A influência das actividades económicas no traçado e na forma urbana da cidade brasileira entre 1741 e 1912 : o caso das cidades de Ouro Preto, Santos e Manaus /

O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o traçado urbano dos Centros Antigos de cidades brasileiras, que tiveram influência das atividades econômicas na concepção dos seus traçados e nas suas formas urbanas. Para realização deste estudo, foram selecionadas três cidades em regiões com cara...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Antonio Carlos Rodrigues., Alves, Fernando M. Brandão., Universidade do Porto.
Formato: Tese
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Endereço do item:https://repositorio-aberto.up.pt/bitstream/10216/69109/2/26966.pdf
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Resumo:O presente trabalho tem como objetivo caracterizar o traçado urbano dos Centros Antigos de cidades brasileiras, que tiveram influência das atividades econômicas na concepção dos seus traçados e nas suas formas urbanas. Para realização deste estudo, foram selecionadas três cidades em regiões com características geográficas diferentes, que surgiram ou conviveram no auge de determinadas atividades econômicas ocorridas nos chamados ciclos econômicos brasileiros. Sendo, a cidade de Ouro Preto, no estado de Minas Gerais, Manaus no Amazonas e Santos em São Paulo, relacionadas com os Ciclos do Ouro, da Borracha e do Café, respetivamente. Percebem-se indícios de que, algumas destas cidades sofreram interferência aquando de suas formações urbanas. A Vila de Santos, fundada em 1543, passou 300 anos, num lento processo de crescimento, praticamente estagnado, somente em meados do século XIX despertou com a chegada da economia cafeeira. Manaus, fundada em 1669, portanto, mais de um século após a cidade de Santos, também passou por um longo período de estagnação. Em 1800, motivada pelos lucros advindos da economia gomífera, iniciou-se num processo de desenvolvimento. Ouro Preto, fundada em 1798, teve a sua origem junto aos garimpos de ouro nas Minas Gerais, portanto, já surgiu em consequência das atividades econômicas proveniente do ciclo do ouro. Entende-se que o impacto econômico, ocorrido em cada uma das referidas cidades, promoveu um rápido crescimento, na demografia, na expansão e na infraestrutura urbana; como consequência, houve grandes transformações no traçado do núcleo original das vilas, que desenvolveram-se lentamente antes do fenômeno econômico, com exceção da Vila de Ouro Preto, que surgiu e cresceu junto a economia do ouro. #$&Abstract: The present work aims to characterize the urban layout of the Ancient Centers of Brazilian cities, which influenced economic activities in designing their strokes and their urban forms. For this study, we selected three cities in regions with different geographical features that have emerged or lived at the height of certain economic activities occurring in the so-called Brazilian economic cycles. Being the city of Ouro Preto, in the state of Minas Gerais, Amazonas in Manaus and Santos in Sao Paulo, related to the cycles of Gold, Rubber and Coffee, respectively. There was evidences that some of these cities suffered interference on the occasion of its urban formations. The Village of Santos, founded in 1543, has spent 300 years in a slow growth process, to a virtual standstill, only in the mid-nineteenth century aroused with the arrival of the coffee economy. Manaus, founded in 1669, thus more than a century after the city of Santos, also went through a long period of stagnation. In 1800, motivated by profits from the rubber economy, began a process of development. Ouro Preto, founded in 1798, had its origin near the gold mines in Minas Gerais, therefore, has emerged as a result of economic activities from the gold cycle. It is understood that the economic impact, which occurred in each of those cities, promoted rapid growth, demographics, expansion and urban infrastructure; as a result, there were major changes in the layout of the original nucleus of the villages, which developed slowly before the economic phenomenon, with the exception of the town of Ouro Preto, which emerged and grew with the gold economy.