Formação do professor alfabetizador de jovens e adultos na perspectiva da construção da cidadania : Estudo de caso /

Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a ação alfabetizadora e formadora dos docentes de jovens e adultos sob uma perspectiva de construção da cidadania. A hipótese principal da investigação que realizamos e de que a formação de alfabetizadores de jovens e adultos não tem sido fundamentada...

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Principais autores: Klein, Marta Virgínea Machado., Romanelli, Egídio., Universidade Lusófona de Humanidades e Tecnologias.
Formato: Dissertação
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Dissertação.
Alfabetização de jovens e adultos -
Dissertação.
Construção da cidadania -
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Teacher's formation.
Youths and adults literacy.
Construction of the citizenship.
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Klein, Marta Virgínea Machado.
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Formação do professor alfabetizador de jovens e adultos na perspectiva da construção da cidadania : Estudo de caso /
description Resumo: Este estudo tem por objetivo analisar a ação alfabetizadora e formadora dos docentes de jovens e adultos sob uma perspectiva de construção da cidadania. A hipótese principal da investigação que realizamos e de que a formação de alfabetizadores de jovens e adultos não tem sido fundamentada na análise das especificidades de contexto, nas dificuldades do cotidiano escolar e em proposições teóricas que fundamentam e orientam o saber e o fazer docente. Centramos a pesquisa em duas vertentes: levantamento teórico, através da pesquisa bibliográfica e em ações de educadoras que exemplificassem a relação da formação recebida com a pratica, saberes e fazeres da alfabetização. O caminho escolhido para a verificação da hipóteses foi o da realização de um Estudo de Caso, em abordagem qualitativa. A população pesquisada constituiu-se de educadoras alfabetizadoras atuantes na EJA da cidade de Ibaiti-PR. Utilizamos três meios para coletar os dados: questionário; entrevistas semiestruturadas e observação do cotidiano. Para o tratamento dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo com base em Bardin (1977): pró-análise, descrição analítica e a interpretação inferencial. Ressaltamos como ponto mais importante de todo esse estudo, o processo de reflexão sobre as verbalizações efetuadas pelas educadoras. Detectamos as necessidades destas educadoras em suas ações de alfabetização, dificuldades, angustias, suas expectativas e preocupações, suas paixões como educadoras. Concluímos que para o alcance de uma formação de professores alfabetizadores na perspectiva da construção da cidadania, implicam algumas mudanças: no nível da formação inicial; no nível da formação continuada e no nível de organização das escolas. Os educadores necessitam de formação participativa, de trocar experiências, avaliar as dificuldades, praticar o triplo movimento indicado por Schon (1995) - reflexão - na ação, reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na - ação , fazendo sua pratica vivida, pensada e refletida. Não se pretendeu classificar os educadores como melhores ou piores, nem tampouco dizer quer possui a melhor formação, mas instigar as educadoras a refletirem sobre suas práticas, para serem capazes de criar situações contextualizadas que possibilitem aos alunos da EJA a construção de saberes, partindo dos conteúdos que possuem, como também auxilia-los na construção de uma cidadania ativa. Para isso e preciso não somente alfabetizar, mas muito mais, conduzir ao verdadeiro letramento. Palavras-chave: Formação de professor; alfabetização de jovens e adultos; construção da cidadania; letramento. #$&Abstract: This research has like goal to analyze the action of alphabetizing and molding youth and adults on a perspective of citizenship construction. The mainly hypothesis of this investigation is that the formation of youth and adults' alphabetization 's teachers, has not been based in the analysis of the specific context, in the difficulties of the scholar daily or in heroic proposes that bases and guide the knowledge and the educational doing. We centered the research in two slopes: theoretical rising, through the bibliographical research and educative actions that could show the importance between a received formation and a practical realized, knowledge s and doings of the literacy. The choose form for the verification of the hypothesis was the accomplishment of a Case, qualitatively considered. The researched population was constituted of alphabetical educators working in EJA in the town of Ibaiti-Parana State - Brazil. We utilized three mechanisms to collect the data: questionnaire; half structured interviews, and daily observations. For the treatment of the collected data, we used the content analysis based on Bardin (1977): for-analysis, analytic description and the inferential interpretation. We pointed out as more important point of this whole study, the reflection process on the verbalizations made by the educators. We detected in these educators their needs in theirs alphabetical actions, like difficulties, anguishes, expectations and concerns, and specially their passion as educators. We concluded that for reaching a teacher formation thinking a citizenship construction perspective, it implicates some changes: in the level of the initial formation; in the level of the continuous formation and in the level of schools organization. The educators need a participative formation, experience change, to value the difficulties an to practice the treble movement indicated by Schon (1995): reflection during the action, reflection about the action and action on reflection, making their practice, lived thought and eflected. It was not intention to classify the educators like best or worst, neither to say who possesses the best formation, but to claim the educators to reflect on their practices, in order to be capable of creating conceptualized situations that can become possible to the students of EJA to construct knowledge, leaving of the contents that they possess, as well to aid them in the construction of a active citizenship. For that it is necessary not only to alphabetize, but more and more to guide to the true literacy. Key Words: teacher's Formation; youths and adults' literacy; construction of the citizenship; literacy.
