Um estudo avaliativo da adequação do curso de tecnólogo em Processamento de Dados da UFRGS ao mercado de trabalho da região sul /

O objetivo deste estudo foi o de avaliar a adequação do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados da UFRGS ao mercado de trabalho da região sul, a partir da informação da coordenação de curso e da percepção dos alunos, professores, egressos e empresários. Trata-se de uma pesquisa descritiva que f...

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Principais autores: Ferreira, Antônio Carlos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Livro
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O quadro teórico fundamentou-se em um modelo global de avaliação, denominado "Paradigma para análise do ensino" (Marques, 1976), permitindo focalizar, tanto a eficiência, como a eficácia do ensino, através dos seguintes componentes: 1 - contexto sócio-cultural; 2 - objetivos educacionais; 3- organização do ensino; 4 - o aluno; 5 - o professor; 6 -processos de interação; 7 - métodos e técnicas de ensino; 8 - implementação do ensino; 9 - custos; 10- controle de execução; 11 - resultados; e 12 - feedback. A pesquisa desenvolveu-se através da aplicação de um formulário e de dois instrumentos constituídos de 66 e 34 itens, respectivamente, cujos níveis de proficiência foram medidos por uma escala do tipo "Likert". Para a análise dos dados foram utilizadas distribuição de frequências, absoluta e relativa, e médias, Teste "U" de Student, para amostras relacionadas, Teste "U" de Mann-Whitney e Teste H" de Kruskal-Wallis, para amostras independentes. Os dados levantados revelaram que os resultados referentes, tanto à eficiência quanto à eficácia do curso mostram um bom nível de desempenho do mencionado curso. Com relação à eficiência do curso, a área que obteve mais elevado grau de favorabilidade foi a de RESULTADOS; as áreas CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL, OBJETIVOS EDUCACIONAIS, ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, ALUNO, PROFESSOR, PROCESSOS DE INTERAÇÃO, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO, e IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO também tiveram alto grau de favorabilidade, enquanto as áreas CONTROLE DE EXECUÇÃO e FEEDBACK revelaram o menor grau de favorabilidade. Em relação à eficácia do curso, dentro da área RESULTADOS; o nível de desenvolvimento das HABILIDADES obteve o mais elevado grau de favorabilidade, enquanto c\ utilidade dos CONHECIMENTOS, manifestes pelo egresso do curso, no mercado de trabalho, obteve alto grau de favorabilidade. A partir das conclusões do estudo, apresentam-se algumas recomendações que poderiam fundamentar o planejamento da coordenação do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados da UFRGS.#$&The objective of this study was to evaluate the adjustment of the Course Technician in Data Processing from UFRGS to the job market available in the south region, taking into account information given by the course staff coordination and from observations made by students, teachers, egresses, and undertakers. It is a descriptive research centered on the efficiency and effectiveness of the component parts of this course. The information was collected from the course staff, 160 students, 35 teachers, 94 egresses from this course and 45 undertakers . The theory, based on an over-all model of evaluation called "Paradigm to an analysis of education" (Marques, 1.9 76), allowed the focus on efficiency as well as effectiveness of education, through the following component parts: 1 - social and cultural context; 2 - educational, objectives; 3-educational organization; 4 - the student; 5 - the teacher; 6 - interaction processes; 7 - methods and techniques of teaching; 8 implementation; 9 - expenses; 10 - control of performance? 11 - results; 12 - feedback. The research was developed through the application of two forms and two inventories, composed respectively of 66 and 34 items, and their levels of proficiency were measured by a scale of the "Likert" method. In the data analysis were used cummulative and median frequency distribuitions mean, Student's "T" - Test for representative samples, Mann-Whitney1 s "U" Test and Kruskal-Wallis1 "H" - Test for independent samples. The collected data indicated that the results concerning both efficiency and effectiveness of the course showed a good level of Derformance. With regard to the efficiency of the course, the RESULTS area obtained the highest rating of interest; the SOCIAL AND CULTURAL CONTEXT, EDUCATIONAL OBJECTIVES, EDUCATIONAL ORGANIZATION, THE STUDENT, THE TEACHER, INTERACTION PROCESSES, METHODS AND TECHNIQUES OF TEACHING AND IMPLEMENTATION areas also obtained a high rating of interest, and the CONTROL OF PERFORMANCE and FEEDBACK areas indicated a lower rating of interest. With regard to the effectiveness of the course within the OUTPUTS area, the level of development of aptitudes obtained the highest rating of interest, while the usefulness of knowledge, stated by the egresses of the course in the job market, obtained a high rating of interest. The conclusions taken from this study have arisen some suggestions that could validate the planning of the staff coordination of the Course Technician in Data Processing from UFRGS.
