Bagatelas d`Alma compositor e intérprete, co-participes no processo criativo /

A partir de um recém-criado duo (viola e contrabaixo) surgiu um insight de trazer este diálogo musical para o ambiente acadêmico. Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinicius Gomes no contrabaixo e prof. Paulo França (violista convidado)...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Antônio Vinicius Gomes da., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/23238/1/AntonioViniciusGomesDaSilva_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A partir de um recém-criado duo (viola e contrabaixo) surgiu um insight de trazer este diálogo musical para o ambiente acadêmico. Este trabalho aborda basicamente a interação entre o compositor Samuel Cavalcanti e os intérpretes Vinicius Gomes no contrabaixo e prof. Paulo França (violista convidado), e tem por finalidade a discussão sobre fatores íntimos e relacionais da criação musical em colaboração direta com os intérpretes na elaboração de ideias musicais. A obra Bagatelas d`Alma para contrabaixo (acústico e elétrico) e viola, foi concebida em especial para este trabalho. é uma peça idealizada em nove movimentos, muitos dos quais inspirados em ditos relacionados à palavra "alma". Também está pensada para incluir intervenções eletrônicas tais como: gravações intra-uterinas e pós-parto; além de bricolagens eletrônicas com canções publicitárias de campanhas (jingles) e vozes superpostas, seja de personalidades conhecidas seja dos próprios intérpretes no ato da performance. Outro aspecto eletrônico adicional é o uso de efeitos de amplificação e intervenções em tempo real como o uso de microfones, pedal e baixo elétrico. A concepção - o processo criativo em si e suas peculiaridades-, portanto, mais do que propriamente a execução, é o objeto central do presente trabalho: a relação de afeto do conhecimento interpretativo, das curiosidades do executante, suas indagações; e as provocações do compositor, seus questionamentos e a discussão que fez brotar uma obra ainda in forme (work in progress). Para tanto, foran utilizadas na metodologia aspectos composicionais e interpretativos, pesquisa bibliográfica, registro de conversas e gravações de áudio, bem como referenciais teóricos como Bartolozzi (1982), Borém (1998), Domenici(2005), Ray(2010) dentre outros. o resultado final da pesquisa é compilar num único documento informações que ofereçam subsídios auxiliadores a compositores e interpretes para o pensar e o fazer musical colaborativo.#$&From a newly created duo (viola and contrabass) came an insight to bring this musical dialogue to the acedemic environment. This paper mainly deals with the relationship betwenn the composer Samuel Cavalcanti and intérpreters Vinicius Gomes on bass and Prof. Paulo França (gueest violist) and is intended for the discussion of intimate and relational factors of musical creation in direct colaboration with the performer´s musical ideas. The piece Bagatela d`Alma for double bass (acoustic and eletric) and viola, was made especially for this work. It is a piece formed of nine movements, many of which are inspired by said related word "soul". It also includes eletronic intervetions such as intrauterine recordings and postpartum; eletronic bricolage with public songs campaigns (jingles), overlapping voices form personalities and interpreters themselves in the act of performance. An additional eletronic feature is the use of amplification effects pedal. The conception -, the creative process and its peculiarities-, betwenn the, more than actual performance is the central object of this study: the relationship affection of interpretative knowledge, the performer is curiosities, their questions and the provocation of the composer, his questions and the discussion that brought fort a work still in form (work in progress). Therefore, we used as methology compositonal and interpretative aspects, literature, conversation recording and audio recordings, as well as theoretical references such BARTOLOZZI (1982), BORÈM(1998), DOMENICI (2005),RAY(2010) among others. The final result of this research is to compile in a single document information that provides subsidies that can help composers and interpreters to think about the collaborative music making.