Integração e interdisciplinaridade no processo ensino/aprendizagem de projeto : o curso de arquitetura e urbanismo da Universidade Potiguar de Mossoró-RN /

A formação em Arquitetura e Urbanismo com sua característica generalista envolve, em sua natureza, conhecimentos de diversas áreas (tecnologia, teoria, história, representação, projetação), sendo o espaço da concepção projetual o local onde a síntese destes conhecimentos se reflete de forma mais cla...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Jácome, Maria de Fátima Tôrres., Araújo, Natália Miranda Vieira de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/21038/1/IntegracaoInterdisciplinaridadeProcesso_Jacome_2016.pdf
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Descrição
Resumo:A formação em Arquitetura e Urbanismo com sua característica generalista envolve, em sua natureza, conhecimentos de diversas áreas (tecnologia, teoria, história, representação, projetação), sendo o espaço da concepção projetual o local onde a síntese destes conhecimentos se reflete de forma mais clara. Acreditamos que o trabalho integrado nos currículos de arquitetura pode proporcionar uma visão global do projeto, contribuindo assim para uma melhor formação do arquiteto. O presente trabalho se propõe a refletir sobre o papel de integração e a interdisciplinaridade no ensino de projeto de arquitetura. Este tema vem sendo trabalhado de forma recorrente por críticos na área de ensino de projeto e nos eventos da área como os seminários do Projetar, sendo destacada por vários autores a busca da integração como uma postura pedagógica essencial ao ensino de projeto. O trabalho pretende contribuir para uma reflexão e conscientização dos envolvidos na importância da integração nos processos de projetos do curso de arquitetura. Para isto analisamos as potencialidades e limites deste processo no Curso de Arquitetura e Urbanismo (CAU) da Universidade Potiguar (UnP) de Mossoró, que possui a integração e interdisciplinaridade registrada desde o Projeto Pedagógico do Curso. Esta análise será realizada através da observação do desenvolvimento do trabalho interdisciplinar da quinta série durante o semestre de 2014.1. A pesquisa diz respeito a um estudo exploratório de natureza qualitativa que pretende investigar temas específicos sobre o ensino/aprendizagem de projeto de arquitetura e sobre a integração nos cursos de arquitetura, seguindo de uma observação não participativa nas aulas de projeto de arquitetura na quinta série do CAU/UnP/Mossoró e análise dos produtos finais, que seriam os trabalhos da última unidade do semestre, chamados de trabalhos interdisciplinares . Foram também aplicados, via e-mail, e analisados, questionários com os professores que participaram do processo. A reflexão corrobora diversas outras já realizadas no sentido de identificar as dificuldades inerentes à aplicação destes princípios de forma satisfatória. Ressalta-se, contudo, que a interdisciplinaridade, de fato, vai muito além da integração e é ainda mais difícil de ser alcançada. Além de um projeto pedagógico que incorpore estes princípios, como é o caso do Curso de Arquitetura e Urbanismo da UnP-Mossoró, faz-se necessário a adesão completa por parte do corpo docente e discente desta filosofia de ensino.#$&Graduating in Architecture and Urbanism with its general characteristics involves, in its nature, knowledge of various areas (technology, theory, history, representation, and design), being the space of design conception that place where the synthesis of this knowledge is reflected more clearly. We believe that the integrated work in the architectural curriculum can provide an overview of the project, thus contributing to a better formation of the architect. This research aims to reflect on the role of integration and interdisciplinary in the teaching architectural design. This theme has been worked regularly by critics in the teaching area of project and events of the area like the seminars of the Projetar, highlighted by several authors to search integration as an essential pedagogical approach to design education. The work aims to contribute to reflection and awareness of those involved on the importance of integration in the architectural course of project processes. For this, we analyzed the potential and limits of this process on the Curso de Arquitetura e Urbanismo at the Universidade Potiguar (UnP) in Mossoró, which has the integration and interdisciplinary recorded since the Projeto Pedagógico do Curso. This analysis will be performed by observing the development of interdisciplinary work in the fifth term during the first half of 2014.1 semester. This research concerns an exploratory qualitative study that aims to investigate specific issues on the teaching/learning architecture project and the integration in architecture courses, following a non-participative observation in architectural design classes in the fifth term of CAU/UnP/Mossoró, and analysis of final products, which would be the work of the last unit of the semester, called interdisciplinary work . Questionnaires for the professors who participated in the process has been applied via email and analyzed. Reflection supports several others already done to identify the difficulties inherent in applying these principles in a satisfactory fashion. Noting, however, that interdisciplinarity, in fact, goes beyond integration and is even more difficult to achieve. In addition to and educational project that incorporates these principles, such as the Curso of Arquitetura e Urbanismo of the UnP-Mossoró, its full adhesion is necessary by the faculty and the students of this teaching philosophy.