Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /

O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Trindade, Brasilena Gottschall Pinto., Farias, Sérgio Coelho Borges., Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos., Universidade Federal da Bahia.
Formato: CD-ROM
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/237177
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-158819
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1588192022-10-06T16:25:21Z Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual / Trindade, Brasilena Gottschall Pinto. Farias, Sérgio Coelho Borges. Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos. Universidade Federal da Bahia. Educação especial. Educação inclusiva. Educação musical. Deficientes visuais. O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação), a um grupo de educandos comuns juntos a educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: a) fundamentar os processos referentes à inclusão e à educação musical; b) construir um Programa de Oficina de Música específico para a clientela em foco; c) testar as atividades musicais CLATEC; d) verificar a presença da inclusão entre os envolvidos; d) registrar a inserção dos Temas Transversais no processo de ensino. Esta pesquisa tem sua relevância devido à necessidade de se construir caminhos que possam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, no ensino de música, a ser realizado em espaços educacionais comuns e/ou alternativos. Como referenciais teóricos, serviram de base os documentos nacionais e internacionais de apoio à formação integral do cidadão e os estudos referentes à educação geral, musical e específica de pessoas comuns e daquelas com deficiência visual. Após ter sido construída e testada a Abordagem Musical CLATEC em 1997, reconstruída e pré-textada no Programa de Educação Musical em duas instituições públicas em 2004, ela foi, finalmente, testada e analisada quanto à sua validade e contribuição para futuras pesquisas, considerando este público-alvo específico. Portanto, os caminhos foram projetados, construídos, registrados, analisados e avaliados, no sentido de se verificar a possibilidade da promoção de um ensino de música envolvendo múltiplas atividades, aplicado aos educandos comuns e educandos com deficiência visual. Seus resultados apontam para a possibilidade efetiva do fazer musical, por parte destes atores, desde que seu educador conheça aspectos básicos dos envolvidos, e que sejam adaptados, principalmente, o programa de trabalho a ser aplicado, os espaços físicos e os recursos didáticos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir, significativamente, para a área de música e, consequentemente, para a formação cidadã dos envolvidos. 1 2022-10-06T16:25:21Z 2022-10-06T16:25:21Z 2008. CD-ROM 376 T833a CDR 237177 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/237177 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/237177
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação especial.
Educação inclusiva.
Educação musical.
Deficientes visuais.
spellingShingle Educação especial.
Educação inclusiva.
Educação musical.
Deficientes visuais.
Trindade, Brasilena Gottschall Pinto.
Farias, Sérgio Coelho Borges.
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos.
Universidade Federal da Bahia.
Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
description O presente estudo, cuja metodologia de pesquisa qualitativa está ancorada no método monográfico ou estudo de caso, tem como objetivo geral testar uma proposta de ensino de música mediante a Abordagem Musical CLATEC (atividades de Construção de Instrumento, Literatura, Apreciação, Técnica, Execução e Criação), a um grupo de educandos comuns juntos a educandos com deficiência visual. Seus objetivos específicos são: a) fundamentar os processos referentes à inclusão e à educação musical; b) construir um Programa de Oficina de Música específico para a clientela em foco; c) testar as atividades musicais CLATEC; d) verificar a presença da inclusão entre os envolvidos; d) registrar a inserção dos Temas Transversais no processo de ensino. Esta pesquisa tem sua relevância devido à necessidade de se construir caminhos que possam promover a inclusão de pessoas com deficiência visual, no ensino de música, a ser realizado em espaços educacionais comuns e/ou alternativos. Como referenciais teóricos, serviram de base os documentos nacionais e internacionais de apoio à formação integral do cidadão e os estudos referentes à educação geral, musical e específica de pessoas comuns e daquelas com deficiência visual. Após ter sido construída e testada a Abordagem Musical CLATEC em 1997, reconstruída e pré-textada no Programa de Educação Musical em duas instituições públicas em 2004, ela foi, finalmente, testada e analisada quanto à sua validade e contribuição para futuras pesquisas, considerando este público-alvo específico. Portanto, os caminhos foram projetados, construídos, registrados, analisados e avaliados, no sentido de se verificar a possibilidade da promoção de um ensino de música envolvendo múltiplas atividades, aplicado aos educandos comuns e educandos com deficiência visual. Seus resultados apontam para a possibilidade efetiva do fazer musical, por parte destes atores, desde que seu educador conheça aspectos básicos dos envolvidos, e que sejam adaptados, principalmente, o programa de trabalho a ser aplicado, os espaços físicos e os recursos didáticos. Espera-se que esta pesquisa possa contribuir, significativamente, para a área de música e, consequentemente, para a formação cidadã dos envolvidos.
format CD-ROM
author Trindade, Brasilena Gottschall Pinto.
Farias, Sérgio Coelho Borges.
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos.
Universidade Federal da Bahia.
author_facet Trindade, Brasilena Gottschall Pinto.
Farias, Sérgio Coelho Borges.
Tourinho, Ana Cristina Gama dos Santos.
Universidade Federal da Bahia.
author_sort Trindade, Brasilena Gottschall Pinto.
title Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
title_short Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
title_full Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
title_fullStr Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
title_full_unstemmed Abordagem musical CLATEC uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
title_sort abordagem musical clatec uma proposta de ensino de música incluindo educandos comuns e educandos com deficiência visual /
publishDate 2022
url https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/237177
work_keys_str_mv AT trindadebrasilenagottschallpinto abordagemmusicalclatecumapropostadeensinodemusicaincluindoeducandoscomunseeducandoscomdeficienciavisual
AT fariassergiocoelhoborges abordagemmusicalclatecumapropostadeensinodemusicaincluindoeducandoscomunseeducandoscomdeficienciavisual
AT tourinhoanacristinagamadossantos abordagemmusicalclatecumapropostadeensinodemusicaincluindoeducandoscomunseeducandoscomdeficienciavisual
AT universidadefederaldabahia abordagemmusicalclatecumapropostadeensinodemusicaincluindoeducandoscomunseeducandoscomdeficienciavisual
_version_ 1766806035375325184