Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera
Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da região da Puna, encontrados na Puneña N° 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico,...
Na minha lista:
Principais autores: | , |
---|---|
Formato: | Dissertação |
Publicado em: |
|
Assuntos: | |
Endereço do item: | https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf |
Tags: |
Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
|
id |
oai:localhost:123456789-151505 |
---|---|
record_format |
dspace |
spelling |
oai:localhost:123456789-1515052022-10-06T14:13:42Z Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera Fernandez, María Verónica. Presgrave, Fabio Soren. Música para violoncelo - Música folclórica - Música - Análise, apreciação - Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da região da Puna, encontrados na Puneña N° 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e a obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra.#$&This research sheds light on the stylistic elements originated from the region of Puna found in the Puneña N° 2, Op. 45 by Alberto Ginastera for Solo Cello in order to supply cellists with the background needed for the interpretation of the piece. As a methodological procedure authors such as Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) and Falú (2001). Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003) were studied with the goal of better understanding the folk music of the Puna Region and the life work of Ginastera. From the bibliographical research suggestion were drawn for the cellist interested in the performance and study of the work. 1 2022-10-06T14:13:42Z 2022-10-06T14:13:42Z 2015. Dissertação 787.3 F363t DISSERT 227320 https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf |
institution |
Acervo SISBI |
collection |
SIGAA |
topic |
Música para violoncelo - Música folclórica - Música - Análise, apreciação - |
spellingShingle |
Música para violoncelo - Música folclórica - Música - Análise, apreciação - Fernandez, María Verónica. Presgrave, Fabio Soren. Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera |
description |
Esta pesquisa examina os elementos estilísticos provenientes da música folclórica da região da Puna, encontrados na Puneña N° 2, Op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera, com o objetivo de embasar violoncelistas interessados no seu estudo e na sua performance. Como procedimento metodológico, foram estudados autores como Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) e Falú (2011), com o intuito de melhor compreender a música folclórica da região da Puna e das culturas pré-hispânicas, e Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003), que discorre sobre a vida e a obra do compositor. A partir do levantamento bibliográfico, foram expostos ideias e conceitos que auxiliam o intérprete a decodificar aspectos relevantes da obra.#$&This research sheds light on the stylistic elements originated from the region of Puna found in the Puneña N° 2, Op. 45 by Alberto Ginastera for Solo Cello in order to supply cellists with the background needed for the interpretation of the piece. As a methodological procedure authors such as Aretz (2003, 2008), Aguilar (2007) and Falú (2001). Suárez Urtubey (1967, 1972, 2003) were studied with the goal of better understanding the folk music of the Puna Region and the life work of Ginastera. From the bibliographical research suggestion were drawn for the cellist interested in the performance and study of the work. |
format |
Dissertação |
author |
Fernandez, María Verónica. Presgrave, Fabio Soren. |
author_facet |
Fernandez, María Verónica. Presgrave, Fabio Soren. |
author_sort |
Fernandez, María Verónica. |
title |
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera |
title_short |
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera |
title_full |
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera |
title_fullStr |
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera |
title_full_unstemmed |
Técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na Puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de Alberto Ginastera |
title_sort |
técnicas estendidas e aspectos culturais presentes na puneña nº. 2, op. 45 para violoncelo solo de alberto ginastera |
publishDate |
2022 |
url |
https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20353/1/MariaVeronicaFernandez_DISSERT.pdf |
work_keys_str_mv |
AT fernandezmariaveronica tecnicasestendidaseaspectosculturaispresentesnapunenano2op45paravioloncelosolodealbertoginastera AT presgravefabiosoren tecnicasestendidaseaspectosculturaispresentesnapunenano2op45paravioloncelosolodealbertoginastera |
_version_ |
1766833352340406272 |