Abordagens de estudo e performance da obra responsório ao vento para violoncelo solo de Sílvio Ferraz

Com uma produção bastante relevante voltada ao repertório do violoncelo, Silvio Ferraz compõe, em 2012, a peça Segundo Responsório para violoncelo solista grupo de câmara que, em seguida originou o Responsório ao Vento, versão para violoncelo solo. A peça caracteriza-se pela ideia de continuidade c...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Valente, Kalyne Teles., Presgrave, Fábio Soren.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20084/1/KalyneTelesValente_DISSERT.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Com uma produção bastante relevante voltada ao repertório do violoncelo, Silvio Ferraz compõe, em 2012, a peça Segundo Responsório para violoncelo solista grupo de câmara que, em seguida originou o Responsório ao Vento, versão para violoncelo solo. A peça caracteriza-se pela ideia de continuidade constante do som que se transforma através de diferentes texturas, timbres, dinâmicas e gestos musicais fazendo uso de técnicas estendidas, incluindo grandes seções em sul tasto tocando em três cordas simultaneamente, trinados de harmônicos naturais, trinados com harmônicos naturais abafados, col legno battuto, diferentes tipos de glissando e sons simultâneos de notas harmônicas e não harmônicas contribuem para uma riqueza de sons e camadas que formam essas texturas. O presente artigo investiga a relação do compositor com o violoncelo e contextualiza o Responsório ao Vento dentro da produção de Silvio Ferraz para o instrumento, analisando as influências do compositor e abordando aspectos técnicos e interpretativos da peça a partir de experiências de palco.#$&Recognized his relevant writing fro cello, Silvio Ferraz wrote, in 2012, Segundo Reponsório for cello solo and chamber group which followed Responsório ao Vento, a version of the same piece for solo cello. The Work is characterized by the idea of continuity of sound moving through differente textures, timbre, dynamics and musical gestures. The composer uses extented techniques, such as large sections in sul tasto playing three strings simultaneously, trills of natural harmonics, muffled trills with natural harmonics, col legno batuto, different types of glissando and simultaneous sounds of haronic and non harmonic notes corroborate to a wealth of sounds and layers that create different textures. This article investigates the relationship of the composer with the cello, and relates Reponsório ao Vento to his other works and studies the influences of the composer addressing technical and interpretative aspects of the piece drawn from performance experiences.