Percebendo a linguagem do game design : a percepção com auxilio no projeto dos jogos eletrônicos /
No contexto contemporâneo, os games nos surgem como o estado da arte na comunicação, mídia que nos encanta através do processo de imersão, que é ocasionado pelo envolvimento da quase totalidade dos sentidos humanos: visão, audição, tato e dentre outros. Com o intuito de manejar as significações poss...
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oai:localhost:123456789-1464212022-12-01T10:04:57Z Percebendo a linguagem do game design : a percepção com auxilio no projeto dos jogos eletrônicos / Silva, Victor Hugo Rocha. Silva, Cristiano Alves da. Tavares, Rogério Junior Correia. Games - Design - Jogos - Computação gráfica - Jogos por computador - Games - Programação - Design - No contexto contemporâneo, os games nos surgem como o estado da arte na comunicação, mídia que nos encanta através do processo de imersão, que é ocasionado pelo envolvimento da quase totalidade dos sentidos humanos: visão, audição, tato e dentre outros. Com o intuito de manejar as significações possíveis deste objeto, o designer intenta dominá-lo por meio de suas técnicas, ao tentar controlar o próprio modo de se perceber o game, domá-lo perceptualmente implicaria em ofertar uma experiência única para os jogadores, estabelecendo com isto um elo comunicativo entre o game designer e o jogador. Desde os tempos pré-socráticos aos dias atuais, a percepção dos objetos é um assunto que intriga os maiores pensadores da humanidade. Dentre eles, a fenomenologia existencialista Merleaupontyana nos fornece um robusto estudo de como se processa a percepção dos fenômenos em primeira pessoa, e por sua vez, a semiótica peirceana nos serve como um grande guia das particularidades destes mesmos fenômenos. Quando as teorias de Merleau-Ponty e Charles S. Peirce são pensadas em conjunto, elas nos fornecem uma equilibrada e mais completa fundamentação nos estudos acerca da percepção do que quando vistas em separado(SANTAELLA, 2012). Assim, munindo o game designer de artifícios analíticos, lógicos efilosóficos para o projeto do game. 1 2022-10-06T12:44:17Z 2022-10-06T12:44:17Z 2013. Monografia UFRN 004:79 S586p MONOG 220372 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/220372 https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/220372 |
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No contexto contemporâneo, os games nos surgem como o estado da arte na comunicação, mídia que nos encanta através do processo de imersão, que é ocasionado pelo envolvimento da quase totalidade dos sentidos humanos: visão, audição, tato e dentre outros. Com o intuito de manejar as significações possíveis deste objeto, o designer intenta dominá-lo por meio de suas técnicas, ao tentar controlar o próprio modo de se perceber o game, domá-lo perceptualmente implicaria em ofertar uma experiência única para os jogadores, estabelecendo com isto um elo comunicativo entre o game designer e o jogador. Desde os tempos pré-socráticos aos dias atuais, a percepção dos objetos é um assunto que intriga os maiores pensadores da humanidade. Dentre eles, a fenomenologia existencialista Merleaupontyana nos fornece um robusto estudo de como se processa a percepção dos fenômenos em primeira pessoa, e por sua vez, a semiótica peirceana nos serve como um grande guia das particularidades destes mesmos fenômenos. Quando as teorias de Merleau-Ponty e Charles S. Peirce são pensadas em conjunto, elas nos fornecem uma equilibrada e mais completa fundamentação nos estudos acerca da percepção do que quando vistas em separado(SANTAELLA, 2012). Assim, munindo o game designer de artifícios analíticos, lógicos efilosóficos para o projeto do game. |
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