A motivação no teatro musical sob a perspectiva da teoria da autodeterminação

Este estudo tem por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam q...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fagundes, Flávia Maiara Lima., Santa Rosa, Amélia Martins Dias.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20976/1/FlaviaMaiaraLimaFagundes_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Este estudo tem por objetivo geral investigar os processos motivacionais dos participantes de um grupo de Teatro Musical sob Musical sob a perspectiva da Teoria da Autodeterminação TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Os pesquisadores Edward Deci e Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b) afirmam que todos os indivíduos possuem uma propensão inclinada à autorregulação. Por esse motivo, a TAD analisa as razões pelas quais os indivíduos podem se envolver ou evitar participar de determinadas atividades e adota um conceito de internalização, que é representada por um continuum de autodeterminação, evidenciando os diferentes tipos de motivação podem ser identificados de acordo com o nível de autodeterminação dos indivíduos, por meio da satisfação de três necessidades psicológicas básicas: a necessidade de autonomia, a necessidade de competência e a necessidade pertencimento. Essa pesquisa tem uma abordagem qualitativa e escolheu-se o estudo de entrevistas como estratégia de investigação, utilizando a entrevista semiestruturada como principal técnica de coleta de dados. A pesquisa foi realizada com 12 participantes de um grupo de Teatro Musical de uma universidade do Estado do Rio Grande do Norte, referida na pesquisa com o pseudônimo de Companhia Musicale. Os resultados apontam que a principal motivação dos integrantes não era a intrénseca. Portanto, a motivação foi considerada complexa e multifacetada, pois os participantes passaram pela internalização do comportamento, dependo das condições situacionais. As complexidades nas interações puderam promover a satisfação das necessidades psicológicas básicas dos integrantes que apresentavam maior desempenho nas tarefas foram os que internalizaram a importância e o valor das atividades. O estudo busca contribuir para futuras pesquisas e colaborar no sentido de perceber a importância de investigar e promover a motivação de alunos, professores, diretores, regentes, coordenadores e participantes de grupos artísticos em geral, trazendo esclarecimento que ressaltam as contribuições e a importância que a motivação tem sobre o ensino, a aprendizagem musical e o envolvimento de participantes de grupos artísticos em diferentes atividades. #$&This study investigates the general motivation processes of participants in a Musical Theater group from the perspective of the Theory of Self-Determination TAD (RYAN; DECI, 2004; REEVE, 2006). Researches Edward Deci and Richard Ryan (1985, 2000, 2008a, 2008b), state that all individuals have a propensity inclined to self-regulation. For this season, the TAD analyzes the reason why individuals may engage or avoid participating in certain activities, and adopts a concept of internalization which is represented by a continuum of self-determination, showing the different types of predicted motivation in mini integration theory organismic. The types of motivation can be identified according to the level of self-determination of individuals, by the satisfaction of three basic psychological needs: the need for autonomy, and the need for competence and the need to belong. This research has a qualitative approach and chose the study interviews as research strategy, using a semi-structured interview as the main data collection technique. The survey was conducted with 12 participants in a Musical Theater group at a university in Rio Grande do Norte, said the research under the pseudonym Company Musicale. The results show that the main motivation of students was not intrinsic. So the motivation was considered complex and multifaceted because the participants underwent internalization of behavior depending on the situational conditions. The complexities of the interactions could promote the satisfaction of basic psychological needs of members who had greater internalization of self-determined behavior. Thus, members with higher task performance were those who have internalized the importance and value of activities. The study seeks to contribute to future research and work together to realize the importance of investigating and promoting the motivation of students, teachers, directors, conductors, coordinators and participants of artistic groups in general, bringing clarification to highlight the contributions and the importance of motivation has about teaching, learning music and the involvement of participants from artistic groups in different activities.