Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera

Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da região da Puna, encontrados na Puneña N° 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico,...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Fernandez, María Verónica., Presgrave, Fabio Soren.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
id oai:localhost:123456789-151505
record_format dspace
spelling oai:localhost:123456789-1515052022-10-06T14:13:42Z Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera Fernandez, María Verónica. Presgrave, Fabio Soren. Música para violoncelo - Música folclórica - Música - Análise, apreciação - Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da região da Puna, encontrados na Puneña N° 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e a obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra.#$&This research sheds light on the stylistic elements originated from the region of Puna found in the Puneña N° 2, Op. 45 by Alberto Ginastera for Solo Cello in order to supply cellists with the background needed for the interpretation of the piece. As a methodological procedure authors such as Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) and Falú (2001). Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003) were studied with the goal of better understanding the folk music of the Puna Region and the life work of Ginastera. From the bibliographical research suggestion were drawn for the cellist interested in the performance and study of the work. 1 2022-10-06T14:13:42Z 2022-10-06T14:13:42Z 2015. Dissertação 787.3 F363t DISSERT 227320 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf
institution Acervo SISBI
collection SIGAA
topic Música para violoncelo -
Música folclórica -
Música -
Análise, apreciação -
spellingShingle Música para violoncelo -
Música folclórica -
Música -
Análise, apreciação -
Fernandez, María Verónica.
Presgrave, Fabio Soren.
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
description Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da região da Puna, encontrados na Puneña N° 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e a obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra.#$&This research sheds light on the stylistic elements originated from the region of Puna found in the Puneña N° 2, Op. 45 by Alberto Ginastera for Solo Cello in order to supply cellists with the background needed for the interpretation of the piece. As a methodological procedure authors such as Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) and Falú (2001). Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003) were studied with the goal of better understanding the folk music of the Puna Region and the life work of Ginastera. From the bibliographical research suggestion were drawn for the cellist interested in the performance and study of the work.
format Dissertação
author Fernandez, María Verónica.
Presgrave, Fabio Soren.
author_facet Fernandez, María Verónica.
Presgrave, Fabio Soren.
author_sort Fernandez, María Verónica.
title Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
title_short Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
title_full Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
title_fullStr Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
title_full_unstemmed Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
title_sort técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de alberto ginastera
publishDate 2022
url https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf
work_keys_str_mv AT fernandezmariaveronica tecnicasestendidaseaspectosculturaispresentesnapunenano2op45paravioloncelosolodealbertoginastera
AT presgravefabiosoren tecnicasestendidaseaspectosculturaispresentesnapunenano2op45paravioloncelosolodealbertoginastera
_version_ 1766833352340406272