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Trata-se de uma pesquisa descritiva que focalizou sua atenção nos componentes da eficiência e da eficácia do mencionado curso, tendo as informações sido coletadas, junto a coordenação do curso, 160 alunos, 35 professores, 94 egressos do curso em questão e de 45 empresários. O quadro teórico fundamentou-se em um modelo global de avaliação, denominado "Paradigma para análise do ensino" (Marques, 1976), permitindo focalizar, tanto a eficiência, como a eficácia do ensino, através dos seguintes componentes: 1 - contexto sócio-cultural; 2 - objetivos educacionais; 3- organização do ensino; 4 - o aluno; 5 - o professor; 6 -processos de interação; 7 - métodos e técnicas de ensino; 8 - implementação do ensino; 9 - custos; 10- controle de execução; 11 - resultados; e 12 - feedback. A pesquisa desenvolveu-se através da aplicação de um formulário e de dois instrumentos constituídos de 66 e 34 itens, respectivamente, cujos níveis de proficiência foram medidos por uma escala do tipo "Likert". Para a análise dos dados foram utilizadas distribuição de frequências, absoluta e relativa, e médias, Teste "U" de Student, para amostras relacionadas, Teste "U" de Mann-Whitney e Teste H" de Kruskal-Wallis, para amostras independentes. Os dados levantados revelaram que os resultados referentes, tanto à eficiência quanto à eficácia do curso mostram um bom nível de desempenho do mencionado curso. Com relação à eficiência do curso, a área que obteve mais elevado grau de favorabilidade foi a de RESULTADOS; as áreas CONTEXTO SÓCIO-CULTURAL, OBJETIVOS EDUCACIONAIS, ORGANIZAÇÃO DO ENSINO, ALUNO, PROFESSOR, PROCESSOS DE INTERAÇÃO, MÉTODOS E TÉCNICAS DE ENSINO, e IMPLEMENTAÇÃO DO ENSINO também tiveram alto grau de favorabilidade, enquanto as áreas CONTROLE DE EXECUÇÃO e FEEDBACK revelaram o menor grau de favorabilidade. Em relação à eficácia do curso, dentro da área RESULTADOS; o nível de desenvolvimento das HABILIDADES obteve o mais elevado grau de favorabilidade, enquanto c\ utilidade dos CONHECIMENTOS, manifestes pelo egresso do curso, no mercado de trabalho, obteve alto grau de favorabilidade. A partir das conclusões do estudo, apresentam-se algumas recomendações que poderiam fundamentar o planejamento da coordenação do Curso de Tecnólogo em Processamento de Dados da UFRGS.#$&The objective of this study was to evaluate the adjustment of the Course Technician in Data Processing from UFRGS to the job market available in the south region, taking into account information given by the course staff coordination and from observations made by students, teachers, egresses, and undertakers. It is a descriptive research centered on the efficiency and effectiveness of the component parts of this course. The information was collected from the course staff, 160 students, 35 teachers, 94 egresses from this course and 45 undertakers . The theory, based on an over-all model of evaluation called "Paradigm to an analysis of education" (Marques, 1.9 76), allowed the focus on efficiency as well as effectiveness of education, through the following component parts: 1 - social and cultural context; 2 - educational, objectives; 3-educational organization; 4 - the student; 5 - the teacher; 6 - interaction processes; 7 - methods and techniques of teaching; 8 implementation; 9 - expenses; 10 - control of performance? 11 - results; 12 - feedback. The research was developed through the application of two forms and two inventories, composed respectively of 66 and 34 items, and their levels of proficiency were measured by a scale of the "Likert" method. 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