O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/
Resumo: No mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como...
Na minha lista:
Principais autores: | , , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14597 |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-154750 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1547502022-10-06T15:10:35Z O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. Campelo, Maria Estela Costa Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Ensino fundamental - Dissertação. Brinquedos/brincadeiras - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Elementary Education. Toys/Plays Child education Resumo: No mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como sujeito das pesquisas na área educacional. A brincadeira não é, apenas, a linguagem da infância, mas a sua essência. Refletindo sobre esse princípio, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora, como docente e como familiar, nos motivamos a construir a nossa Dissertação de Mestrado, norteada pela questão de estudo que se segue: Como se manifesta o olhar da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a brincadeira ali e alhures? . O trabalho teve como objetivo Investigar o olhar da criança sobre a brincadeira, particularmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Orientada por critérios previamente definidos, focalizamos como lócus da pesquisa o Núcleo de Educação Infantil NEI/CAp/UFRN e, como sujeitos do trabalho, 15 (quinze) crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental que têm, em média, de 6 a 8 anos de idade. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia e as narrativas infantis. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados, a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as nossas análises, nos inspiramos em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática, estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática Brincar/Brincadeiras: apreciações de crianças do Ensino Fundamental , que ampliou nossos conhecimentos acerca da compreensão de crianças sobre: brincar/brincadeiras; modos de brincar; razões para brincar; brinquedos e brincadeiras preferidos; sentimentos experienciados no brincar; brincar em diferentes faixas etárias; relações brincar/aprender; lugares preferidos de brincar; professores e outros parceiros do brincar; importância da brincadeira. Fundamentada nos sujeitos da pesquisa e n outros autores estudados, ressaltamos que a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança não deve ficar limitada às propostas curriculares, enquanto documentos, mas tenha força suficiente para sair do papel para a realidade cotidiana das Escolas da Infância, sejam elas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental#$&Abstract: 1 2022-10-06T15:10:35Z 2022-10-06T15:10:35Z 2014. Dissertação 373.3 P436o DISSERT 231544 http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14597 http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14597 |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Ensino fundamental - Dissertação. Brinquedos/brincadeiras - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Elementary Education. Toys/Plays Child education |
spellingShingle |
Ensino fundamental - Dissertação. Brinquedos/brincadeiras - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Elementary Education. Toys/Plays Child education Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. Campelo, Maria Estela Costa Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
description |
Resumo: No mundo atual, a criança é concebida como um sujeito ativo na construção de conhecimentos, sendo capaz de refletir e agir sobre a sua realidade. Apesar desse reconhecimento e da realização de muitas investigações nesse sentido, observamos que ainda existe certa preferência pelo adulto, como sujeito das pesquisas na área educacional. A brincadeira não é, apenas, a linguagem da infância, mas a sua essência. Refletindo sobre esse princípio, no contexto de experiências anteriores de interação com crianças, como pesquisadora, como docente e como familiar, nos motivamos a construir a nossa Dissertação de Mestrado, norteada pela questão de estudo que se segue: Como se manifesta o olhar da criança dos anos iniciais do Ensino Fundamental sobre a brincadeira ali e alhures? . O trabalho teve como objetivo Investigar o olhar da criança sobre a brincadeira, particularmente, nos anos iniciais do Ensino Fundamental . Orientada por critérios previamente definidos, focalizamos como lócus da pesquisa o Núcleo de Educação Infantil NEI/CAp/UFRN e, como sujeitos do trabalho, 15 (quinze) crianças dos três anos iniciais do Ensino Fundamental que têm, em média, de 6 a 8 anos de idade. Do entrelaçamento das questões colocadas, vinculamos o nosso percurso metodológico à abordagem qualitativa de pesquisa, trabalhando com a etnografia e as narrativas infantis. Utilizamos como procedimentos de construção dos dados, a entrevista narrativa, a observação e a análise documental. Para as nossas análises, nos inspiramos em princípios da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2011), procurando transitar pela relação teoria/prática, estabelecendo diálogos com os sujeitos da pesquisa e outros autores consultados. Assim, da análise dos dados, emergiu a temática Brincar/Brincadeiras: apreciações de crianças do Ensino Fundamental , que ampliou nossos conhecimentos acerca da compreensão de crianças sobre: brincar/brincadeiras; modos de brincar; razões para brincar; brinquedos e brincadeiras preferidos; sentimentos experienciados no brincar; brincar em diferentes faixas etárias; relações brincar/aprender; lugares preferidos de brincar; professores e outros parceiros do brincar; importância da brincadeira. Fundamentada nos sujeitos da pesquisa e n outros autores estudados, ressaltamos que a importância da atividade lúdica para o desenvolvimento e aprendizagem da criança não deve ficar limitada às propostas curriculares, enquanto documentos, mas tenha força suficiente para sair do papel para a realidade cotidiana das Escolas da Infância, sejam elas de Educação Infantil ou de Ensino Fundamental#$&Abstract: |
format |
Dissertação |
author |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. Campelo, Maria Estela Costa Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_facet |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. Campelo, Maria Estela Costa Holanda, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. |
author_sort |
Pereira, Uiliete Márcia Silva de Mendonça. |
title |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
title_short |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
title_full |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
title_fullStr |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
title_full_unstemmed |
O olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
title_sort |
o olhar da criança sobre a brincadeira nos anos iniciais do ensino fundamental/ |
publishDate |
2022 |
url |
http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14597 |
work_keys_str_mv |
AT pereirauilietemarciasilvademendonca oolhardacriancasobreabrincadeiranosanosiniciaisdoensinofundamental AT campelomariaestelacostaholanda oolhardacriancasobreabrincadeiranosanosiniciaisdoensinofundamental AT universidadefederaldoriograndedonorte oolhardacriancasobreabrincadeiranosanosiniciaisdoensinofundamental |
_version_ |
1766852270150909952 |