Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/

Resumo: A dissertação aborda a temática formação do leitor literário no contexto escolar . Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Ana Raquel Severiano., Freitas, Alessandra Cardoso de, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21982
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-160103
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1601032022-10-06T16:49:16Z Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/ Silva, Ana Raquel Severiano. Freitas, Alessandra Cardoso de Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Escolarização - Dissertação. Texto literário - Dissertação. Livro didático - Dissertação. Leitura - Dissertação. Education. Literacy text. Textbook. Reading Resumo: A dissertação aborda a temática formação do leitor literário no contexto escolar . Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.#$&Abstract: The dissertation approaches the subject "formation of the literary reader in the school context". It chooses as study object the presence of the literary text in the textbook, in order to describe the schooling aspects of the literary text in the Portuguese textbook for the 1st year of primary school. We used the collections approved by the National Textbook Program (PNLD 2016) for the 1st year of primary school, adopted for the triennium of 2016/2017/2018. Specifically, we aimed to: a) identify the incidence of literary texts; b) identify the genres and most included authors; c) describe the objectives and reading strategies that underlie the activities directed to the literary texts. The research is qualitative of descriptive type, taking as basis the method of Content Analysis (BARDIN, 2011) in the treatment of quantitative and qualitative data. To the understanding of the literary text we used Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003), Cascudo (1984) and Manila (2006). We discussed the literary text educational process and the concept of textbook from Soares (2001) and Batista (2009) studies. We used the Methodology of Scaffolding Reading through the propositions of Graves and Graves (1995), the contributions of Iser (1999) in the Aesthetics of Reception, and of Solé (1998) in her research on reading strategies. The results of this survey reveal progress and gaps in the educational process presence of literary texts in the textbook, showing the need to expand the teaching of reading comprehension strategies, fundamental to the teaching mediation in the formation of the reader. 1 2022-10-06T16:49:16Z 2022-10-06T16:49:16Z 2016. Dissertação 37.016:002(075) S586e DISSERT 238930 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21982 http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21982
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Escolarização -
Dissertação.
Texto literário -
Dissertação.
Livro didático -
Dissertação.
Leitura -
Dissertação.
Education.
Literacy text.
Textbook.
Reading
spellingShingle Escolarização -
Dissertação.
Texto literário -
Dissertação.
Livro didático -
Dissertação.
Leitura -
Dissertação.
Education.
Literacy text.
Textbook.
Reading
Silva, Ana Raquel Severiano.
Freitas, Alessandra Cardoso de
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/
description Resumo: A dissertação aborda a temática formação do leitor literário no contexto escolar . Elege como objeto de estudo a presença do texto literário no livro didático, com o objetivo de descrever aspectos da escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa do 1º ano do Ensino Fundamental. Utilizamos Tomamos como corpus coleções aprovadas pelo Programa Nacional do Livro Didático (PNLD 2016) para o 1º ano do Ensino Fundamental, adotadas para o triênio de 2016/2017/2018. Especificamente, objetivamos: a) identificar a incidência de textos literários; b) identificar os gêneros e autores mais contemplados; c) descrever os objetivos e as estratégias de leitura que fundamentam as atividades com textos literários. A pesquisa é de natureza bibliográfica do tipo descritiva, fundamentando-se na Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011) no tratamento de dados quantitativos e qualitativos. Para compreensão do texto literário recorremos a Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003),Cascudo(1984) e Manila (2006). Discutimos o processo de escolarização do texto literário e o conceito de livro didático a partir dos estudos de Soares (2001) e Batista (2009). Recorremos à Metodologia da Leitura por Andaimes através das proposições de Graves e Graves (1995), as contribuições de Iser (1999) na Estética da Recepção, bem como de Solé (1998) em suas pesquisas sobre as estratégias de leitura. Os resultados dessa pesquisa revelam avanços e lacunas no processo de escolarização do texto literário no livro didático, evidenciando a necessidade de ampliação do ensino das estratégias de compreensão leitora, fundamentais para a mediação docente na formação do leitor.#$&Abstract: The dissertation approaches the subject "formation of the literary reader in the school context". It chooses as study object the presence of the literary text in the textbook, in order to describe the schooling aspects of the literary text in the Portuguese textbook for the 1st year of primary school. We used the collections approved by the National Textbook Program (PNLD 2016) for the 1st year of primary school, adopted for the triennium of 2016/2017/2018. Specifically, we aimed to: a) identify the incidence of literary texts; b) identify the genres and most included authors; c) describe the objectives and reading strategies that underlie the activities directed to the literary texts. The research is qualitative of descriptive type, taking as basis the method of Content Analysis (BARDIN, 2011) in the treatment of quantitative and qualitative data. To the understanding of the literary text we used Compagnon (2003), Culler (1999), Colomer (2003), Cascudo (1984) and Manila (2006). We discussed the literary text educational process and the concept of textbook from Soares (2001) and Batista (2009) studies. We used the Methodology of Scaffolding Reading through the propositions of Graves and Graves (1995), the contributions of Iser (1999) in the Aesthetics of Reception, and of Solé (1998) in her research on reading strategies. The results of this survey reveal progress and gaps in the educational process presence of literary texts in the textbook, showing the need to expand the teaching of reading comprehension strategies, fundamental to the teaching mediation in the formation of the reader.
format Dissertação
author Silva, Ana Raquel Severiano.
Freitas, Alessandra Cardoso de
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Silva, Ana Raquel Severiano.
Freitas, Alessandra Cardoso de
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Silva, Ana Raquel Severiano.
title Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/
title_short Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/
title_full Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/
title_fullStr Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/
title_full_unstemmed Escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (PNLD 2016)/
title_sort escolarização do texto literário no livro didático de língua portuguesa (pnld 2016)/
publishDate 2022
url http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/21982
work_keys_str_mv AT silvaanaraquelseveriano escolarizacaodotextoliterarionolivrodidaticodelinguaportuguesapnld2016
AT freitasalessandracardosode escolarizacaodotextoliterarionolivrodidaticodelinguaportuguesapnld2016
AT universidadefederaldoriograndedonorte escolarizacaodotextoliterarionolivrodidaticodelinguaportuguesapnld2016
_version_ 1766847957374599168