Arquitetura escolar infantil modulada e flexível /

Com o passar dos anos, a política do governo federal prioriza utilizar projetos padrões para edifícios escolares, na tentativa de agilizar as obras e reduzir déficit de vagas para o ensino. No município de Natal as escolas infantis destinadas a criança de 0 a 6 anos, são denominadas Centro Municipal...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Marcelino, Marcolina Maria de Oliveira Pires., Dantas, Bianca Carla de Araújo., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://repositorio.ufrn.br/jspui/bitstream/123456789/19313/1/ArquiteturaEscolarInfantil_Marcelino_2014.pdf
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Com o passar dos anos, a política do governo federal prioriza utilizar projetos padrões para edifícios escolares, na tentativa de agilizar as obras e reduzir déficit de vagas para o ensino. No município de Natal as escolas infantis destinadas a criança de 0 a 6 anos, são denominadas Centro Municipal de Ensino Infantil (CMEI). As novas edificações são implantadas através de financiamento junto ao Governo Federal pelo Programa PROINFÃNCIA. Este disponibiliza três tipos de projeto: O tipo A deve ser fornecido pelo município interessado e aprovado pelo MEC. O tipo B é projeto padrão com capacidade para 120 alunos em tempo integral ou 240 em dois turnos e terreno com dimensões de 40 x 70m e tipo C também projeto padrão para 60 alunos em tempo integral ou 120 em dois turnos e terreno com dimensões de 35 x 45m. Com a escassez de terreno com dimensões maiores, algumas vezes é implantado o tipo C quando a necessidade é pelo tipo B devido à demanda por vagas. Neste sentido, este estudo tem a intenção de apresentar o anteprojeto de uma escola de educação infantil modulada e flexível com ênfase no conforto dos usuários. Portanto foram realizados estudos de conceitos, arquitetura escolar, tecnologias de construção, estudos de referências e visitas ao CMEI Fernanda Jales (PROINFÂNCIA tipo B ). No entanto a proposta sintetiza o anteprojeto por módulos podendo ser implantado na sua totalidade ou por partes de acordo com a necessidade e características do lote. #$&For many years, the federal government policy is to use project for in order to speed up the work for decreasing the elementary education deficit vacancy. In Natal municipality the schoolhouses for children, from 0 to 6 years of age are denominated Municipality Centre for Elementary Education. The federal government provides capital for the news edifications by the program of government named PROINFÂNCIA. This program embraces three types of projects. Type A must be furnished by the interested municipality and approved by Education and Cultura Ministry. The type B is standard plan with capability to 120 schoolchildren in full-time or 240 in two turns and ground plot measuring 40 x 70m and the type C also a stand art projects to 60 schoolchildren in full-time or 120 in two turns and ground plot measuring 35 x 45m. Sometimes, due to scarcity of bigger ground plots is the type C instead of type B , referring to offering vacancies. In this meaning, this study intends to present the draft-project to elementary schoolhouse, modulated and flexible, emphasizing the children needs. Therefore, it was studied concept, school architecture, construction technology, reference study and visiting to MCEE Fernanda Jales (PRINFÂNCIA type B ). However, the proposal synthesizes the draft-project by module, implanting in its totality or in parts, according to its necessity and lot characteristic.