Cantos, encantos e desencantos na educação a distância : uma análise da concepção e da implementação do curso de administração pública da UFRN /

A tese intitulada Cantos, Encantos e Desencantos na Educação a Distância: uma análise da concepção e da implementação do curso de Administração Pública a Distância , objetiva analisar a concepção e a implementação do curso de Administração Pública a Distância da UFRN no contexto da expansão do ensi...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Araújo, Suêldes de., Castro, Alda maria Duarte Araújo, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/22349/1/SueldesDeAraujo_TESE.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:A tese intitulada Cantos, Encantos e Desencantos na Educação a Distância: uma análise da concepção e da implementação do curso de Administração Pública a Distância , objetiva analisar a concepção e a implementação do curso de Administração Pública a Distância da UFRN no contexto da expansão do ensino superior e da necessidade de formação de gestores públicos para a implementação de um novo modelo de gestão. De iniciativa do Fórum das Estatais, o curso Piloto de Administração a Distância visava atender, inicialmente, a qualificação dos funcionários do Banco do Brasil. Essa experiência se consolidou depois como um curso regular de Administração Pública a Distância, condição que deu suporte à institucionalização da Universidade Aberta do Brasil (UAB). A Tese parte do pressuposto de que essas iniciativas estão articuladas às mudanças ocorridas no cenário internacional e nacional no qual as tecnologias da comunicação e da informação possibilitaram o redimensionamento da educação a distância e a sua utilização em larga escala. Como método de análise optou-se pelo materialismo histórico dialético, pela possibilidade de identificar, analisar e explicar o movimento do real face às contradições sociais inerentes ao modo de produção capitalista. Para a realização da pesquisa, utilizou-se como procedimentos técnicos: a pesquisa bibliográfica, como forma de aprofundar os conhecimentos, precisar e objetivar o aspecto conceitual do objeto pesquisado; a pesquisa documental que possibilitou complementar informações e desvelar novos aspectos do objeto pesquisado. Por fim, utilizou-se a entrevista semiestruturada, fase que permitiu inferir as percepções dos sujeitos envolvidos sobre a concepção e a avaliação do curso. A análise dos dados evidencia que houve uma significativa expansão dos cursos de Administração Pública a Distância e que no RN a expansão da matrícula é bastante expressiva. No entanto, apesar de se utilizar uma metodologia inovadora, no que concerne a EAD e ao uso dos recursos tecnológicos, o curso mantém uma proposta pedagógica apropriada à modalidade presencial, o que dificulta a realização do mesmo ocasionando desistência. Verifica-se que o Projeto Político Pedagógico (PPP) do curso de Administração Pública a Distância foi concebido por uma equipe do MEC, de forma verticalizada, sem a participação dos professores, do próprio curso, no processo decisório. Tal ação incidiu sobre a autonomia e a democracia da universidade. Concluiu-se que a estrutura do curso está organizada com momentos presenciais de forma a reduzir a distância entre professores e alunos, no entanto, a opção pelo modelo de EAD com foco na tutoria, em detrimento da mediação pedagógica dos professores, reforça o caráter racionalista técnico-instrumental do curso. O estudo revelou, ainda, que o curso mantém uma gestão centralizada na Secretaria de Educação a Distância/UFRN (SEDIS) e os professores cumprem uma função limitada, fato que não os permite elaborar os conteúdos, os quais são repassados para os alunos em forma de módulos previamente concebidos pelo MEC/PNAP. Por fim, conclui-se, que a Educação a Distância, apesar de contribuir para a expansão dos cursos de graduação no país, apresenta limitações na sua organização tanto administrativa como pedagógica. Todavia, registram-se possibilidades em melhorar a mediação dos professores do curso de Administração Pública a Distância da UFRN, de modo que se oportunize avançar para uma concepção capaz de promover mais interação no âmbito do processo ensino-aprendizagem.#$&The thesis entitled "Chants, Charms, and disenchantment in distance education: an analysis of the design and implementation of the course in Public Administration from a Distance", aims to analyze the idea and implementation of the course in Public Administration from a Distance at UFRN in the context of the expansion of scholarhip teaching and the need for training of public managers to implement a new model of management education. From an initiative of the Forum das Estatais, the pilot course aimed, initially, the qualification of the employees of Banco do Brasil. This experience was consolidated later as a regular course of Public Administration for Distance Learning, condition that supported the institutionalization of the Open University of Brazil (UAB). The thesis assumes that these initiatives are linked to changes in the national and international scenario in which the technologies of communication and information enabled the resizing of distance education and its use in large scale. As a method of analysis chosen by the dialectical historical materialism, the ability to identify, analyze and explain the movement of the real in contrast with the social contradictions inherent in the capitalist mode of production . To guide the survey it was used as technical procedures: a literature review, in order to deepen knowledge, to clarify and to objectify the conceptual aspect of the researched object; a documentary research which allowed additional information to reveal new aspects of the researched object. Finally, we used a semistructured interview, stage that allowed us to infer the perceptions of those involved on the design and evaluation of the course. Data analysis shows that despite using an innovative methodology, with regard to ODL and the use of technological resources, the course remains a pedagogical proposal be inappropriate to distance mode, which hinders its fulfillment causing withdrawal. It appears that the Distance (PPP) Policy Project of Public Administration course was designed by a team of MEC, in a vertical manner, without the participation of teachers, from the course itself, in the decision-making process. Such action focused on autonomy and democracy of the university. It was concluded that the structure of the course is organized in order to provide in-class moments aiming to reduce the distance between teachers and students, however, the choice of the DL model with focus on mentoring at the expense of pedagogical mediation of teachers, strengthens the rationalist technicalinstrumental course. The study also revealed that the course maintains a centralized management at the Registry of Distance Education/UFRN (SEDIS) and teachers serve a limited function , a fact that allows not to draw up the contents , which are passed on to students in the form previously designed by MEC/PNAP modules. Finally, it is concluded that distance education, although contributing to the expansion of undergraduate courses in the country, it has limitations in its administrative organization both as a pedagogical. However, the authors recorded up possibilities to improve the mediation of professors of Public Administration Distance UFRN aiming to xreate an opportunity to move to a design able to promote more interaction within the teaching- learning process.