Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /

Este trabalho analisa como as práticas pedagógicas da educação matemática são desenvolvidas na Educação Infantil por professoras do Centro Educacional Luís da Câmara Cascudo, localizado no município de Macaíba, estado do Rio Grande do Norte. Através de grupo de estudos, as professoras procuram organ...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Feitosa, Maria Rosemary Melo., Mendes, Iran Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20462/1/MariaRosemaryMeloFeitosa_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-153873
record_format dspace
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Educação -
Dissertação.
Ensino de matemática -
Dissertação.
Educação infantil -
Dissertação.
Formação de professores -
Dissertação.
Education.
Theaching math.
Child education.
spellingShingle Educação -
Dissertação.
Ensino de matemática -
Dissertação.
Educação infantil -
Dissertação.
Formação de professores -
Dissertação.
Education.
Theaching math.
Child education.
Feitosa, Maria Rosemary Melo.
Mendes, Iran Abreu,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
description Este trabalho analisa como as práticas pedagógicas da educação matemática são desenvolvidas na Educação Infantil por professoras do Centro Educacional Luís da Câmara Cascudo, localizado no município de Macaíba, estado do Rio Grande do Norte. Através de grupo de estudos, as professoras procuram organizar uma rotina em que a educação matemática possa ser desenvolvida de maneira sistemática, levando em consideração como a criança aprende e se desenvolve, quais conteúdos são pertinentes e necessários nessa fase da vida escolar, que encaminhamentos podem ser pensados e como desenvolvê-los e, ao mesmo tempo, analisando o que se tem feito até o momento. Diante disso, esta pesquisa fundamenta-se em autores de diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista seu caráter transdisciplinar. Veremos na pedagogia de Paulo Freire os saberes necessários a serem discutidos com os professores acerca da importância da sua intervenção junto à criança. Por meio da teoria vygotskyana e piagetiana procuraremos discutir quem é o ser que aprende e como se desenvolve. Nos Referenciais Curriculares Nacionais, buscaremos uma proposta de trabalho voltada para essa clientela; nas Cem linguagens da Criança, uma proposta pedagógica desenvolvida de forma transdisciplinar, a qual se constituiu em referência mundial de Educação Infantil; na abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, um trabalho voltado para a interdisciplinaridade envolvendo as linguagens da arte; em Teresa Vergani, através da obra Nas surpresas do mundo, uma Educação Matemática calcada no simbólico, interpelando-se no lógico, bem característico da Educação Infantil. Definimos como objetivos do estudo analisar como as práticas dinamizadoras que envolvam arte e ludicidade podem constituir princípios norteadores para o exercício de uma Educação Matemática na formação continuada de professores da Educação Infantil. A utopia transdisciplinar foi possível ser realizada na prática através das atividades propostas durante todo o processo de desenvolvimento do projeto junto ao grupo de professoras. #$&This paper analyzes how the pedagogical practices of mathematics education are developed during Pre Kindergarten Education by teachers from the Centro Educacional Luis da Câmara Cascudo, located in the city of Macaíba, Rio Grande do Norte state. Through study group, the teachers try to organize a routine in which mathematics education can be developed in a systematic way, taking into consideration how the child learns and develops, which contents are relevant and necessary in this phase of school life, which guiding can be thought and how to develop them and, at the same time, analyzing what has been done so far. Thereby, this research is based on authors from different areas of knowledge, taking into consideration its interdisciplinar character. We will see in Paulo Freire's pedagogy knowledge necessary to be discussed with the teachers about the importance of their intervention on the child. By Vygotsky and Piaget's theory we seek to discuss who is the one that it is learning and how he/she develops himself/herself. On the National Curriculum Guideline, we seek a work proposal aimed at this clientele; on Cem Linguagens da Criança, na educational proposal developed as a transdisciplinary way, which is worldwide reference on Pre Kindergarten Education; on the Triangular approach of Ana Mae Barbosa, a work faced on interdisciplinary involving languages of art; in Teresa Vergani, through the book Nas surpresas do mundo, a mathematics education based on the symbolic, interpellating itself in the logical, strong characteristic of Pre Kindergarten Education. We define as goals of the study to analyze how the dynamic practices involving art and playfulness may constitute guiding principles for the exercise of mathematics education in the continuing education of Pre Kindergarten education teachers. Transdisciplinary utopia was possible to be performed in practice through the proposed activities throughout the whole project development process with the group of teachers.
format Dissertação
author Feitosa, Maria Rosemary Melo.
Mendes, Iran Abreu,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_facet Feitosa, Maria Rosemary Melo.
