Comparação do equilíbrio estático entre cegos praticantes e não praticantes de esportes/

Resumo: O controle postural está diretamente relacionado ao equilíbrio de atletas cegos, cuja maior função é manter a estabilidade corporal; este controle recebe influência das ações internas e voluntárias, determinada pela sua estrutura corporal, como a força muscular. A presente pesquisa teve o ob...

ver descrição completa

Na minha lista:
Detalhes bibliográficos
Principais autores: Arcoverde, Abdallah Salomão., Dantas, Paulo Moreira Silva., Universidade Federal do Rio Grande do Norte.
Formato: Dissertação
Publicado em:
Assuntos:
Endereço do item:https://app.bczm.ufrn.br/home/#/item/216646
Tags: Adicionar Tag
Sem tags, seja o primeiro a adicionar uma tag!
Descrição
Resumo:Resumo: O controle postural está diretamente relacionado ao equilíbrio de atletas cegos, cuja maior função é manter a estabilidade corporal; este controle recebe influência das ações internas e voluntárias, determinada pela sua estrutura corporal, como a força muscular. A presente pesquisa teve o objetivo de comparar o equilíbrio estático entre cegos praticantes de esportes com cegos não praticantes. Os indivíduos eram cegos congênitos do sexo masculino, com faixa etária de 19 a 40 anos, residentes na cidade de Campina Grande, Paraíba. A metodologia teve um desenvolvimento descritivo, comparativo com caráter transversal, com seleção de 19 indivíduos, sendo distribuídos em dois grupos da seguinte forma: G1 = Cegos Praticantes de Goalball (05), Futsal (n=05) e G2 = Cegos Não Atletas (n=09). Foi utilizada para medir o equilíbrio estático uma plataforma de força CEFISE, a qual mensurou as variações posturais nas posições Bipodal e Semi Tandem. A normalidade dos dados foi identificada com o teste de Shapiro Wilk. As comparações entre as médias foram verificadas com o Test t de Student, sendo o nível de significância de p < 0,05. Foi observada diferença significativa em relação à Amplitude Média de Oscilação - AMO, quando analisada a Força Médio-Lateral - Fx da posição ST (p = 0,001), como, também, em relação à Força Vertical - Fy da mesma posição (p = 0,004) e, no tocante à Área de Oscilação - AO, identificou-se diferença significativa (p = 0,001). Esses resultados demonstraram que os praticantes de esportes aplicaram menor força na plataforma quando colocados na posição de maior complexidade (posição Semi Tandem). Os atletas de Goalball e Futsal apresentaram melhores níveis de equilíbrio estático em relação aos indivíduos não atletas.