A ação docente : desvelando o currículo na EJA /

A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação....

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Ferro, Jenaice Israel., Pinheiro, Rosa Aparecida, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/24769/1/JenaiceIsraelFerro_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A presente tese teve como objeto a ação docente e sua relação com as diferenças socioculturais dos/as alunos/as como influência no currículo da EJA. Procuramos analisar como se dá a ação docente face às referidas diferenças e o currículo que vem delineando na sala de aula da EJA a partir dessa ação. Para tanto, defendemos que a ação docente no campo da face às diferenças do alunado está basicamente ligada ao habitus presente em cada sujeito que compõe o corpo docente, compreendido ainda como um conjunto de estruturas objetivas interiorizadas ao longo da trajetória desse sujeito, adquiridos tanto de maneira coletiva quanto individual, cumprindo o papel de orientar as referidas ações que por vez delineia o currículo da sala de aula da modalidade. Neste sentido, realizamos um estudo de caso complementado pela etnografia educacional. Para o desenvolvimento da pesquisa, participaram 03 (três) professoras de três turmas da modalidade escola cidade de Estrela de Alagoas AL. Como procedimentos de construção dos corpora utilizamos a observação participante, entrevista, análise documental e questionário, e como técnica de registro o diário de campo e gravador. No que diz respeito à sistematização, organização e análise, nos orientamos a partir dos princípios da análise de conteúdo, da interpretação e adentrando ainda pela escuta sensível. Para tanto buscamos estudos em Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) e Geertz (2012). Apoiamo-nos ainda na teorização crítica e pós-crítica de tendo em vista curriculo os princípios de democratização, dialogicidade, diversidade cultural, multiculturalismo, e direitos humanos, nos respaldando basicamente em Forquim (1993); Sacristán (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001 2006); Gómez (2001); Moreira e Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011; 2012); Moura e Freitas (2011). A pesquisa desvela a partir da ação docente o currículo que vem se delineando na sala de aula da EJA, do tipo linear, turístico, conteudista e oscilante, apontando ainda para a necessidade de ações docentes na modalidade pautadas nos Circulos de Diálogo mediatizado pela diversidade cultural, fundamentados na multiculturalidade, o que requer dos/as docentes, formação numa perspectiva de pesquisa formação, e reflexão tanto dos aspectos que sustentam suas ações docentes, quanto da temática diversidade cultural no mundo contemporâneo, contribuindo para a mudança de atitudes doa professora. Sobretudo, daquele que atua com pessoas jovens e adultas. Esta discussão se entrelaça ainda aos estudos de Josso (2010).#$&The present thesis had the teaching action object and it relationship with the socio-cultural differences of students to influence the curriculum of the EJA. We seek to examine how teacher face action to these differences a the curriculum that has been outlined in the EJA classroom from this action. To this end, we argue that the teaching action in the field of Adult and youth education n view of the differences of students is basically linked to the habitus present in each subject that comprises faculty, understood as a set of internalized objective structures along the trajectory of this subject, acquired both collectively as individually, fulfilling the role of guiding these actions that in turn delineates the classroom curriculum. In this sense, we performed a case study complemented by educational Ethography. For the development of research, participated in 03 (three) teachers of three classes of EJA mode of a public school in the city of Alagoas AL Star, construction procedures corpora us participant observation, interviews, document analysis and questionnaire, and how the registry technical field journal and writer. With regard to the systematization, organization and analysis, in the Orient from the principles of content analysis, interpretation and entering the sensitive listener. To this end we seek studies in Barbier (1998); André (2008); Amado (2010) and Geertz (2012). We support still in critical theorizing and pos-critica of curriculum, considering the principles of democratization, Exchange, cultural diversity multiculturalism, and human rights, endorsing us basically in Forquim (1993); Sacristan (1995; 1999); Paiva (2005); Skliar (1997; 2003); Candau (2000; 2008); Apple (2001; 2006); Gomez (2001); Moreira and Candau (2007); Hall (2011); Silva (2011; 2012); Pinheiro (2011: 2012): Moura and Freitas (2011). The research from the teaching action reveals the curriculum that has been outlined in the classroom of the EJA, linear type, conteudista, and swinging, pointing to the need of teaching actions based mode using dialog circles for cultural diversity, based on multiculturalism, which requires of teachers, with a view to training - training research, and reflection of both aspects that underpin their actions teachers, as the theme of cultural diversity in the contemporary world, contributing to the changing attitudes of teacher, above all, one that works with young people and adults. This thread entwines the Josso studies (2010).