Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /

Esta tese tem por objetivo refletir sobre o lugar do segredo na adolescência, tendo por base empírica sete casos clínicos de pacientes hospitalizados na unidade de psiquiatria. A temática aponta vários desdobramentos: a preocupação dos pacientes, nem sempre explicita, quanto ao segredo médico, o seg...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Rolim, Raquel Alencar Barreira., Guyomard, Patrick, Université Paris Diderot
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/241726
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-162113
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Psiquiatria do adolescente -
Tese
Médico e paciente -
Tese
Ética psiquiátrica -
Tese
Segredos profissionais -
Médicos -
Tese
spellingShingle Psiquiatria do adolescente -
Tese
Médico e paciente -
Tese
Ética psiquiátrica -
Tese
Segredos profissionais -
Médicos -
Tese
Rolim, Raquel Alencar Barreira.
Guyomard, Patrick
Université Paris Diderot
Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
description Esta tese tem por objetivo refletir sobre o lugar do segredo na adolescência, tendo por base empírica sete casos clínicos de pacientes hospitalizados na unidade de psiquiatria. A temática aponta vários desdobramentos: a preocupação dos pacientes, nem sempre explicita, quanto ao segredo médico, o segredo da sessão clínica e o direito a ter um segredo. Os questionamentos evocam também a preservação da intimidade e do pensamento secreto de adolescentes. Os casos tratados na tese extremamente diferentes, tocam o tema do segredo de forma singular no que diz respeito à relação paciente/ equipe/ família / instituição. São pacientes que interpelam a equipe sobre os limites do tratamento e sobre o sentimento de invasão, sobretudo presente quando emergem situações que évoqua risco de morte. Os adolescentes em questão se encontram em situação de crise e apresentam sintomas tais como : depressão, mutismo, bulimia, auto-agressão e outros solicitando assim um quadro terapeutico rígido e invasivo. A articulação entre prática terapeutica e teoria psicanalítica provoca reflexões sobre o direito e a necessidade de segredo, fundamentais para o bom funcionamento do Eu, questionando a posição da equipe médica diante do sentimento do paciente de violação de sua intimidade. A pesquisa concluiu que a relação destes adolescentes com o segredo põe em questão as intervenções institutionais e a prática profissional de terapeutas. Emerge em tais circunstâncias o paradoxo da ética e da subjetividade do paciente quanto ao direito de velar e relevar. #$&Cette thèse ouvre un débat sur la place du secret, à partir de l'exposé de sept histoires d'adolescents hospitalisés dans une unité psychiatrique. Cette thématique pointe divers aspects : l'inquiétude des patients pas toujours explicite autour du secret médical, le secret de séance et le droit des patients d'avoir un secret. Ce qui amène à s'interroger sur la préservation de l'intimité et de la pensée secrète chez l'adolescent. Ces cas très différents touchent au thème du secret de façon très singulière en ce qui concerne la relation patient/ équipe soignante/ famille/ institution. Ce sont des patients qui interpellent l'équipe sur les limites du soin et sur le sentiment d'intrusion, surtout présent quand il s'agit de situations de mise en danger. Ces adolescents en situation de crise présentent des symptômes tels que : dépression, mutisme, boulimie, auto-agression, entre autres, et font appel ainsi à un cadre thérapeutique strict. L'articulation entre pratique et théorie nous conduit à des réflexions sur le droit et le besoin de secret, fondamentaux pour le bon fonctionnement du Je, et vient questionner la position de l'équipe de soin face au sentiment de viol de l'intimité éprouvé par le patient. La recherche conclut que la relation de ces adolescents avec le secret vient questionner les interventions institutionnelles et la pratique professionnelle des soignants. De ceci émerge des paradoxes entre l'éthique, et la subjectivité des patients quant à leur droit de voiler ou dévoiler. #$&This thesis has an objective to reflect on the place of the secret in the adolescence, having for empirical base seven clinical cases of hospitalized patients in the psychiatry unit. The thematic points some unfoldings: the concern of the patients, not always explicit, regarding the medical secret, the secret of the clinical session and the right to have a secret. The questionings also evoke the preservation of the intimacy and the private secret thoughts of adolescents. The cases in this thesis are extremely different. They address the subject of the secret in a singular form in relationship with patient/ medical staff/ family/ institution. These patients challenge the medical team on the limits of the treatment and the feeling of invasion, over all presented when situations involve death risk. The adolescents treated are in a crisis situation and present symptoms such as: depression, mutism, bulimia, auto-aggression and others that request a rigid and invasive therapeutic treatment. The articulation between therapeutic practice and psychoanalyses theory provoke reflections on the right and the necessity of secret, fundamentally good for the functioning of the self, questioning the position of the medical team regarding to the feeling of violation of the patient's privacy. The research concluded that the relation of these adolescents with the secret puts in question the institutional interventions and the professional practice of therapists. In such circumstances emerge the paradox of the ethics and the subjectivity of the patient to guard and to reveal.
format Tese
author Rolim, Raquel Alencar Barreira.
Guyomard, Patrick
Université Paris Diderot
author_facet Rolim, Raquel Alencar Barreira.
