Professoras primárias do Seridó Norte-Rio-Grandense Maria José do Nascimento, Olívia Pereira e Theodora Valle (1927-1947) /

O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas educativas das professoras Maria José do Nascimento, Olivia Pereira e Theodora Valle, na Região do Seridó norte-rio- grandense, entre os anos 1927 a 1947. Nesse período, estas professoras atuaram em instituições de ensino primário como: Escol...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Nanael Simão de., Morais, Maria Arisnete Câmara de, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21490/1/NanaelSimaoDeAraujo_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:O presente trabalho tem por objetivo analisar as práticas educativas das professoras Maria José do Nascimento, Olivia Pereira e Theodora Valle, na Região do Seridó norte-rio- grandense, entre os anos 1927 a 1947. Nesse período, estas professoras atuaram em instituições de ensino primário como: Escolas Rudimentares e Grupos Escolares. As fontes documentais utilizadas em nosso estudo compreendem: artigos de jornais, Mensagens Governamentais, Leis e Decretos, localizados no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte, documentos escolares como: Livro de Ata, Livro de Bens Móveis e Livro de Eventos Escolares, localizados no Grupo Escolar Antônio Batista (situado no município de Jucurutu/RN) e no Grupo Escolar Senador Guerra (situado no município de Caicó/RN), além de depoimentos de ex-alunos, familiares e colegas de profissão destas professoras. Tratando- se de um estudo de caráter histórico, pautado na perspectiva da História Cultural, fundamentamo-nos nas teorizações de Burke (1992), Certau (2002), Chartier (1990) e Morais, M. (1996). Ao pesquisar as práticas educativas dessas professoras primárias mostramos suas contribuições para a formação educacional dos seridoenses, principalmente no ensino da Leitura, da Escrita e do Cálculo, haja vista que, conforme determinava a Lei n° 405, de 29 de novembro de 1916, a instrução primária vigente nas escolas potiguares das primeiras décadas do século XX deveria primar pelo ensino dessas matérias. Expomos também a participação dessas professoras no processo de expansão do ensino primário para o sertão norte-rio-grandense, inclusive nas cidades menores, vilas e povoações seridoenses onde lecionaram essas profissionais.#$&This study aims to analyze the educational practices of teachers Maria José do Nascimento Olivia Pereira and Theodora Valle, in the region Seridó of Rio Grande do Norte, between the years 1927 to 1947. In this period, these teachers worked in primary educational institutions, as rudimentary schools and school groups. The documentary sources used in this study include: newspaper articles, government messages, laws and decrees, located at the Institute of History and Geography of Rio Grande do Norte, school documents such as record book, book of movable property and book of school events located in rthe school Antonio Batista Group (located in the municipality of Jucurutu/RN) and School Group senador Guerra (in the municipality of Caicó/RN), as well as testimonials from former students, family and co workers of these teachers. In the case of a historical character study, based on the perspective of cultural history, it fundamented us in the theorizing of Burke (1992), Certeau (2002) Chartier (1990) and Morais, M. (1996). When researching the educational practices of these primary teachers, we aim to show their contributions to the educational development of seridoenses, especially in the teaching of reading, writing and calculation, given that, a stipulated in Law No. 405 of 29 November 1916, the current primary instruction in schools potiguares in the first decades of the twentieth century should prioritize the teaching of these subjects. We aim also to expose the involvement of these teachers in primary school expansion process for the wilderness of North Rio Grande, even in smaller cities, towns and villages of the Seridó Where these professionals taught.