Mendes, Iran Abreu,
Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
author_sort Feitosa, Maria Rosemary Melo.
title Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
title_short Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
title_full Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
title_fullStr Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
title_full_unstemmed Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
title_sort educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível /
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20462/1/MariaRosemaryMeloFeitosa_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT feitosamariarosemarymelo educacaomatematicaeartenainfanciaumautopiatransdisciplinarpossivel
AT mendesiranabreu educacaomatematicaeartenainfanciaumautopiatransdisciplinarpossivel
AT universidadefederaldoriograndedonorte educacaomatematicaeartenainfanciaumautopiatransdisciplinarpossivel
_version_ 1766807004900229120
spelling oai:localhost:123456789-1538732022-10-06T14:55:21Z Educação matemática e arte na infância : uma utopia transdisciplinar possível / Feitosa, Maria Rosemary Melo. Mendes, Iran Abreu, Universidade Federal do Rio Grande do Norte. Educação - Dissertação. Ensino de matemática - Dissertação. Educação infantil - Dissertação. Formação de professores - Dissertação. Education. Theaching math. Child education. Este trabalho analisa como as práticas pedagógicas da educação matemática são desenvolvidas na Educação Infantil por professoras do Centro Educacional Luís da Câmara Cascudo, localizado no município de Macaíba, estado do Rio Grande do Norte. Através de grupo de estudos, as professoras procuram organizar uma rotina em que a educação matemática possa ser desenvolvida de maneira sistemática, levando em consideração como a criança aprende e se desenvolve, quais conteúdos são pertinentes e necessários nessa fase da vida escolar, que encaminhamentos podem ser pensados e como desenvolvê-los e, ao mesmo tempo, analisando o que se tem feito até o momento. Diante disso, esta pesquisa fundamenta-se em autores de diferentes áreas do conhecimento, tendo em vista seu caráter transdisciplinar. Veremos na pedagogia de Paulo Freire os saberes necessários a serem discutidos com os professores acerca da importância da sua intervenção junto à criança. Por meio da teoria vygotskyana e piagetiana procuraremos discutir quem é o ser que aprende e como se desenvolve. Nos Referenciais Curriculares Nacionais, buscaremos uma proposta de trabalho voltada para essa clientela; nas Cem linguagens da Criança, uma proposta pedagógica desenvolvida de forma transdisciplinar, a qual se constituiu em referência mundial de Educação Infantil; na abordagem Triangular de Ana Mae Barbosa, um trabalho voltado para a interdisciplinaridade envolvendo as linguagens da arte; em Teresa Vergani, através da obra Nas surpresas do mundo, uma Educação Matemática calcada no simbólico, interpelando-se no lógico, bem característico da Educação Infantil. Definimos como objetivos do estudo analisar como as práticas dinamizadoras que envolvam arte e ludicidade podem constituir princípios norteadores para o exercício de uma Educação Matemática na formação continuada de professores da Educação Infantil. A utopia transdisciplinar foi possível ser realizada na prática através das atividades propostas durante todo o processo de desenvolvimento do projeto junto ao grupo de professoras. #$&This paper analyzes how the pedagogical practices of mathematics education are developed during Pre Kindergarten Education by teachers from the Centro Educacional Luis da Câmara Cascudo, located in the city of Macaíba, Rio Grande do Norte state. Through study group, the teachers try to organize a routine in which mathematics education can be developed in a systematic way, taking into consideration how the child learns and develops, which contents are relevant and necessary in this phase of school life, which guiding can be thought and how to develop them and, at the same time, analyzing what has been done so far. Thereby, this research is based on authors from different areas of knowledge, taking into consideration its interdisciplinar character. We will see in Paulo Freire's pedagogy knowledge necessary to be discussed with the teachers about the importance of their intervention on the child. By Vygotsky and Piaget's theory we seek to discuss who is the one that it is learning and how he/she develops himself/herself. On the National Curriculum Guideline, we seek a work proposal aimed at this clientele; on Cem Linguagens da Criança, na educational proposal developed as a transdisciplinary way, which is worldwide reference on Pre Kindergarten Education; on the Triangular approach of Ana Mae Barbosa, a work faced on interdisciplinary involving languages of art; in Teresa Vergani, through the book Nas surpresas do mundo, a mathematics education based on the symbolic, interpellating itself in the logical, strong characteristic of Pre Kindergarten Education. We define as goals of the study to analyze how the dynamic practices involving art and playfulness may constitute guiding principles for the exercise of mathematics education in the continuing education of Pre Kindergarten education teachers. Transdisciplinary utopia was possible to be performed in practice through the proposed activities throughout the whole project development process with the group of teachers. 1 2022-10-06T14:55:20Z 2022-10-06T14:55:20Z 2015. Dissertação 37.016:51 F311e DISSERT 230398 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20462/1/MariaRosemaryMeloFeitosa_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20462/1/MariaRosemaryMeloFeitosa_DISSERT.pdf