O consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos: constituindo identidades infantis na contemporaneidade/

Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil identidade infantil erotizada a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Es...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Clara Beatriz Santos Pereira da., Momo, Mariangela, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21984
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Esta dissertação teve como objeto de estudo a constituição de uma determinada identidade infantil identidade infantil erotizada a partir do consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos e suas manifestações em uma escola de educação infantil do Natal-RN. Fundamentando-se nos Estudos Culturais em Educação, em uma vertente pós-estruturalista, o presente estudo objetivou evidenciar e problematizar como o consumo cultural das músicas pop com conteúdos eróticos contribui na constituição de uma identidade infantil erotizada. Entende-se que a infância é uma construção cultural, social e histórica, sujeita a mudanças relacionadas aos contextos nos quais as crianças estão envolvidas. Dito isso, destaca-se que na contemporaneidade estabelecem-se condições culturais peculiares que produzem novas formas de ser criança e de viver a infância. A partir desse pressuposto, considerou-se que os discursos das músicas pop com conteúdos eróticos, e determinadas práticas a elas relacionadas, têm efeitos nos modos de ser criança na contemporaneidade e operam sobre a constituição de uma identidade infantil erotizada. Assim, buscou-se a inspiração na análise do discurso foucaultiana aportes para compreender os discursos que atravessam as músicas e as falas das crianças. Também como estratégias metodológicas, realizou-se um olhar de inspiração etnográfica sobre as crianças pesquisadas em uma escola pública de Educação Infantil do município de Natal no Rio Grande do Norte/Brasil, por meio de registros em um diário de campo sobre as práticas do cotidiano escolar das crianças que tinham relação com as questões da pesquisa. A análise incidiu sobre os fragmentos das letras extraídas das músicas pop com conteúdos eróticos; os discursos das crianças e práticas observadas e registrados no contexto escolar que tinham relação com as músicas pop com conteúdos eróticos e alguns materiais do âmbito cultural que fazem referência às músicas pop com conteúdos eróticos em circulação na atualidade. Diante das análises realizadas foi possível evidenciar, entre outros achados, que as crianças da contemporaneidade, em meio aos efeitos das músicas pop com conteúdos eróticos, investem em práticas corporais que contribuem na construção de um corpo sensual e erotizado. Evidencia-se, ainda, que as músicas em questão operam na produção de modos adultizados de ser criança, marcados pelo borramento de fronteiras de gerações. Tais aspectos contribuem em potencial para a formação de identidades infantis erotizadas.#$&Abstract: This work focused on the constitution of child identity, in particular, the eroticization of child identity based on the cultural consumption of pop songs with erotic content and its materialization in a specific kindergarten school from the city of Natal, Brazil. The present study aimed to highlight and discuss how cultural consumption of pop songs with erotic content contributes to the formation of eroticized children's identities, supported by Cultural Studies in Education in a post-structuralism aspect. It is known that childhood has a cultural, social and historical background, subject to changes related to the situations in which children are involved. Accordingly, it is emphasized that the contemporaneity set up unique conditions that produce new ways of being a child and living childhood again. From this statement, it was considered that the pop songs lyrics with erotic content and certain practices related to them, have effects on the ways of being a child in contemporaneity and operate on the constitution of an eroticized child identity. Thus, it sought inspiration in Foucault's discourse analysis contributions to understand the lyrics content and the children s speeches. As well as methodological strategies, there was an ethnographic inspiration look at the children surveyed in a kindergarten school from the city of Natal, through entries posted in a journal about the children daily activities that were related to the research questions. The analysis focused on the fragments of the pop songs lyrics with erotic content; the children speeches and actions were observed and recorded in the school context that were related to the pop songs with erotic content and some of the cultural framework materials that refer to pop songs with erotic content in circulation nowadays. Therefore, it was possible to show, among other findings, that children of contemporaneity along with the effects of pop songs with erotic content invest in bodily movements that contribute to the construction of a sensual and eroticized body. Also, it is evident that the songs in question demonstrate a morally wrong adult behavior of being a child, marked by conflicts of generations. These aspects contribute in potential for the formation of eroticized children's identitie