Atmosferas arquitetônicas : projeto e percepção na obra de Peter Zumthor /

Esta dissertação dedica-se à discussão sobre as atmosferas arquitetônicas, usando-se como referência para a análise as obras e os relatos do arquiteto suíço Peter Zumthor. O termo "atmosfera arquitetônica" é definido no estudo como a condição complexa e genérica percebida pelo usuário no m...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Guilhermino, Leila Araújo., Dantas, George Alexandre Ferreira., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20713/1/AtmosferasArquitet%c3%b4nicasProjeto_Guilhermino_2015.pdf
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topic Arquitetura contemporânea -
Dissertação.
Fenomenologia da arquitetura -
Dissertação.
Percepção ambiental -
Dissertação.
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Guilhermino, Leila Araújo.
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Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Atmosferas arquitetônicas : projeto e percepção na obra de Peter Zumthor /
description Esta dissertação dedica-se à discussão sobre as atmosferas arquitetônicas, usando-se como referência para a análise as obras e os relatos do arquiteto suíço Peter Zumthor. O termo "atmosfera arquitetônica" é definido no estudo como a condição complexa e genérica percebida pelo usuário no momento da experienciação de um dado lugar. A composição de uma atmosfera se dá pela sobreposição de todas as características físicas que compõem um espaço, e sua percepção, condicionada a aspectos individuais do usuário, se concretiza por todos os receptores do corpo humano, por meio de um processo multissensorial, e influencia qualitativamente a experienciação dos espaços construídos pela arquitetura. O estudo compreende três capítulos. No primeiro deles, apresenta-se uma reflexão sobre o tema atmosferas arquitetônicas, passando pela formação do conceito e sua definição como também por uma compilação de princípios projetuais que levam à composição de atmosferas arquitetônicas em obras de profissionais diversos. No segundo capítulo, realiza-se um estudo sobre os procedimentos adotados por Peter Zumthor em seu processo projetual, focado na composição de atmosferas. No terceiro, por fim, são analisados os projetos da Capela do Irmão Claus (Wachendorf, Alemanha) e do Museu Kolumba (Colônia, Alemanha), ambos de autoria desse arquiteto, procurando-se entender o complexo jogo de elementos que constituem a atmosfera de cada um desses lugares. A metodologia aplicada para todo o estudo consiste em análise bibliográfica e documental, usando-se como fontes livros, plantas e material coletado na internet. Além disso, para as análises das obras, contou-se também com a experiência da visitação aos edifícios pela própria autora desta dissertação. Como conclusão, o estudo permite perceber como a arquitetura, expressa por meio de seus objetos edificados, pode estar dotada de todo um arcabouço conceitual e teórico que a valoriza e enriquece a experiência de sua visitação, quando concebida com fins de emocionar o usuário. Trata-se de uma abordagem que utiliza os mesmos elementos de qualquer construção, mas que se diferencia pelos vínculos que demanda com o homem e com o meio em que se implanta. Face aos novos rumos reconhecidos para a arquitetura contemporânea, a contribuição deste estudo está na oportunidade de se compreender essa forma peculiar de relação entre usuário e objeto arquitetônico, identificada por uma visão fenomenológica da arquitetura, bem como de atualizar a bibliografia sobre a temática, ainda escassa nas universidades brasileiras. #$&This thesis will discuss the topic architectural atmospheres, based on Peter Zumthor s works and narrative. The subject architectural atmospheres is defined in the study as the complex and general condition, realized by the user during the experience of a place . Atmospheres are composed of the overlap of all physical qualities that compound a space and its perception, conditioned by individual issues of the user. The atmosphere is realized through all human body receivers, in a multi-sensorial process, and affects qualitatively the special experience of the places created by architecture. The study has three chapters. The first chapter is a reflection on the issues that architectural atmospheres present. It passes through the concept and definition of the subject and includes a compilation of design principles that act on the architectural atmosphere composition in a variety of projects by a range of professionals. In the second chapter, the procedures adopted by Peter Zumthor in his design process that focus on atmosphere composition are studied. In the third and last chapter, Brother Claus Chapel (Wachendorf, German) and Kolumba Museum (Colon, German) projects, both by Peter Zumthor, are analyzed, in order to comprehend the complex role of elements that constitute the architectural atmosphere of each of these places. The methodology used throughout the thesis consists of bibliography and documental analysis, based on books, plans and material searched on Internet. Furthermore, the project analysis counted with the personal experience of the author of this thesis upon visiting the studied buildings. Finally, in conclusion, it is realized that when architecture is made in order to touch the user, expressed by its built objects, it can be provide a vast conceptual and theoretical basis that valorizes and enriches the experience of its use. It (the architectural atmosphere) is related to an approach that uses the same elements of any other construction, but distinguishes itself by the connections that it implies with humans and its environment. In the face of new patterns unveiled for contemporary architecture, this study contribution is based around the opportunity to understand this particular relationship between user and architectural object, identified as a phenomenological approach of architecture, as well as to update the subject bibliography, still scarce among Brazilian universities.
