Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e...
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oai:localhost:123456789-1588192022-10-06T16:25:21Z Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual / Trindade, Brasilena Gottschall Pinto. Farias, Sérgio Coelho Borges. Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos. Universidade Federal da Bahia. Educação especial. Educação inclusiva. Educação musical. Deficientes visuais. O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação), a um grupo de educandos comuns juntos a educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: a) fundamentar os processos referentes à inclusão e à educação musical; b) construir um Programa de Oficina de Música específico para a clientela em foco; c) testar as atividades musicais CLATEC; d) verificar a presença da inclusão entre os envolvidos; d) registrar a inserção dos Temas Transversais no processo de ensino. Esta pesquisa tem sua relevância devido à necessidade de se construir caminhos que possam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, no ensino de música, a ser realizado em espaços educacionais comuns e/ou alternativos. Como referenciais teóricos, serviram de base os documentos nacionais e internacionais de apoio à formação integral do cidadão e os estudos referentes à educação geral, musical e específica de pessoas comuns e daquelas com deficiência visual. Após ter sido construída e testada a Abordagem Musical CLATEC em 1997, reconstruída e pré-textada no Programa de Educação Musical em duas instituições públicas em 2004, ela foi, finalmente, testada e analisada quanto à sua validade e contribuição para futuras pesquisas, considerando este público-alvo específico. Portanto, os caminhos foram projetados, construídos, registrados, analisados e avaliados, no sentido de se verificar a possibilidade da promoção de um ensino de música envolvendo múltiplas atividades, aplicado aos educandos comuns e educandos com deficiência visual. Seus resultados apontam para a possibilidade efetiva do fazer musical, por parte destes atores, desde que seu educador conheça aspectos básicos dos envolvidos, e que sejam adaptados, principalmente, o programa de trabalho a ser aplicado, os espaços físicos e os recursos didáticos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir, significativamente, para a área de música e, consequentemente, para a formação cidadã dos envolvidos. 1 2022-10-06T16:25:21Z 2022-10-06T16:25:21Z 2008. CD-ROM 376 T833a CDR 237177 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/237177 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/237177 |
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O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação), a um grupo de educandos comuns juntos a educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: a) fundamentar os
processos referentes à inclusão e à educação musical; b) construir um Programa de Oficina de Música específico para a clientela em foco; c) testar as atividades musicais CLATEC; d) verificar a presença da inclusão entre os envolvidos; d) registrar a inserção dos Temas Transversais no processo de ensino. Esta pesquisa tem sua relevância devido à necessidade de se construir caminhos que possam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, no ensino de música, a ser realizado em espaços educacionais comuns e/ou alternativos. Como referenciais teóricos, serviram de base os documentos nacionais e internacionais de apoio à formação integral do cidadão e os estudos referentes à educação geral, musical e específica de pessoas comuns e daquelas com deficiência visual. Após ter sido construída e testada a
Abordagem Musical CLATEC em 1997, reconstruída e pré-textada no Programa de Educação Musical em duas instituições públicas em 2004, ela foi, finalmente, testada e analisada quanto à sua validade e contribuição para futuras pesquisas, considerando este público-alvo específico. Portanto, os caminhos foram projetados, construídos, registrados, analisados e avaliados, no sentido de se verificar a possibilidade da promoção de um ensino de música envolvendo múltiplas atividades, aplicado aos educandos comuns e educandos com deficiência visual. Seus resultados apontam para a possibilidade efetiva do fazer musical, por parte destes atores, desde que seu educador conheça aspectos básicos dos envolvidos, e que sejam adaptados, principalmente, o programa de trabalho a ser aplicado, os espaços físicos e
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