O voleibol atual : uma necessidade de formação dos treinadores? /

Resumo: O estudo surgiu a partir da percepção de que o Voleibol e um esporte altamente complexo e tem apresentado grande evolução nos últimos anos, principalmente, no Brasil, que se tornou uma potência na modalidade. Por sabermos que o Voleibol e disciplina obrigatória dentro dos cursos de Educação...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marinho, Flávio Márcio., Januário, Carlos Alberto Serrão dos Santos., Universidade Técnica de Lisboa.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/233554
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O estudo surgiu a partir da percepção de que o Voleibol e um esporte altamente complexo e tem apresentado grande evolução nos últimos anos, principalmente, no Brasil, que se tornou uma potência na modalidade. Por sabermos que o Voleibol e disciplina obrigatória dentro dos cursos de Educação Física, consideramos importante identificar quais as necessidades de formação dos professores/treinadores no Voleibol e que ações de formação eles tem buscado. A amostra é de sete treinadores de Voleibol das categorias de base das Seleções Brasileiras e de 31 treinadores, que atuam nas regiões Sudeste e Sul do país. A coleta de dados teve duas fases: na primeira usamos o questionário e, na segunda, foi feita uma entrevista de aprofundamento das questões do questionário. A análise dos dados possibilitou a identificação das necessidades de formação percebidas e a caracterização das ações de formação continuada, nos últimos três anos. Palavras-chave: Educação Física, Voleibol, Necessidades de Formação, Formação Continuada, Treinadores. #$&Abstract: This study is based on the perception that volleyball is a highly complex sport and has presented a great evolution in the last couple of years, especially in Brazil, which has become remarkable in this sport. Volleyball is a. required discipline in the Physical Education course; we consider that it is important to identify what are the needs of the volleyball teachers/coaches and which directions they have been seeking. The sample consists of seven minor league Brazilian volleyball coaches and 31 coaches that work in the south and southeast of the country. The data collection was divided into two phases: in the first one we used a questionnaire and in the second there was an interview in which the questions were examined more carefully. The data analysis enabled us to identify the perceived development needs and to describe the continued education actions in the last three years. Key words: Physical Education, Volleyball, Development Needs, Continued Education, Coaches.