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A composição de uma atmosfera se dá pela sobreposição de todas as características físicas que compõem um espaço, e sua percepção, condicionada a aspectos individuais do usuário, se concretiza por todos os receptores do corpo humano, por meio de um processo multissensorial, e influencia qualitativamente a experienciação dos espaços construídos pela arquitetura. O estudo compreende três capítulos. No primeiro deles, apresenta-se uma reflexão sobre o tema atmosferas arquitetônicas, passando pela formação do conceito e sua definição como também por uma compilação de princípios projetuais que levam à composição de atmosferas arquitetônicas em obras de profissionais diversos. No segundo capítulo, realiza-se um estudo sobre os procedimentos adotados por Peter Zumthor em seu processo projetual, focado na composição de atmosferas. No terceiro, por fim, são analisados os projetos da Capela do Irmão Claus (Wachendorf, Alemanha) e do Museu Kolumba (Colônia, Alemanha), ambos de autoria desse arquiteto, procurando-se entender o complexo jogo de elementos que constituem a atmosfera de cada um desses lugares. A metodologia aplicada para todo o estudo consiste em análise bibliográfica e documental, usando-se como fontes livros, plantas e material coletado na internet. Além disso, para as análises das obras, contou-se também com a experiência da visitação aos edifícios pela própria autora desta dissertação. Como conclusão, o estudo permite perceber como a arquitetura, expressa por meio de seus objetos edificados, pode estar dotada de todo um arcabouço conceitual e teórico que a valoriza e enriquece a experiência de sua visitação, quando concebida com fins de emocionar o usuário. Trata-se de uma abordagem que utiliza os mesmos elementos de qualquer construção, mas que se diferencia pelos vínculos que demanda com o homem e com o meio em que se implanta. Face aos novos rumos reconhecidos para a arquitetura contemporânea, a contribuição deste estudo está na oportunidade de se compreender essa forma peculiar de relação entre usuário e objeto arquitetônico, identificada por uma visão fenomenológica da arquitetura, bem como de atualizar a bibliografia sobre a temática, ainda escassa nas universidades brasileiras. #$&This thesis will discuss the topic architectural atmospheres, based on Peter Zumthor s works and narrative. The subject architectural atmospheres is defined in the study as the complex and general condition, realized by the user during the experience of a place . Atmospheres are composed of the overlap of all physical qualities that compound a space and its perception, conditioned by individual issues of the user. The atmosphere is realized through all human body receivers, in a multi-sensorial process, and affects qualitatively the special experience of the places created by architecture. The study has three chapters. The first chapter is a reflection on the issues that architectural atmospheres present. It passes through the concept and definition of the subject and includes a compilation of design principles that act on the architectural atmosphere composition in a variety of projects by a range of professionals. In the second chapter, the procedures adopted by Peter Zumthor in his design process that focus on atmosphere composition are studied. In the third and last chapter, Brother Claus Chapel (Wachendorf, German) and Kolumba Museum (Colon, German) projects, both by Peter Zumthor, are analyzed, in order to comprehend the complex role of elements that constitute the architectural atmosphere of each of these places. The methodology used throughout the thesis consists of bibliography and documental analysis, based on books, plans and material searched on Internet. Furthermore, the project analysis counted with the personal experience of the author of this thesis upon visiting the studied buildings. Finally, in conclusion, it is realized that when architecture is made in order to touch the user, expressed by its built objects, it can be provide a vast conceptual and theoretical basis that valorizes and enriches the experience of its use. It (the architectural atmosphere) is related to an approach that uses the same elements of any other construction, but distinguishes itself by the connections that it implies with humans and its environment. In the face of new patterns unveiled for contemporary architecture, this study contribution is based around the opportunity to understand this particular relationship between user and architectural object, identified as a phenomenological approach of architecture, as well as to update the subject bibliography, still scarce among Brazilian universities. 1 2022-10-06T15:02:28Z 2022-10-06T15:02:28Z 2015. Dissertação 72 G956a DISSERT 230942 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20713/1/AtmosferasArquitet%c3%b4nicasProjeto_Guilhermino_2015.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20713/1/AtmosferasArquitet%c3%b4nicasProjeto_Guilhermino_2015.pdf