O gesto regencial para além do compasso uma discussão acerca das ferramentas da regência e de seus usos para a performance na música do século XX /

Este trabalho foi fruto da pesquisa de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRN sob a orientação do Dr. André Luiz Muniz de Oliveira que buscou uma reflexão acerca do gesto regencial e suas implicações no que tange aos elementos objetivos e subjetivos...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Souza, Nilton da Silva., Oliveira, André Luiz Muniz
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20086/1/NiltonDaSilvaSouza_DISSERT%20%281%29.pdf
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Descrição
Resumo:Este trabalho foi fruto da pesquisa de mestrado desenvolvido no Programa de Pós-Graduação em Música da Escola de Música da UFRN sob a orientação do Dr. André Luiz Muniz de Oliveira que buscou uma reflexão acerca do gesto regencial e suas implicações no que tange aos elementos objetivos e subjetivos da Performance atrelados a uma gama de ferramentas regenciais concebidas de acordo com a tradição da música histórica. Como ferramenta de análise gestual foi utilizado o método PatternCube de Harold Farbermann. Foram utilizados vídeos dos regentes Pierre Boulez e Valery Gergiev, ambos regendo A sagração da Primavera de Igor Stravinsky. Na análise dos vídeos observamos o uso técnico do aparato gestual dos regentes em detrimento do gesto musical fundamentado em Hatten. A pesquisa nos revelou a importância do uso de ferramentas analíticas no auxílio a subsidiar um direcionamento a performance na regência.#$&This work is the result of a master's program research developed in the post graduation program in music at the Music School of the UFRN (Federal University of Rio Grande do Norte) under the orientation of Dr. Andre Luis Muniz de Oliveira which aimed at making a reflexion about regency gestures and its implications about the objective and subjective elements of the performance connected to a number of regency tools conceived in the accordance with the tradition of historic music. As a tool for gestual analysis we've used the Harold Farbermann PatternCube method. we've used videos from conductors Pierre Boulez e Valery Gergiev, both conducting Igor Stravinsky's rite of Spring. In the anlalysis of the videos we've observed the technical use of the gestual aparatus insted of the use of musical gestures fundamented in Hatten. The research showed us the importance of th use of analitical tools in helping subsidise a direction in performance in regency.