O cinema como agente influenciador da imagem de destinos turísticos /

Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Tavares, Amanda Gama., Medeiros, Carlos Alberto Freire, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/26644/2/CinemaInfluenciadorTurismo_Tavares_2016.pdf
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Descrição
Resumo:Esta pesquisa trata das relações sinérgicas entre turismo e cinema, numa perspectiva de que filmes influenciar no contexto turístico dos lugares usados como cenários. Objetivou analisar o impacto de filmes na imagem do Brasil e na intenção de visitá-lo e relacioná-los aos fatores fílmicos. Para isso, evolveu pesquisa experimental, envolvendo filmes de diferentes gêneros ambientados no Brasil: Cidade de Deus e Rio. Os filmes foram exibidos para estrangeiros que moram em Barcelona, preencheram um mesmo questionário antes e depois da exibição. A partir do estudo, foram produzidos dois artigos. O primeiro enfocou na influência de filmes com conteúdo negativo na imagem de destino. Portanto, analisou os efeitos de Cidade de Deus, comparando-os aos constatados pela pesquisa de Loureiro e Araújo (2015), que usaram o mesmo método em Portugal. Os resultados sugerem que filmes com conteúdo negativo tendem a influenciar negativamente as percepções sobre o destino, diminuindo as intenções turísticas. A segunda parte da pesquisa enfocou na comparação dos efeitos ambos os filmes, considerando suas relações com fatores fílmicos de indução turística. Os resultados apontam que enquanto capaz de manter a imagem inicial do Brasil, Cidade de Deus impactou de modo negativo nas percepções que os espectadores tinham do destino, diminuindo as intenções de visita. Concluiu-se que o conteúdo fílmico afeta diretamente a imagem causada por esse tipo de mídia.#$&This study deals with the synergistic relationships between tourism and cinema, in a prospect that movies can influence the tourist context of the places used as scenarios. It aimed to analyze the impact of movies in Brazil image and intention to visit it and relate them to the filmic factors. Thereunto evolved experimental research involving films of different genres set in Brazil: City of God and Rio. movies were displayed to foreigners living in Barcelona, who filled the same questionnaire before and after the screening. From the research, two papers were produced. The first one focused on the influence of movies with negative content in the destination image. Therefore it examined the effects of City of God, comparing them to those found by the research of Loureiro and Araujo (2015), who used the same method in Portugal. The results suggest that films with negative content tend to negatively influence perceptions about the destination, reducing visit intentions. The second part of the research focused on comparing the effects of both films, considering its relations with tourist filmic factors. The results show that while Rio was able to maintain the initial good image of Brazil, City of God impacted negatively on perceptions that the spectators had about the destination, reducing the touristic intentions. It is concluded that the filmic content directly affects the image caused by this type of media.