A Proficiência escritora em matemática trabalhada nos livros didáticos dos 4º e 5º anos do ensino fundamental /

Resumo: A proficiência escritora em matemática é um dos objetivos do ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Os Documentos Oficiais da Educação frisam sobre sua importância. Nesta perspectiva o manual do aluno também deve contribuir. Partindo dos aspectos supracitados e embasados nos...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Brito, Claudenice Cardoso., Noronha, Claudianny Amorim., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:http://repositorio.ufrn.br/handle/123456789/14588
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: A proficiência escritora em matemática é um dos objetivos do ensino e aprendizagem da matemática na educação básica. Os Documentos Oficiais da Educação frisam sobre sua importância. Nesta perspectiva o manual do aluno também deve contribuir. Partindo dos aspectos supracitados e embasados nos PCN de Matemática, de Língua Portuguesa, nos Referenciais Curriculares do Ensino Fundamental da Secretaria de Educação do Município de Natal e outros; elaboramos descritores de níveis de escrita matemática para os 4º e 5º anos; e a partis dos descritores propostos; analisamos como os quatro livros didáticos adotados por seis escolas municipais de Natal-RN; orientam a produção escrita da linguagem é trabalhada conforme os Documentos Oficiais, de forma seqüencial, cujo processo é mediado pela língua materna. Os objetos matemáticos são apresentados a partir da produção de atividades escritas, que partem do uso da língua natural para a linguagem matemática, de maneira que eles estimulam os alunos a representarem de diferentes formas os objetos matemáticos, proporcionando assim o desenvolvimento de níveis mais elaborados da escrita matemática. Este estudo teve o financiamento da Capes por meio do projeto Recortes inter multidisciplinar de ensino de Português e Matemática#$&Abstract: