para a QV dos usuários; c) A QA do SEL das IFES não atende aos anseios dos seus usuários, oferecendo ELs pouco atrativos à comunidade. A fim de empreender essa discussão, o objetivo geral do estudo foi compreender o SEL de duas universidades federais do Nordeste brasileiro (UFPB e UFRN), visando traçar diretrizes para contribuir com sua QA. Subsidiando a investigação, foram estabelecidos como recortes espaciais: o Campus I da UFPB e o Campus Central da UFRN, com relação aos quais foram delimitados cinco objetivos específicos: a) Verificar como se deu a ocupação do espaço nos campi em estudo e os seus ELs remanescentes; b) Caracterizar o SEL existente, seu uso atual e potencialidades; c) Analisar dimensões ambientais para a manutenção da QA do SEL; d) Identificar a compreensão dos usuários sobre os SEL das IFES pesquisadas, de modo a avaliar a adequação destes espaços às suas necessidades/aspirações; e) Traçar diretrizes de ordenação do sistema. Nesse contexto, metodologicamente a investigação correspondeu a um estudo de caso múltiplo, utilizando como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós Ocupação efetuada por meio de abordagem multimétodos, que, para além da geração de um vasto diagnóstico, promoveu uma reflexão sobre o SEL em ambiente universitário. Os resultados obtidos mostraram que, nas duas instituições investigadas, o número de ELs é considerável, no entanto, sua QA é questionável, de modo que parte deles não é percebida e, consequentemente, utilizada, pela comunidade. As diretrizes de ordenação do SEL em campi universitários, com vistas à promoção da QA do SEL e da QV dos usuários, priorizam dimensões de ordem Ambiental, Segurança, Mobilidade e Serviços de Apoio.#$&The campuses of Brazilian Federal Institutions of Higher Education (IFES) proliferated from the decade of 1960/70, developed slowly during the second half of the XX century and, in the last decade, have undergone intense changes in the physical structure, which may affect their environmental quality (QA) and, consequently, the quality of life (QV) of the population. Considering this issue, the thesis took as the subject of study the relationship between users and open space system (SEL) in the Northeast region of Brazil, working specifically with two institutions: the Federal University of Paraíba (UFPB) and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). An initial look at the IFES produced the starting question that led to this research: Does SEL of the central campuses of these IFES offer QA and, consequently, QV to its users? Responding to this question, the hypotheses worked were: a) After more than 50 years of building the campuses, a growing occupation with which the SEL of the IFES presents dew and dispersed ELs; b) The QA of SEL of the IFES campuses surveyed does not offer features that contribute to users QV; c) The QA of SEL of the IFES does not answer to the yearnings of the users, offering ELs that are not attractive to the community. In order to undertake this discussion, the general objective of the study was to understand the SEL of two Brazilian Federal Universities (UFPB and UFRN), to establish guidelines to contribute to your QA. By subsidizing research, were established space clippings: the Campus I UFPB and the Campus Center UFRN, with respect to which five specific objectives were delimited: with regard to five specific objectives were defined: a) Verify how was the space occupation of the campuses under study and their remaining ELs; b) Characterize the existing SEL and categorize the use and potentialities; c) Analyze environmental dimensions for the maintenance of SEL QA; d) Identify the users understanding of the SELs of the IFES researched, in order to assess the suitability of these spaces for their needs/aspirations; e) Draw system-ranking guidelines. In this context, the research methodologically corresponded to a multiple case study, using as a research strategy the Post-occupation evaluation carried out through a multi-method approach, which, in addition to the generation of a vast diagnosis, promoted a reflection on SEL in a university environment. The results obtained showed that, in the two investigated institutions, the number of ELs is considerable, however, their QA is questionable, so that some of them are not perceived and, consequently, used by the community. The SEL ordering guidelines on university campuses, with a view to promoting SEL QA and QV of users, prioritize Environmental, Security, Mobility and Support Services dimensions.
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Considerando essa problemática, a tese tomou como objeto de estudo a relação dos usuários com o sistema de espaços livres (SEL) de campi de IFES da região Nordeste do Brasil, trabalhando, especificamente, duas instituições: a Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e a Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Um olhar inicial sobre as IFES produziu a pergunta de partida que conduziu esta pesquisa: O SEL dos campi centrais dessas IFES oferece QA e, consequentemente, QV aos seus usuários? Respondendo a essa questão, as hipóteses trabalhadas foram: a) Após mais de 50 anos de criação dos campi, a crescente ocupação fez com que o SEL das IFES apresentem poucos e dispersos ELs; b) A QA do SEL dos campi das IFES pesquisadas não oferece características que contribuam para a QV dos usuários; c) A QA do SEL das IFES não atende aos anseios dos seus usuários, oferecendo ELs pouco atrativos à comunidade. A fim de empreender essa discussão, o objetivo geral do estudo foi compreender o SEL de duas universidades federais do Nordeste brasileiro (UFPB e UFRN), visando traçar diretrizes para contribuir com sua QA. Subsidiando a investigação, foram estabelecidos como recortes espaciais: o Campus I da UFPB e o Campus Central da UFRN, com relação aos quais foram delimitados cinco objetivos específicos: a) Verificar como se deu a ocupação do espaço nos campi em estudo e os seus ELs remanescentes; b) Caracterizar o SEL existente, seu uso atual e potencialidades; c) Analisar dimensões ambientais para a manutenção da QA do SEL; d) Identificar a compreensão dos usuários sobre os SEL das IFES pesquisadas, de modo a avaliar a adequação destes espaços às suas necessidades/aspirações; e) Traçar diretrizes de ordenação do sistema. Nesse contexto, metodologicamente a investigação correspondeu a um estudo de caso múltiplo, utilizando como estratégia de pesquisa a Avaliação Pós Ocupação efetuada por meio de abordagem multimétodos, que, para além da geração de um vasto diagnóstico, promoveu uma reflexão sobre o SEL em ambiente universitário. Os resultados obtidos mostraram que, nas duas instituições investigadas, o número de ELs é considerável, no entanto, sua QA é questionável, de modo que parte deles não é percebida e, consequentemente, utilizada, pela comunidade. As diretrizes de ordenação do SEL em campi universitários, com vistas à promoção da QA do SEL e da QV dos usuários, priorizam dimensões de ordem Ambiental, Segurança, Mobilidade e Serviços de Apoio.#$&The campuses of Brazilian Federal Institutions of Higher Education (IFES) proliferated from the decade of 1960/70, developed slowly during the second half of the XX century and, in the last decade, have undergone intense changes in the physical structure, which may affect their environmental quality (QA) and, consequently, the quality of life (QV) of the population. Considering this issue, the thesis took as the subject of study the relationship between users and open space system (SEL) in the Northeast region of Brazil, working specifically with two institutions: the Federal University of Paraíba (UFPB) and the Federal University of Rio Grande do Norte (UFRN). An initial look at the IFES produced the starting question that led to this research: Does SEL of the central campuses of these IFES offer QA and, consequently, QV to its users? Responding to this question, the hypotheses worked were: a) After more than 50 years of building the campuses, a growing occupation with which the SEL of the IFES presents dew and dispersed ELs; b) The QA of SEL of the IFES campuses surveyed does not offer features that contribute to users QV; c) The QA of SEL of the IFES does not answer to the yearnings of the users, offering ELs that are not attractive to the community. In order to undertake this discussion, the general objective of the study was to understand the SEL of two Brazilian Federal Universities (UFPB and UFRN), to establish guidelines to contribute to your QA. By subsidizing research, were established space clippings: the Campus I UFPB and the Campus Center UFRN, with respect to which five specific objectives were delimited: with regard to five specific objectives were defined: a) Verify how was the space occupation of the campuses under study and their remaining ELs; b) Characterize the existing SEL and categorize the use and potentialities; c) Analyze environmental dimensions for the maintenance of SEL QA; d) Identify the users understanding of the SELs of the IFES researched, in order to assess the suitability of these spaces for their needs/aspirations; e) Draw system-ranking guidelines. In this context, the research methodologically corresponded to a multiple case study, using as a research strategy the Post-occupation evaluation carried out through a multi-method approach, which, in addition to the generation of a vast diagnosis, promoted a reflection on SEL in a university environment. The results obtained showed that, in the two investigated institutions, the number of ELs is considerable, however, their QA is questionable, so that some of them are not perceived and, consequently, used by the community. The SEL ordering guidelines on university campuses, with a view to promoting SEL QA and QV of users, prioritize Environmental, Security, Mobility and Support Services dimensions. 1 2022-10-06T18:02:55Z 2022-10-06T18:02:55Z 2017. Tese 727.3 S246q TESE 244248 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24130/1/QualidadeAmbientalEspacos_Sarmento_2017.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24130/1/QualidadeAmbientalEspacos_Sarmento_2017.pdf