A presença de homens docentes na educação infantil: lugares (des)ocupados/

Resumo: A partir da abordagem investigativa da multirreferencialidade, com base em Jacques Ardoíno, e tendo como lentes teóricas os conceitos de cultura e de gênero, discutidos respectivamente por Victor Hell, Stuart Hall, Alfredo Veiga-Neto, e Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Dagmar Meyer, este est...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Bruno Leonardo Bezerra da., Coutinho, Karyne Dias, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br:8080/jspui/handle/123456789/20722
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A partir da abordagem investigativa da multirreferencialidade, com base em Jacques Ardoíno, e tendo como lentes teóricas os conceitos de cultura e de gênero, discutidos respectivamente por Victor Hell, Stuart Hall, Alfredo Veiga-Neto, e Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Dagmar Meyer, este estudo tem como objetivo analisar as implicações da presença de homens docentes na Educação Infantil, problematizando as relações de gênero a partir de um amálgama de atravessamentos sociais, históricos e culturais. Para tanto, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas com dois homens que exercem a função de educador infantil na rede pública de ensino do Município de Natal/RN/Brasil. A análise das entrevistas possibilitou a organização dos dados em quatro focos de discussão. O primeiro deles refere-se às figuras masculinas (re)produzidas no cotidiano da Educação Infantil, cujas representações discursivas constroem o homem como perigoso , poderoso e respeitado , ajudando a perpetuar os vínculos histórica e culturalmente estabelecidos entre a figura masculina e as imagens de autoridade, liderança, comando, ao mesmo tempo em que reforça o suposto caráter natural das relações entre a figura feminina e o cuidado infantil. O segundo foco de discussão trata da polarização entre os elementos do binômio masculino/feminino, ativado constantemente nas relações que se estabelecem entre homens e mulheres no cotidiano da Educação Infantil, tornando as instituições desta etapa de ensino um local de concretização dos mais diversos significados de gênero. O terceiro foco de discussão problematiza a necessidade de afirmação da heterossexualidade dos educadores infantis entrevistados, destacando-se a associação (geralmente feita por gestores, por colegas de trabalho e pelas famílias das crianças) entre a heterossexualidade masculina e o adequado exercício da função docente. O quarto e último foco de discussão trata das lacunas da formação inicial e continuada de educadores infantis, enfatizando que, de modo geral, os cursos que formam professores para atuar em instituições de Educação Infantil tendem a desconsiderar a inserção profissional de homens nessa etapa de ensino. Assim, a Dissertação que ora apresentamos tem como escopo a desnaturalização de estereótipos de gênero no cotidiano da Educação Infantil, entendendo que este é também um contexto muito profícuo para o exercício de resistência às imagens cultural e historicamente associadas a homens e mulheres.#$&Abstract: From the investigative approach of multiple references, based on Jacques Ardoino, and with the theoretical lenses the concepts of culture and gender discussed respectively by Victor Hell, Stuart Hall, Alfredo Veiga-Neto, and Joan Scott, Guacira Lopes Louro, Dagmar Meyer, this study aims to analyze the implications of the presence of men teachers in kindergarten, discussing gender relations from an amalgam of social, historical and cultural changes. Therefore, semi-structured interviews were conducted with two men carrying child educator role in public schools in the city of Natal / RN / Brazil. Analysis of the interviews made it possible to organize the data into four discussion focuses. The first refers to male figures (re) produced in the Early Childhood Education everyday, whose discursive representations build man as "dangerous", "powerful" and "respected", helping to perpetuate the historical ties and culturally established between the figure male and images of authority, leadership, command, while reinforcing the supposed natural character of the relationship between the female figure and child care. The second focus of discussion is the polarization between the elements of the male / female pair, activated constantly in the relationships established between men and women in the Early Childhood Education everyday, making the institutions of this educational stage an enabling location of the various meanings of genre. The third focus of discussion questions the need for affirmation of heterosexuality of respondents childhood educators, highlighting the association (usually made by managers, by co-workers and families of children) between male heterosexuality and the proper exercise of the teaching function. The fourth and final focus of discussion addresses the shortcomings of initial and continuing training of early childhood educators, emphasizing that, in general, the courses that train teachers to work in Early Childhood Education institutions tend to disregard the professional integration of men in this educational stage . Thus, the dissertation that presented here is scoped to the denaturalization of gender stereotypes in the Early Childhood Education everyday, understanding that this is also a very fruitful context for the cultural images of resistance exercise and historically associated with men and women.