Utilidade da informação contábil para tomada de decisões : um estudo sobre a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas da Grande João Pessoa /

Resumo : As micro e pequenas empresas, no Brasil, ocupam importante papel no contexto da geração de emprego e renda. Elas representam 98% de todas as empresas brasileiras, contemplam 67% das pessoas ocupadas e respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Diante desse quadro, é possível admitir...

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Detalhes bibliográficos
Principais autores: Silva, Manuel Soares da, Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega, Universidade de Brasília.
Formato: Dissertação
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Endereço do item:http://repositorio.unb.br/handle/10482/7351
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Silva, Manuel Soares da
Cavalcante, Paulo Roberto Nóbrega,
Universidade de Brasília.
Utilidade da informação contábil para tomada de decisões : um estudo sobre a percepção dos gestores de micro e pequenas empresas da Grande João Pessoa /
description Resumo : As micro e pequenas empresas, no Brasil, ocupam importante papel no contexto da geração de emprego e renda. Elas representam 98% de todas as empresas brasileiras, contemplam 67% das pessoas ocupadas e respondem por 20% do Produto Interno Bruto (PIB). Diante desse quadro, é possível admitir que esse segmento empresarial, como os demais, não deve prescindir do uso da informação contábil no processo de tomada de decisões, sob pena de comprometer a continuidade da entidade no contexto da otimização dos resultados. Nesse sentido, este estudo surgiu com o objetivo principal de explicar qual o nível de percepção que os gestores de micro e pequenas empresas da Grande João pessoa têm com relação à utilidade da informação contábil em suas tomadas de decisão. Para isso, a metodologia utilizada, quanto às técnicas da pesquisa, foi um estudo bibliográfico e uma pesquisa de campo. Quanto aos objetivos, a pesquisa se caracterizou como exploratória, explicativa e descritiva, cujo método de abordagem foi tanto o qualitativo como o quantitativo. No sentido de se mensurar essa percepção, foram realizados testes estatísticos do tipo não paramétricos, como: os testes do Qui-quadrado de Pearson (e também com correção de continuidade de Yates), teste H Kruskal-Wallis, teste binomial e o teste exato Fisher, a partir de uma combinação de variáveis previamente definidas. Foi verificado, após a realização da pesquisa, que não há percepção estatisticamente significante ao nível de 5%, por parte dos gestores das micro e pequenas empresas da Grande João Pessoa, quanto à utilidade da informação contábil no processo decisório, ou seja, esses gestores são indiferentes quanto à utilidade da informação contábil em seus processos de tomadas de decisão.#$&Abstract : Very small and small business in Brazil occupies important paper in the context of generating employment and income. They represent 98% of all Brazilian companies, include 67% of employed persons and account 20% of gross intern product. Given this context, it is possible to admit that this business segment, like others, should not exclude the use of accounting information in making decisions, otherwise jeopardize the continued existence of the entity in the context of optimization results. Thus, this study came up with the main objective of explaining what level of perception that managers of very small and small business of the Big João Pessoa, has about the usefulness of accounting information in their decision making. For this, the methodology used in the techniques of the research was a literature study and field research. As to the objectives, the research has been characterized as exploratory, descriptive and explanatory, whose method of approach was both qualitatively as quantitatively. In order to measure this perception, were realized statistical tests of type non-parametric as the Chi-square test (and also with Yates correction for continuity), Kruskal-Wallis test, binomial test and Fisher exact test, from a combination of variables previously defined. Was verified after finished the research, there is no perception statistically significant at level 5% by managers of very small and small business in the Big João Pessoa, on the usefulness of accounting information in decision making, in other words, these managers are indifferent as to the usefulness of accounting information in their processes of decision making.
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