Requiescat in park : o Central Park de Nova Iorque sob a ótica do cinema Norte-americano /

Tomando como ponto de vista a Teoria do Ambiente Restaurador (TAR), criada por Frederick Law Olmsted em meados do século XIX, segundo a qual, os parques urbanos podem contribuir significativamente para a solução dos problemas advindos do crowding XIX, tendo como foco de analise o Central Park de Nov...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Medeiros, Eugênio Mariano Fonsêca de., Elali, Gleice Azambuja., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Tese
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/20008/1/RequiescatParkCentral_Medeiros_2014.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Tomando como ponto de vista a Teoria do Ambiente Restaurador (TAR), criada por Frederick Law Olmsted em meados do século XIX, segundo a qual, os parques urbanos podem contribuir significativamente para a solução dos problemas advindos do crowding XIX, tendo como foco de analise o Central Park de Nova Iorque (CP). Considerando que o CP e o cinema norte-americano produzido entre 1960 a 2013, mostra as ideias que geraram o CP. Respondendo a esta questão, defendemos a hipótese de que, embora tenha havido ajustes e modificações no projeto CP ao longo do tempo, este se manteve bastante fiel às premissas do TAR, propiciando ao cinema dos séculos XX e XXI identificar e mostrar a presença das ideias Olmstedianos nos dias atuais. O principal objetivo da tese foi, portanto, compreender semelhanças e/ ou diferenças entre as ideias do século XIX (que geraram o CP) e o modo como o cinema representa os atuais usos do local, entendendo que a proposta da TAR Olmstediana tenha sobrevivido às mudanças de contexto (social, econômico, político e cultural) no período que vai de 1960 a 2013. Metodologicamente, a tese recorre a analise bibliográfica e documental para subsidiar os capítulos iniciais e ao cinema como lente analítica para investigação da TAR. Os resultados indicam que, embora o projeto do CP tenha se mantido relativamente intacto e fiel à TAR com a presença de elementos naturais nos filmes (notadamente vegetação e água) vários comportamentos característicos a contemporaneidade não foram previstos anteriormente, em particular a pratica esportiva, a maciça presença feminina, assim como a criminalidade.#$&Taking into account the Environmental Restorative Theory (ERT), created by Frederick Law Olmsted in mid XIX century, according which, urban parks can contribute to solve problems arisen from crowding, particularly urban stress, we analize how to ERT arrived at XXI century, having as approach the evaluation of New York Central Park (CP). Considering that CP and the cinema were born around at the same, we question if the North American cinema produced between 1960 and 2013 show the ideals, which engendered the CP. By answering this question we defend the hypothesis that, even though has existed adjusts and modifications in the PC plan through time, it kept reasonably and bring to the ERT premises, propitiating to the XX and XXI centuries cinema identify and bring forth the presence of the Olmsted s Ideals and/or differences between the XIX century ideas (that gave birth to CP) and the way the cinema represents the present uses of the place, taking into account that the Olmstedian ERT proposal have survived to the context changes (social, economic, political and cultural). Methodologically, we drew upon bibliographical and documental analysis to build the first chapters and to the cinema as analytical lenses to investigate the ERT. The results point that although the CP plan has kept relatively intact and faithful to the ERT with the presence of natural elements in the films (notably, vegetation and water) many of contemporary behaviors were not foreseen previously, especially in relation to sports practice, the massive feminine presence, as well as criminality.