Os griôs aportam na escola: por uma abordagem metodológica da literatura infantil negra nos anos iniciais do ensino fundamental /

Estuda o processo pedagógico de mediação de leitura de literatura infantil n no contexto da formação do leitor e da educação das relações étnico-raciais nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, em abordagem qualitativa. Conceitua-se literatura infantil negra como o conjunto de obras literárias produz...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Campos Wagner Ramos., Amarilha, Marly, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21705/1/WagnerRamosCampos_DISSERT.pdf
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Descrição
Resumo:Estuda o processo pedagógico de mediação de leitura de literatura infantil n no contexto da formação do leitor e da educação das relações étnico-raciais nos Anos Inicias do Ensino Fundamental, em abordagem qualitativa. Conceitua-se literatura infantil negra como o conjunto de obras literárias produzidas para a infância que representa como tema central aspectos das histórias e das culturas dos povos negros, na diáspora ou no continente africano. A pressão literatura negra sistematizou-se com a coletânea Cadernos Negros, cujos autores ligaram-na diretamente ao histórico de lutas dos movimentos negros brasileiros pela liberdade, igualdade e contra a discriminação racial Justifica-se pelo fato de, após 13 anos da promulgação da Lei 10.639/2003, que obriga ensino de História e Cultura Afro-Brasileira nos estabelecimentos de ensino fundamental e médio, pesquisas apontarem para seu baixo nível de implementação. No ensino de literatura infantil cola corre o risco de promover o primeiro contato dos aprendizes ações distorcidas de si e de seu legado étnico-cultural, contribui com a com represe alienação cultural, que sedimenta o domínio de umas etnias sobre outras. Objetiva investigar possibilidade de trabalho com obras de literatura infantil negra par a construção afirmativa das identidades negras e o combate ao racismo nos AIEF. Parte do pressuposto teórico d que a mediação de leitura literária nos moldes da andaimagem, em uma lógica de formação leitora que privilegie a experiência estética literária, pode influenciar os processos de recepção leitora, dentre eles, a identificação com personagens de ficção, que participa da formação das identidades culturais (HALL, 2000). Recorre a referencial teórico formado pela interseção dos seguintes eixos: mediação pedagógica (VYGOTSKY, 1999) literatura (SOUZA, 2009; AMARILHA, 2012; YUNES, 2015) literatura infantil (CADEMARTORI, 1991; OLIVEIRA, 2010), literatura infantil negra (SILVA, 2012; CUTI, 2010; ALVES, 2012), leitura de ficção e formação do leitor (AMARILHA, 2012, 2013; ISER, 1999; FREITAS, 2005), formação da identidade negra educação das relações étnico-raciais (HALL, 2000, 2006; CANDAU, 2008) Implementou-se uma pesquisa-ação, através da observação participante com intervenção pedagógica unto a uma turma do 3° ano dos AIEF de uma escola estadual de Natal/RN Brasil, que incluiu uma etapa de formação junto à professora e o planejamento e implementação conjuntas de 13 sessões de leitura de 6 obras: Um safári na Tanzânia S. CAIRNS, 2007), O presente de Ossanha (SANTOS, VENEZA, 2006), Kofi e menino de fogo (LOPES, MOREAU, 2008), Bruna e a galinha d angola (ALMEIDA SARAIVA, 2011), As panquecas de Mama Panya (CHAMBERLIN, CAIRNS, 2005) e Anansi, o velho sábio (KALEKI, GOTTING, 2007). Para a coleta de dados, foram utilizados o registro em áudio e vídeo, a entrevista semiestruturada e o diário de campo. O corpus foi composto de 17 sujeitos, com faixa etária entre 7 e 9 anos. Os resultados das análises apontam para a diversidade de resposta dos sujeitos devido à complexidade do problema da identidade étnica, imerso em processos histórico-sociais e psicológicos que atualizam o racismo, o que representa grande desafio aos mediadores, que, por sua vez, a literatura campo promissor para seu enfrentamento, conforme indica esta pesquisa.#$&Studies black children literature mediation pedagogic process in the context of the reader formation and the ethnic-ra relations in the initial series of Primary School in a qualitative approach. Conceptualizes black children literature as a set of literary works produced for childhood that presents as central theme aspects of the History and Culture of black people, in the Diaspora or in the African continent. The expression black literature was systematized since the end of the 1970 by the Collection Cadernos Negros whose authors linked it directly to the historical fight of the Brazilian black movements for freedom, equality and against racial discrimination. It is justified by the fact that, after 13 years of the promulgation of the Law 10.639/2003, that obliges the teaching of in research pinpoint for the History and Afro-Brazilian Culture high and primary school low level of its implementation. In the teaching of Children's Literature, the school take the risk of promoting the pupils' first contact with distorted representations about themselves and their ethnic-cultural legacy, contributing to a cultural alienation, tha sediment the domination of some ethnicities over others. Objectives to nvestigate possible work with Black Children's Literature for an affirmative construction of black's identity and the combat to racism in the primary school. It is based on the theoretica assumption that literary reading mediation in a scaffolding attitude, in a logic of reader's formation that favors the literary aesthetic experience, can influence reader's reception processes, including the identification with fictional charac 2000). Uses a n the formation of cultural identities (Ha that participates theoretical framework formed by the intersection of the following axes: pedagogical (VYGOTSKY, 1999), literature (SOUZA, 2009, AMARILHA, 2012; YUNES, 2015) Children's Literature (CADEMARTORI, 1991; OLIVEIRA, 2010), Black Children's Literature (SILVA, 2012; CUTI, 2010; ALVES, 2012), fiction reading and reader training (AMARILHA, 2012, 2013, ISER, 1999; FREITAS, 2005), formation of black identity and education of ethnic-racial relations (HALL, 2000, 2006; CANDAU 2008). An action research was implemented with participating observation and pedagogic ntervention in a 3d year class from a public state school of Natal-RN, Brazil. It included a formation for the class teacher and the planning and conjunct implementation o reading sessions of 6 books: Um safari na Tanzania (KREBS, CAIRNS, 2007), O e o menino de fogo (LOPES presente de Ossanha (SANTOS, VENEZA, 2006), Kofi MOREAU, 2008), Bruna e a galinha dAngola (ALMEIDA, SARA IVA, 201 As panquecas de Mama Panya (CHAMBERLIN, CAIRNS, 2005) e Anansi, o velho sabio (KALEKI, GOTTING, 2007). For data collecting it were used audio and video register, field journal and semi-structured interview. The corpus was composed of 17 subjects aged between 7 and 9 years. The results of the analyses point to a diversity of the subjects' response due to the complexity of the ethnic identity problem, immerse in historic-social and psychological processes that actualize racism, which represents great challenge to the mediators, that, on their turn, have in literature a promising field fo acing it, as this research indicates.