Primeiro atendimento ao paciente queimado em um hospital público de urgência em Natal-RN /

Resumo : Trata-se de um estudo exploratório descritivo sobre o primeiro atendimento do paciente queimado internado em um hospital público da cidade de Natal com até 48 horas decorrente do evento, cujo propósito foram caracterizar as vítimas e identificar as medidas terapêuticas adotadas no primeiro...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Menezes, Maria Leonor Paiva Silva de., Farias, Glaucea Maciel de., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/25795
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo : Trata-se de um estudo exploratório descritivo sobre o primeiro atendimento do paciente queimado internado em um hospital público da cidade de Natal com até 48 horas decorrente do evento, cujo propósito foram caracterizar as vítimas e identificar as medidas terapêuticas adotadas no primeiro atendimento do paciente queimado e quais os profissionais de saúde que assistiram esses pacientes. Analisou-se retrospectivamente 91 prontuários de pacientes internados, no período de 01/01 a 31/12/99, com predominância na faixa etária de 00 a 04 anos, em sua maioria do sexo masculino. O mês de setembro e a segunda-feira apresentam-se com o maior número de ocorrências. Os acidentes domésticos foram as principais causas e o líquido superaquecido o agente causador de maior freqüencia e o tórax foi a região mais atingida. Sobre a terapêutica utilizada, a hidratação venosa por infusão do Ringer lactato é a que se destaca. Por sua vez, a droga para analgesia mais utilizada é o derivado de meperidine, o balanço hídrico como parâmetro foi realizado em mais de 50% dos pacientes. Dentre os profissionais de saúde que assistem esses pacientes, primeiramente estão o auxiliar de enfermagem e o cirurgião plástico, o enfermeiro em menor proporção com uma participação de 25,28% dessa assistência.