A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /

Esta investigação constitui um estudo em torno da singularidade performativa do trombonista brasileiro Radegundis Feitosa Nunes (1962 - 2010), através da aplicação da Teoria da Intertextualidade. O conceito subsidia a analise intertextual, que serve de alicerce para entender como Radegundis Feitosa...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Barros, Klenio Jonessy de Medeiros., Sardo, Susana Bela Soares., Universidade de Aveiro.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://ria.ua.pt/bitstream/10773/13907/1/Tese.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-156261
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1562612022-10-06T15:37:58Z A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) / Barros, Klenio Jonessy de Medeiros. Sardo, Susana Bela Soares. Universidade de Aveiro. Nunes, Radegundis Feitosa, Teoria da intertextualidade - Análise intertextual - Música grafada - Performance - Esta investigação constitui um estudo em torno da singularidade performativa do trombonista brasileiro Radegundis Feitosa Nunes (1962 - 2010), através da aplicação da Teoria da Intertextualidade. O conceito subsidia a analise intertextual, que serve de alicerce para entender como Radegundis Feitosa concebeu a interpretação da música grafada e a transformou em performance. A obra escolhida para analise corresponde às Três pegas para trombone e piano - "Humoresca, Noturno e Tarantela", do compositor Jose Alberto Kaplan (1935 - 2009). A metodologia utilizada contempla a relação entre o texto escrito (partituras), o texto dito (performance áudio) e a análise do corpo (performance audiovisual). Partindo dessa observação intertextual, o objetivo e confrontar os textos, bem como expor a minha percepção a partir do estudo e da construção performativa da obra abordada. Recorreu-se ainda a pesquisa bibliográfica, entrevistas coletadas em campo, analise da obra e estudo prático e construção performativa das pegas no trombone. Dentre os resultados obtidos, discorri ainda sobre a colaboração existente na relação compositor/interprete. #$&This research is a study around the performative singularity of the Brazilian trombonist Radegundis Feitosa Nunes (1962 - 2010), by applying the Theory of Intertextuality. The concept subsidizes the intertextual analysis, which serves as the foundation for understanding how Radegundis Feitosa conceived the interpretation of misspelled song and turned it into performance. The work chosen for analysis corresponds to the Three pieces for trombone and piano - "Humoresca, Noturno and Tarantela" by the composer Jose Alberto Kaplan (1935-2009). The methodology includes the relationship between the written text (scores) said text (audio performance) and the analysis of the body (audiovisual performance). From this intertextual observation, the goal is to compare the texts and expose my perception from the study and the performative construction of the covered work.We used also to literature, interviews collected in the field, the analysis of the work and the practical study and performative construction of the pieces on trombone. Among the results, although I discussed about the collaboration in relation composer/performer. 1 2022-10-06T15:37:58Z 2022-10-06T15:37:58Z 2014. Dissertação 780.646.2 B277s DISSERT 233616 https://ria.ua.pt/bitstream/10773/13907/1/Tese.pdf https://ria.ua.pt/bitstream/10773/13907/1/Tese.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Nunes, Radegundis Feitosa,
Teoria da intertextualidade -
Análise intertextual -
Música grafada -
Performance -
spellingShingle Nunes, Radegundis Feitosa,
Teoria da intertextualidade -
Análise intertextual -
Música grafada -
Performance -
Barros, Klenio Jonessy de Medeiros.
Sardo, Susana Bela Soares.
Universidade de Aveiro.
A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /
description Esta investigação constitui um estudo em torno da singularidade performativa do trombonista brasileiro Radegundis Feitosa Nunes (1962 - 2010), através da aplicação da Teoria da Intertextualidade. O conceito subsidia a analise intertextual, que serve de alicerce para entender como Radegundis Feitosa concebeu a interpretação da música grafada e a transformou em performance. A obra escolhida para analise corresponde às Três pegas para trombone e piano - "Humoresca, Noturno e Tarantela", do compositor Jose Alberto Kaplan (1935 - 2009). A metodologia utilizada contempla a relação entre o texto escrito (partituras), o texto dito (performance áudio) e a análise do corpo (performance audiovisual). Partindo dessa observação intertextual, o objetivo e confrontar os textos, bem como expor a minha percepção a partir do estudo e da construção performativa da obra abordada. Recorreu-se ainda a pesquisa bibliográfica, entrevistas coletadas em campo, analise da obra e estudo prático e construção performativa das pegas no trombone. Dentre os resultados obtidos, discorri ainda sobre a colaboração existente na relação compositor/interprete. #$&This research is a study around the performative singularity of the Brazilian trombonist Radegundis Feitosa Nunes (1962 - 2010), by applying the Theory of Intertextuality. The concept subsidizes the intertextual analysis, which serves as the foundation for understanding how Radegundis Feitosa conceived the interpretation of misspelled song and turned it into performance. The work chosen for analysis corresponds to the Three pieces for trombone and piano - "Humoresca, Noturno and Tarantela" by the composer Jose Alberto Kaplan (1935-2009). The methodology includes the relationship between the written text (scores) said text (audio performance) and the analysis of the body (audiovisual performance). From this intertextual observation, the goal is to compare the texts and expose my perception from the study and the performative construction of the covered work.We used also to literature, interviews collected in the field, the analysis of the work and the practical study and performative construction of the pieces on trombone. Among the results, although I discussed about the collaboration in relation composer/performer.
format Dissertação
author Barros, Klenio Jonessy de Medeiros.
Sardo, Susana Bela Soares.
Universidade de Aveiro.
author_facet Barros, Klenio Jonessy de Medeiros.
Sardo, Susana Bela Soares.
Universidade de Aveiro.
author_sort Barros, Klenio Jonessy de Medeiros.
title A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /
title_short A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /
title_full A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /
title_fullStr A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /
title_full_unstemmed A singularidade performativa do trombonista Radegundis Feitosa (1962 2010) /
title_sort singularidade performativa do trombonista radegundis feitosa (1962 2010) /
publishDate 2022
url https://ria.ua.pt/bitstream/10773/13907/1/Tese.pdf
work_keys_str_mv AT barroskleniojonessydemedeiros asingularidadeperformativadotrombonistaradegundisfeitosa19622010
AT sardosusanabelasoares asingularidadeperformativadotrombonistaradegundisfeitosa19622010
AT universidadedeaveiro asingularidadeperformativadotrombonistaradegundisfeitosa19622010
AT barroskleniojonessydemedeiros singularidadeperformativadotrombonistaradegundisfeitosa19622010
AT sardosusanabelasoares singularidadeperformativadotrombonistaradegundisfeitosa19622010
AT universidadedeaveiro singularidadeperformativadotrombonistaradegundisfeitosa19622010
_version_ 1766858014256529408