A afetividade na educação musical um estudo em dois centros de referência de educação infantil em João Pessoa - PB /

A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Melo, Rodrigo Alves de., Santa Rosa, Amélia Martins Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/22647/1/RodrigoAlvesDeMelo_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A educação infantil é um campo rico de descobertas, onde a aprendizagem é construída de forma simples e lúdica, de modo a facilitar a compreensão das crianças. Em especial, as aulas de música nessa faixa etária são proporcionadas para uma aprendizagem prática e prazerosa, onde o que importa não é a criança decodificar símbolos musicais, mas sim, vivenciar a música através do corpo e da emoção. Nesse contexto, há ainda o fato de que existem muitos estudos que tratam da afetividade na aprendizagem de crianças que são assistidas em creches. O presente trabalho buscou mergulhar no universo específico da educação musical que acontece em dois Centros de Referencia em Educação Infantil da cidade de João Pessoa-PB analisando a presença e o papel da afetividade nas relações entre as professoras de educação musical e seus alunos. Como aporte teórico, compreendemos que, segundo Gutman (2015), as crianças são seres fusionais, o que significa que elas se misturam emocionalmente com as pessoas que as cercam. Já as diretrizes, termos e leis que regem a educação infantil e defendem a importância de uma educação baseada no afeto para o desenvolvimento e aprendizagem da criança em todos os seus aspectos. Além destas, encontramos muitas teorias que dissertam acerca da afetividade na aprendizagem, como Piaget e Wallon, que afirmam que quanto menor a criança, maior a importância da afetividade para o processo da aprendizagem. Como procedimentos para a investigação, observaram-se aulas de música de duas professoras através de uma pesquisa de campo, com ênfase qualitativa. Utilizou-se ainda ferramentas como entrevistas com professoras e gravações em áudio das aulas com as crianças. Após a análise dos dados, foram construídas quatro categorias para descrever o papel da afetividade dentro dos contextos pesquisados: concepções iniciais sobre atividade, sobre a afetividade na formação do educador musical, a prática docente enquanto espaço construtor da afetividade, a afetividade presente nas interações entre professor e aluno. Os resultados advindos da pesquisa revelam que os professores atuantes nos CREIs, mesmo com pouca formação acadêmica sobre o tema, interagem com com seus alunos de forma afetuosa, fazendo com que a aprendizagem ocorra em um ambiente onde os alunos se sentem respeitados e acolhidos nas aulas de música.#$&Early childhood education is a rich field of discovery, where learning is constructed in a simple and playful way, so as to facilitade the understang of childrem. In particular, music classes in this age group are provided for pratical and enjoyable learning, where it is not child´s job to decode musical symbols but to experience music through the body and emotion. In this context, there is still the fact that there are many studies that deal with the affectivity in the learning of childrem who are assisted in kindergartens. The present work sought to delve into the specific universe of musical education that takes place in two Reference Centers for infantile Education in the city of João Pessoa-PB, analyzing the presence and the role of acctivity in the relations between music education teachers and their students. As a theoretical contribuiton, we undrestand that, acording to Gutman (2015), childrem are fusion beings, wich means that they mix emotionally with the people that surround them. The guidelines, terms and laws that govern children`s education and defend the importance of it for the development and learning of children emphasize that the education of children aims at the integral development of the child in all its aspects. In addition to hese, which affirm that the smaller the child, the greater the importance of affectivity for the learning process. As produres for the investigation, music lessons of two teachers were observed through a field research, with qualitative emphasis. We also used tools such as interviews with teachers and audio recordings of classes with children. After analyzing the data, four categories were constructed to describe the role of affctivity within the contexts studied: Inital conceptions about affctivity, affectivity in the formation of the musical educador, the teaching pratice as a contructive space of affectivitty, the affectivity present in the interactions between teacher and student. The results of the research reveal that teachers who work in CREIs, even with little academic training on the subject, interact with their students affectionately making learning happen in an environment where students feel respected and welcomed in the classes music.