Guyomard, Patrick
Université Paris Diderot
author_sort Rolim, Raquel Alencar Barreira.
title Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
title_short Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
title_full Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
title_fullStr Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
title_full_unstemmed Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
title_sort voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/241726
work_keys_str_mv AT rolimraquelalencarbarreira voileretdevoilerladolescenthospitaliseenpsychiatrieetlapriseenchargeinstitutionnelle
AT guyomardpatrick voileretdevoilerladolescenthospitaliseenpsychiatrieetlapriseenchargeinstitutionnelle
AT universiteparisdiderot voileretdevoilerladolescenthospitaliseenpsychiatrieetlapriseenchargeinstitutionnelle
_version_ 1766827472959045632
spelling oai:localhost:123456789-1621132022-10-06T17:27:05Z Voiler et dévoiler : l'adolescent hospitalisé en psychiatrie et la prise en charge institutionnelle / Rolim, Raquel Alencar Barreira. Guyomard, Patrick Université Paris Diderot Psiquiatria do adolescente - Tese Médico e paciente - Tese Ética psiquiátrica - Tese Segredos profissionais - Médicos - Tese Esta tese tem por objetivo refletir sobre o lugar do segredo na adolescência, tendo por base empírica sete casos clínicos de pacientes hospitalizados na unidade de psiquiatria. A temática aponta vários desdobramentos: a preocupação dos pacientes, nem sempre explicita, quanto ao segredo médico, o segredo da sessão clínica e o direito a ter um segredo. Os questionamentos evocam também a preservação da intimidade e do pensamento secreto de adolescentes. Os casos tratados na tese extremamente diferentes, tocam o tema do segredo de forma singular no que diz respeito à relação paciente/ equipe/ família / instituição. São pacientes que interpelam a equipe sobre os limites do tratamento e sobre o sentimento de invasão, sobretudo presente quando emergem situações que évoqua risco de morte. Os adolescentes em questão se encontram em situação de crise e apresentam sintomas tais como : depressão, mutismo, bulimia, auto-agressão e outros solicitando assim um quadro terapeutico rígido e invasivo. A articulação entre prática terapeutica e teoria psicanalítica provoca reflexões sobre o direito e a necessidade de segredo, fundamentais para o bom funcionamento do Eu, questionando a posição da equipe médica diante do sentimento do paciente de violação de sua intimidade. A pesquisa concluiu que a relação destes adolescentes com o segredo põe em questão as intervenções institutionais e a prática profissional de terapeutas. Emerge em tais circunstâncias o paradoxo da ética e da subjetividade do paciente quanto ao direito de velar e relevar. #$&Cette thèse ouvre un débat sur la place du secret, à partir de l'exposé de sept histoires d'adolescents hospitalisés dans une unité psychiatrique. Cette thématique pointe divers aspects : l'inquiétude des patients pas toujours explicite autour du secret médical, le secret de séance et le droit des patients d'avoir un secret. Ce qui amène à s'interroger sur la préservation de l'intimité et de la pensée secrète chez l'adolescent. Ces cas très différents touchent au thème du secret de façon très singulière en ce qui concerne la relation patient/ équipe soignante/ famille/ institution. Ce sont des patients qui interpellent l'équipe sur les limites du soin et sur le sentiment d'intrusion, surtout présent quand il s'agit de situations de mise en danger. Ces adolescents en situation de crise présentent des symptômes tels que : dépression, mutisme, boulimie, auto-agression, entre autres, et font appel ainsi à un cadre thérapeutique strict. L'articulation entre pratique et théorie nous conduit à des réflexions sur le droit et le besoin de secret, fondamentaux pour le bon fonctionnement du Je, et vient questionner la position de l'équipe de soin face au sentiment de viol de l'intimité éprouvé par le patient. La recherche conclut que la relation de ces adolescents avec le secret vient questionner les interventions institutionnelles et la pratique professionnelle des soignants. De ceci émerge des paradoxes entre l'éthique, et la subjectivité des patients quant à leur droit de voiler ou dévoiler. #$&This thesis has an objective to reflect on the place of the secret in the adolescence, having for empirical base seven clinical cases of hospitalized patients in the psychiatry unit. The thematic points some unfoldings: the concern of the patients, not always explicit, regarding the medical secret, the secret of the clinical session and the right to have a secret. The questionings also evoke the preservation of the intimacy and the private secret thoughts of adolescents. The cases in this thesis are extremely different. They address the subject of the secret in a singular form in relationship with patient/ medical staff/ family/ institution. These patients challenge the medical team on the limits of the treatment and the feeling of invasion, over all presented when situations involve death risk. The adolescents treated are in a crisis situation and present symptoms such as: depression, mutism, bulimia, auto-aggression and others that request a rigid and invasive therapeutic treatment. The articulation between therapeutic practice and psychoanalyses theory provoke reflections on the right and the necessity of secret, fundamentally good for the functioning of the self, questioning the position of the medical team regarding to the feeling of violation of the patient's privacy. The research concluded that the relation of these adolescents with the secret puts in question the institutional interventions and the professional practice of therapists. In such circumstances emerge the paradox of the ethics and the subjectivity of the patient to guard and to reveal. 1 2022-10-06T17:27:05Z 2022-10-06T17:27:05Z 2012. Tese 616.89-053.6 R748v TESE 241726 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/241726 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/241726