Ensino de música e alteridade discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada /

Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigati...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Nascimento Júnior, Ernandes Candeias do., Carvalho, Valéria Lázaro de., Conservatório Pernambucano de Música.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20352/1/ErnandesCandeiaDoNascimentoJunior_DISSERT.pdf
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Instrução e estudo -
Ética -
Relações humanas -
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Nascimento Júnior, Ernandes Candeias do.
Carvalho, Valéria Lázaro de.
Conservatório Pernambucano de Música.
Ensino de música e alteridade discutindo a relação entre professores e alunos em uma escola especializada /
description Esta pesquisa teve como objetivo geral investigar como se estabelecem as relações entre professores e alunos em uma escola especializada de música investigando como ocorre a relação dialógica caracterizada pela presença da alteridade durante um processo de ensino aprendizagem. Como campo investigativo, escolhemos o Conservatório Pernambucano de Música, situado na cidade de Recife/PE. A abordagem metodológica empregada foi de natureza qualitativa, tendo o estudo de caso escolhido como tipo de pesquisa. Como ferramenta de captação de dados utilizou-se a aplicação de um questionário, e posteriormente fez-se também o uso de entrevistas. Trazemos como referencial teórico, o pensamento da filosofia do diálogo apresentada pelo filósofo Martin Buber, onde o diálogo é tido como essencial para a manutenção de uma relação baseada no senso ético da alteridade. Outra base na qual se apoia nosso referencial teórico é a perspectiva da alteridade de acordo com o pensamento de Emanuel Lévinnas, onde o luar do outro na relação é reconhecido e valorizado garantindo assim a edificação de uma relação dialógica. Refletimos também sobre a importância histórica do espaço dos conservatórios para a formação musical do indivíduo, abordando as indicações apresentadas por Pereira (2013) sobre Habitus Conservatorial, que é em sua crítica um modelo de ensino repetitivo que reproduz nas salas de aula de hoje as práticas concebidas pelos professores de música no passado. Desta maneira buscamos encontrar me meio a este Habitus Conservatorial o lugar para a emergência da alteridade e do diálogo entre os sujeitos investigados. Os dados obtidos desta investigação indicam que o diálogo entre professores e alunos se faz uma excelente alternativa para trilhar caminhos que rumem a uma melhor experiência educacional sobre o ensino de música no contexto de um conservatório de música. E apontam que a ética da alteridade é um valor essencial para a formação do indivíduo.#$&This research aimed to investigate how to establish the relationships between teachers and students in a specialized music school is investigating how the dialogic relationship characterized by the presence of otherness for a teaching and learning process. As investigate field, we chose the Pernambuco Conservatory of Music, located in Recife/ PE. The methodological appoach used was qualitative, and the case study chosen as type of research. As data capture tool used the application of a questionnaire, and subsequently also made up use of interviews. We bring as a theoretical frmework, the thought of Dialogue philosophy presented by the philosopher Martin Buber, where dialogue is seen as essential for maintaining a relationship based on ethical sense of otherness. Another basis on which rests our theoretical framework is the perspective of otherness according to the thought of Emanuel Lévinnas, where the place of the other in the relationship is recognized and valued the building thus ensuring a satisfactory relationship. Also reflect on the historical singnificance of the area of conservatories for music education of the individual, addressing the indications given by Pereira (2013) on Habitus Conservatorial, which is in his critique a repetitive teaching model that reproduces in classrooms today's practices designed by music teachers in the past. In this way we seek to find in the midst of this Habitus Conservatorial the place for the emergence of otherness and dialogue among the subjects investigated. Data obtained in this research indicate that the dialogue between teachers and studants is an excellent alternative to roads that rumen to a better educational experience about music education in the context of a conservatory of music. And they point out that the ethics of otherness is a core value for the formation of the individual.
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