Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/

Resumo: Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo as relações entre tecnologias digitais e novas formas de sociabilidades compreendidas nos usos de tecnologias digitais (TDs) por quatorze alunos de duas escolas públicas estaduais do município de São Luís-MA. Partimos do pressuposto que os alunos,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Santos, Maria José dos., Sousa, Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21948
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-160192
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1601922022-10-06T16:50:50Z Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/ Santos, Maria José dos. Sousa, Maria das Graças Pinto Coelho, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Socialização escolar - Tese. Sociabilidades digitais - Tese. Tecnologias digitais - Tese. Sentidos - Tese. School Socialization. Digital Sociabiltiesi. Digital Technologies. Senses Resumo: Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo as relações entre tecnologias digitais e novas formas de sociabilidades compreendidas nos usos de tecnologias digitais (TDs) por quatorze alunos de duas escolas públicas estaduais do município de São Luís-MA. Partimos do pressuposto que os alunos, ao usarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar produzem sociabilidades digitais que podem provocar deslocamentos nos processos de socialização escolar. Nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos por alunos da escola pública quanto as tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar. Utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Apropriamo-nos da palavra enquanto ato concreto do sujeito como unidade de análise, pela riqueza de sentidos que ela carrega. Os sentidos apreendidos no processo de escuta e análise dos dados confirmaram o pressuposto inicial elaborado no processo de construção do objeto da pesquisa. Tentamos com este estudo contribuir para o conjunto de pesquisas sobre tecnologias e sociabilidades, e ainda sobre a relação escola, alunos e tecnologias digitais no contexto da escola e seu cotidiano.#$&Abstract: We studied the relationships in this research between technologies and news forms of sociabilities understood uses of digital technologies (TDs) by fourteen students of two State public schools of the city of São Luis MA. We assumed that the students to use News Information and Communication Technologies (TIC) in school space produce digital sociabilities that can causes shifts socialization process. We have as main objective understand assigned meaning for public school students in the terms of information and communication technologies in the school space. We use as main reference unit interviews conducted and interpreted by means of the methodology of the Comprehensive Interview. We take the word while the subject concrete act as analysis unit the richness of meanings that word has. The meanings revealed in the process of listening and analysis of date confirmed the initial assumption developed in course of the construction of the search object. We tried this study contribute to the research on technologies and social arrangements and relationship school students and digital technologies in the context of the school and their daily lives. 1 2022-10-06T16:50:50Z 2022-10-06T16:50:50Z 2016. Tese 37.091.3:004 S237s TESE 239045 http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21948 http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21948
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Socialização escolar -
Tese.
Sociabilidades digitais -
Tese.
Tecnologias digitais -
Tese.
Sentidos -
Tese.
School Socialization.
Digital Sociabiltiesi.
Digital Technologies.
Senses
spellingShingle Socialização escolar -
Tese.
Sociabilidades digitais -
Tese.
Tecnologias digitais -
Tese.
Sentidos -
Tese.
School Socialization.
Digital Sociabiltiesi.
Digital Technologies.
Senses
Santos, Maria José dos.
Sousa, Maria das Graças Pinto Coelho,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/
description Resumo: Nesta pesquisa, temos como objeto de estudo as relações entre tecnologias digitais e novas formas de sociabilidades compreendidas nos usos de tecnologias digitais (TDs) por quatorze alunos de duas escolas públicas estaduais do município de São Luís-MA. Partimos do pressuposto que os alunos, ao usarem as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC) no espaço escolar produzem sociabilidades digitais que podem provocar deslocamentos nos processos de socialização escolar. Nosso objetivo é compreender os sentidos atribuídos por alunos da escola pública quanto as tecnologias da informação e comunicação no espaço escolar. Utilizamos como unidade principal de referência entrevistas realizadas e interpretadas por meio da metodologia da Entrevista Compreensiva. Apropriamo-nos da palavra enquanto ato concreto do sujeito como unidade de análise, pela riqueza de sentidos que ela carrega. Os sentidos apreendidos no processo de escuta e análise dos dados confirmaram o pressuposto inicial elaborado no processo de construção do objeto da pesquisa. Tentamos com este estudo contribuir para o conjunto de pesquisas sobre tecnologias e sociabilidades, e ainda sobre a relação escola, alunos e tecnologias digitais no contexto da escola e seu cotidiano.#$&Abstract: We studied the relationships in this research between technologies and news forms of sociabilities understood uses of digital technologies (TDs) by fourteen students of two State public schools of the city of São Luis MA. We assumed that the students to use News Information and Communication Technologies (TIC) in school space produce digital sociabilities that can causes shifts socialization process. We have as main objective understand assigned meaning for public school students in the terms of information and communication technologies in the school space. We use as main reference unit interviews conducted and interpreted by means of the methodology of the Comprehensive Interview. We take the word while the subject concrete act as analysis unit the richness of meanings that word has. The meanings revealed in the process of listening and analysis of date confirmed the initial assumption developed in course of the construction of the search object. We tried this study contribute to the research on technologies and social arrangements and relationship school students and digital technologies in the context of the school and their daily lives.
format Tese
author Santos, Maria José dos.
Sousa, Maria das Graças Pinto Coelho,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Santos, Maria José dos.
Sousa, Maria das Graças Pinto Coelho,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Santos, Maria José dos.
title Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/
title_short Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/
title_full Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/
title_fullStr Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/
title_full_unstemmed Sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de São Luís (MA)/
title_sort sociabilidades: deslocamentos em fluxos nos usos de tecnologias digitais por alunos de duas escolas públicas de são luís (ma)/
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/21948
work_keys_str_mv AT santosmariajosedos sociabilidadesdeslocamentosemfluxosnosusosdetecnologiasdigitaisporalunosdeduasescolaspublicasdesaoluisma
AT sousamariadasgracaspintocoelho sociabilidadesdeslocamentosemfluxosnosusosdetecnologiasdigitaisporalunosdeduasescolaspublicasdesaoluisma
AT universidadefederaldoriograndedonorte sociabilidadesdeslocamentosemfluxosnosusosdetecnologiasdigitaisporalunosdeduasescolaspublicasdesaoluisma
_version_ 1766809519835316224