Processo de elaboração do Plano Municipal de Educação do Assú/RN e a participação dos professores /

Resumo: Este trabalho discute a participação dos professores na formulação de políticas públicas de educação a partir da análise do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação do Assú/RN 2003/2013. A abordagem visa à compreensão e à participação dos educadores no sentido de garantir a inco...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Márcio Jocerlan de., Queiroz, Maria Aparecida de, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/236164
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: Este trabalho discute a participação dos professores na formulação de políticas públicas de educação a partir da análise do processo de elaboração do Plano Municipal de Educação do Assú/RN 2003/2013. A abordagem visa à compreensão e à participação dos educadores no sentido de garantir a incorporação de propostas que representem ampliação dos espaços democráticos no processo de formulação de políticas educacionais nesse município Apresenta o contexto econômico, político, social e cultural da década de 1990, afetado pelas teses neoliberais de redução das funções do Estado e da liberdade do mercado como realizadora da cidadania em sua plenitude, destaca as implicações da adoção de políticas defendidas por esse ideário nos espaços sociais em que a participação se torna necessária ao alargamento da democracia na gestão da educação. Contextualiza as políticas de descentralização da década de 1990, na forma de municipalização, como estratégia para manter o controle decisório concentrado nos órgãos gestores das instâncias centrais do Estado brasileiro. Discute particularidades do Plano Municipal de Educação do Assú/RN sob dois aspectos: o primeiro diz respeito a sua importância como parte do planejamento estratégico local, potencialmente capaz de articular forças, provocando transformações importantes na democratização d educação a partir da inserção dos professores em seu processo de elaboração; o segundo focaliza a análise do processo de elaboração do plano entre 2002 e 2003, destacando a participação dos professores no encaminhamento de propostas e na articulação para consolidá-las como políticas a ser implementadas no município do Assú/RN no decênio 2003/2013. #$&Abstract: This dissertation aims at investigating the teachers' participation in the formulation of public policies for education program based on the analysis of the elaborating process of Municipal Education Planning of Assú-Rio Grande do Norte-2003/2013. This study approach focuses on the educators' understanding as well as their participation concerning to ensuring the incorporation of proposals representing democratic spaces expansion in the process of formulating educational policies of Assú/RN. It presents the economic, political, social and cultural contexts of the 1990s, affected by neoliberal theories of the state functions reduction and of the market freedom, promoting citizenship in its plenitude, analyzing the implications of the policies application advocated by such ideas in the social spaces in which participation is to the democracy enlargement in educational management. The study contextualizes needed the decentralization policies of the 1990s in the form ofmunicipalization as a strategy to support the decision-making control concentrated in senior management institutions of the Brazilian state. It discusses the Municipal Educational Planning of Assú/RN m two aspects: the former concerns its importance as part of the local strategic planning, potentially able to articulate forces, causing important changes in the education democratization from the inclusion of teachers in the process of elaboration of the Educational Planning of AssuRN; the latter refers to the analysis of the plan-making process in the period 2002/2003, highlighting the participation of teachers in forwarding proposals and in articulation to consolidate them as policies to be implemented in Assú/RN in the decade 2003/2013.