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Centramos a pesquisa em duas vertentes: levantamento teórico, através da pesquisa bibliográfica e em ações de educadoras que exemplificassem a relação da formação recebida com a pratica, saberes e fazeres da alfabetização. O caminho escolhido para a verificação da hipóteses foi o da realização de um Estudo de Caso, em abordagem qualitativa. A população pesquisada constituiu-se de educadoras alfabetizadoras atuantes na EJA da cidade de Ibaiti-PR. Utilizamos três meios para coletar os dados: questionário; entrevistas semiestruturadas e observação do cotidiano. Para o tratamento dos dados coletados, utilizamos a análise de conteúdo com base em Bardin (1977): pró-análise, descrição analítica e a interpretação inferencial. Ressaltamos como ponto mais importante de todo esse estudo, o processo de reflexão sobre as verbalizações efetuadas pelas educadoras. Detectamos as necessidades destas educadoras em suas ações de alfabetização, dificuldades, angustias, suas expectativas e preocupações, suas paixões como educadoras. Concluímos que para o alcance de uma formação de professores alfabetizadores na perspectiva da construção da cidadania, implicam algumas mudanças: no nível da formação inicial; no nível da formação continuada e no nível de organização das escolas. Os educadores necessitam de formação participativa, de trocar experiências, avaliar as dificuldades, praticar o triplo movimento indicado por Schon (1995) - reflexão - na ação, reflexão sobre a ação e sobre a reflexão na - ação , fazendo sua pratica vivida, pensada e refletida. Não se pretendeu classificar os educadores como melhores ou piores, nem tampouco dizer quer possui a melhor formação, mas instigar as educadoras a refletirem sobre suas práticas, para serem capazes de criar situações contextualizadas que possibilitem aos alunos da EJA a construção de saberes, partindo dos conteúdos que possuem, como também auxilia-los na construção de uma cidadania ativa. Para isso e preciso não somente alfabetizar, mas muito mais, conduzir ao verdadeiro letramento. Palavras-chave: Formação de professor; alfabetização de jovens e adultos; construção da cidadania; letramento. #$&Abstract: This research has like goal to analyze the action of alphabetizing and molding youth and adults on a perspective of citizenship construction. The mainly hypothesis of this investigation is that the formation of youth and adults' alphabetization 's teachers, has not been based in the analysis of the specific context, in the difficulties of the scholar daily or in heroic proposes that bases and guide the knowledge and the educational doing. We centered the research in two slopes: theoretical rising, through the bibliographical research and educative actions that could show the importance between a received formation and a practical realized, knowledge s and doings of the literacy. The choose form for the verification of the hypothesis was the accomplishment of a Case, qualitatively considered. The researched population was constituted of alphabetical educators working in EJA in the town of Ibaiti-Parana State - Brazil. We utilized three mechanisms to collect the data: questionnaire; half structured interviews, and daily observations. For the treatment of the collected data, we used the content analysis based on Bardin (1977): for-analysis, analytic description and the inferential interpretation. We pointed out as more important point of this whole study, the reflection process on the verbalizations made by the educators. We detected in these educators their needs in theirs alphabetical actions, like difficulties, anguishes, expectations and concerns, and specially their passion as educators. We concluded that for reaching a teacher formation thinking a citizenship construction perspective, it implicates some changes: in the level of the initial formation; in the level of the continuous formation and in the level of schools organization. The educators need a participative formation, experience change, to value the difficulties an to practice the treble movement indicated by Schon (1995): reflection during the action, reflection about the action and action on reflection, making their practice, lived thought and eflected. It was not intention to classify the educators like best or worst, neither to say who possesses the best formation, but to claim the educators to reflect on their practices, in order to be capable of creating conceptualized situations that can become possible to the students of EJA to construct knowledge, leaving of the contents that they possess, as well to aid them in the construction of a active citizenship. For that it is necessary not only to alphabetize, but more and more to guide to the true literacy. Key Words: teacher's Formation; youths and adults' literacy; construction of the citizenship; literacy. 1 2022-10-06T15:47:52Z 2022-10-06T15:47:52Z 2004. 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