A arte circense como recurso terapêutico e educacional /

Resumo: Para pessoas com deficiência a capacidade funcional, especialmente a dimensão motora, é um do importante marco da independência humana. Assim o objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade funcional para realização das atividades de vida diária (AVD) de 45 sujeitos com deficiência, em dois...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Claudia Regina Gonçalves Gomes Antello e., Coelho, Eduarda Maria Rocha Teles de Castro Coelho, 1968-, Anache, Alexandra Ayach.
Formato: Dissertação
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Descrição
Resumo:Resumo: Para pessoas com deficiência a capacidade funcional, especialmente a dimensão motora, é um do importante marco da independência humana. Assim o objetivo deste estudo foi avaliar a capacidade funcional para realização das atividades de vida diária (AVD) de 45 sujeitos com deficiência, em dois períodos divididos em pré-teste - agosto de 2006 e pós-teste agosto de 2008 após a aplicação do programa de intervenção construído por meio de aulas de arte circense das modalidades: malabarismo; com bolas, argolas, claves e bastões, acrobacias: de solo (individual e coletiva) e aérea e equilibrismo em perna de pau. Os sujeitos foram divididos em: Grupo B composto de 15 sujeitos com Síndrome de Down (SD), 15 sujeitos com Deficiência Intelectual e Transtorno de Conduta (DI/TC) que formaram o grupo C e outros 15 sujeitos com Disfunção Neuromotora (DN) que constituíram o grupo D. Foram pontuadas como variáveis independentes: gênero, idade, CID-10 (tipo de deficiência). Como variável dependente considerou-se a capacidade funcional para realização das atividades de vida diária dos sujeitos da pesquisa. Entre as variáveis dependentes estão as AVD constantes do índice de Barthel: alimentação, banho, vestir, arrumar-se, eliminações intestinais, micções, uso do sanitário, transferência da cadeira para cama, deambulação e subir e descer escadas. Inicialmente os dados foram testados quanto sua distribuição. O teste estatístico utilizado foi o teste de Shapiro Wilk com nível de decisão alfa=0,05. Para os valores analisados se aceita a hipótese de distribuição normal p>0,05. Foram testadas as hipóteses de diferença dos valores do índice de Barthel entre os grupos SD, DI/TC e DN. O teste t de Student com o mesmo nível de decisão. Os valores estão apresentados em média e desvio padrão. 0 grupo B (SD) apresentou 60.3±5.8 pré-teste, 73.3±13.2 pós-teste tendo como teste t 0 .0015 (valores estatisticamente significativos). O grupo C (DI/TC) pré-teste 57.7±7.0, pós-teste 74.0±13.0 com teste t 0,0013 (valores estatisticamente significativos). O grupo D (DN) pré-teste 51.0±16.6 e pós-teste 59.7±16.3 com teste t 0,0039 (valores estatisticamente significativos). O presente estudo mostrou por meio do Índice de Barthel - Avaliação da capacidade funcional para realização das AVDs; que a grande maioria dos sujeitos da pesquisa apresentou pontuação ≥ 60 que pondera grau leve de dependência para a realização das AVDs. A medição da capacidade funcional dos sujeitos foi realizada em domicilio pelo principal cuidador em dois períodos pré-teste - agosto de 2006 e pós-teste agosto de 2008 após a aplicação do programa de intervenção (por meio das aulas de arte circense). Conclui-se que as modalidades circenses aplicadas no programa de intervenção por 22 meses, apresentaram potencial terapêutico e educacional para sujeitos com SD (Grupo B), DI/TC (Grupo C), bem como para sujeitos com disfunção neuromotora com quadra de comprometimento neuromotor leve e/ou moderado. Considera-se que nesta pesquisa foram avaliados 45 sujeitos com deficiência o que caracteriza 10% do total de 450 utilizadores da Associação Pestalozzi de Campo Grande, Estado de Mato Grosso do Sul, Brasil. #$&Abstract: For those with impaired functional capacity, especially the motor dimension, is one of the milestones of human independence. Thus the objective of this study was to evaluate the functional capacity to perform activities of daily living (AVDs) of 45 individuals with disabilities, divided into two periods in pre-test - August 2006 and post-test in August 2008 after the implementation of the program intervention built thro^gh circus art classes of juggling, balls, rings, keys and sticks, acrobatics: solo (individual and collective) and air and balancing on stilts. The subjects were divided into group B composed by 15 individuals with Down syndrome (DS), 15 individuals with intellectual disability and conduct disorder (DI/TC) who formed the group C and 15 individuals with1 neuromotor dysfunction (DN) that constituted group D. Were pointed as independent variables: sex, age, ICD-10 (International Classification of disability). As dependent variable we considered the functional capacity to perform activities of daily living of the researched individuals. Among the dependent variables are listed in the AVD Barthel Index: feeding, bathing, dressing, grooming, bowel elimination, urination, using the toilet, transferring from chair to bed, and walking up and going up and down stairs. The data were tested for their distribution. The statistical test used was the Shapiro Wilk with decision level alpha = 0.05. For the analyzed values one accepts the hypothesis of normal distribution, p>0.05. We tested the hypothesis of the difference of the Barthel index between the groups of Down Syndrome (DS), Intellectual Disability and conduct disorder (DITC) and Neuromotor Dysfunction (DN). The test used was Student's t test with the same level of decision. Values are presented as mean and standard deviation. The group B (SD) showed 60.3±5.8 pretest, 73.3±13.2 post-test and t test with 0.0015. Group C (DI/TC) pre-test 57.7±7.0, post-test 74.0±13.0 * 0.0013 with t test (significant values). Group D (DN) pre-test 51.0±16.6 and post-test 59.7±16.3 to 0,0039 t test (significant values). The present study showed through the Barthel Index - Evaluation of functional capacity to perform activities of daily living (AVD), that the vast majority of the subjects showed score ≥ 60 which considers points to indicates dependency to perform AVD. Measuring the functional capacity of subjects was performed by the primary caregiver at home at two periods: pre-test - August 2006 and post-test in August 2008 after the implementation of the intervention program (throuh the circus arts classes). It is concluded that the procedures applied in the circus intervention program for 22 months, showed potential therapeutic and educational subjects with Down syndrome, intellectual disabilities and behavioral disorders, as well as for subjects with neuromotor dysfunction with signs of neuromotor impairment and light / or moderate. It is considered that this study evaluated 45 individuals with disabilities that features 10% of the total of 450 users of Pestalozzi Association in Campo Grande, Mato Grosso do Sul state, Brazil.